Connect with us

DESTAQUES

Vereador reivindica melhorias no abastecimento de água na zona rural de Jaicós

Publicado

em

O plenário da Câmara Municipal de Jaicós, em sessão  da última sexta-feira (3), aprovou três  Requerimentos do vereador João Bosco Evangelista Lima, o Bosquinho (PMDB), em que solicita melhorias para escola e poços tubulares na zona rural do município.

No primeiro Requerimento, direcionado ao prefeito Ogilvan da Silva Oliveira, à secretária de Educação, Sônia Ribeiro, e ao secretário de Obras e Serviços Públicos,  Osmildo Oliveira, o parlamentar reivindica a construção de muro, ampliação e reforma da cozinha e construção de refeitório na Escola Municipal Cariolano Alves, situada na localidade Pau do Enxuí.

O vereador, ao defender o Requerimento no plenário, destacou que a construção das referidas melhorias atende anseios da comunidade, oferecendo mais segurança e melhor infraestrutura aos usuários. “No tocante ao muro, estaremos protegendo as crianças oferecendo maior segurança e também amenizando a deterioração do pátio e demais partes da escola. Quanto a ampliação e reforma da cozinha, constatei a difícil missão por parte das merendeiras no acondicionamento, preparo e distribuição da alimentação escolar, pois o espaço físico é mínimo e dispões de pouca infraestrutura para manuseio e preparo de alimentos. E com relação a indicação da construção de refeitório, essa atende a preconização do FNDE, que empreende ações supletivas para correção e melhoria da infraestrutura da rede física escolar existente”, disse.

O parlamentar salientou que a infraestrutura escolar merece atenção, pois reflete na qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

No segundo Requerimento, direcionado ao prefeito e ao secretário  de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Luverci Carvalho, o parlamentar solicitou a reparação (manutenção corretiva) do poço tubular da localidade Baixa do Manoel Velho. Segundo o vereador, o poço tubular profundo é composto por um conjunto de equipamentos que precisa ser mantido em perfeito estado para preservar a sua vazão regular, a quantidade de água e prolongara sua vida útil.

Publicidade

“Independente dos cuidados preventivos, os poços artesianos estão sujeitos a sofrer uma interrupção por problemas, quando isso ocorre, é necessário agir e desenvolver prontamente a manutenção corretiva. As águas subterrâneas que eram extraídas por aquele sistema de poço tubular artesiano, é a principal fonte de abastecimento de água potável dos que habitam aquela localidade, e urge, por parte do setor técnico competente, a imediata reparação, pois há mais de dois meses a extração foi interrompida e a comunidade que dela depende, vem sofrendo tendo que se deslocar até a localidade Lagoa Achada para captação de água potável”, disse.

No último Requerimento, também direcionado ao Governo Municipal e para a construtora Construnova LTDA., o vereador solicitou a reparação do poço tubular da localidade Chapada do Barreiro  e a retomada dos trabalhos da adutora.

O parlamentar disse que o poço tubular da localidade Chapada do Barreiro encontra-se a mais de quatro meses fora de atividade e as comunidades que dele necessitam clamam pelo reestabelecimento do funcionamento.  Bosquinho  pediu agilidade na construção da adutora. “A construtora vem executando a implantação de um sistema adutor de abastecimento de água naquela região, e é necessário dar celeridade a execução e entrega desta importante obra que vai melhorar significativamente a qualidade de vida dos munícipes que lá residem, enquanto isso, não justifica a interrupção do fornecimento de água, de modo que vem causando inúmeros transtornos” disse.

 

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS