Connect with us

Legislativo em Foco

Vereadores de oposição fazem denúncias e reivindicam melhorias para Patos do Piauí

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou a primeira sessão ordinária do ano na manhã do último sábado (6). Os trabalhos foram conduzidos pela vereadora Luzitânia Dias e contou com as presenças de mais sete vereadores.

No primeiro expediente, apenas a apresentação de três Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal. Os Projetos, após apresentação no plenário, foram distribuídos para análise dos vereadores nas Comissões permanentes da Casa.

Pronunciamentos

A vereadora Zuleide Costa foi a primeira a se pronunciar na sessão. Após agradecer a Deus pela permissão de poder participar da sessão, ela comentou sobre os pedidos feitos na sessão anterior, e que já foram atendidos pela gestão municipal, como o problema do poço tubular da comunidade Capim, que ficou cerca de duas semanas sem água, mas que que agora está solucionado.

Comentou sobre a questão dos exames que também havia sido cobrado e já foi solucionado, bem como, sobre os testes rápidos na UBS do povoado Cajueiro, que já voltaram ser realizados. “Era um sacrifício muito grande. A pessoa já está com suspeita e ainda ter que se deslocar a Patos para fazer o teste era realmente inexplicável. Não justificava”, disse.

Publicidade

A vereadora usou a tribuna da Casa para fazer novas reivindicações ao prefeito municipal, como reparos emergenciais nas estradas vicinais, nos pontos mais críticos. A parlamentar citou como exemplos as estradas que ligam a comunidade Bom Jardim ao povoado Cajueiro e a Patos.

“Tem lugares que está numa situação bem difícil”, disse, relatando que dá acesso a Patos, tem um local onde os veículos estão atolando. Segundo ela, uma D20 ficou atolada, o motorista foi atrás de um trator para desatolar, e ficaram os dois atolados, fechando a estrada. “Foi preciso usar uma retroescavadeira para retirar os dois veículos”, contou. Zuleide informou que na última quinta-feira já tinha outro carro atolado no mesmo local.

A vereadora solicitou da mesa diretora da Câmara Municipal que as sessões fossem transmitidas pelo Facebook. “A transmissão deveria ser feita pelo Facebook da Câmara e nós vereadores incentivar o público a procurar e assistir e ter acesso, já que também agora não podemos aglomerar tanta gente aqui”, justificou.

Zuleide relatou um acontecimento no povoado Cajueiro. Segundo ela, a Saúde não forneceu transporte à família de uma criança que faz tratamento para epilepsia e que tem crises constantes. Ela contou que dias atrás a criança passou um dia tento crises, que a mãe ligou para a secretária de Saúde solicitando um veículo para levar a mesma até a cidade, mas não foi atendida. Segundo Zuleide, a secretária alegou indisponibilidade de carros, mas, no mesmo dia a tarde, a mãe da criança avistou um carro da Secretaria de Saúde circulando no povoado Cajueiro.

“Eu acho que não justifica, por questão política, se negar um carro a uma criança que tem crises constantes de epilepsia. […] Já pensou se acontecesse uma coisa pior com essa criança? Se essa criança visse a óbito por falta de socorro.”, pontuou. Segundo Zuleide, esse não é o primeiro caso de relato de carro negado para pessoas.

Publicidade

Ao finalizar sua fala, a vereadora Zuleide destacou que o Ministério Público disponibilizou uma ferramenta para denúncias e reclamações de casos em que os direitos da população estejam sendo violados. “´E um direito, uma vez que o carro não é do prefeito, não é da secretária, é da administração pública, é da prefeitura, é do povo”, pontuou.

O vereador Chico Oseias foi o segundo a ocupar a tribuna da Casa. Ele expressou sua gratidão pelo retorno à Casa Legislativa e iniciou seu pronunciamento parabenizando o prefeito Joaquim Neto por retornar a realização dos testes rápidos para a detecção da Covid-19, algo que havia também sido cobrado por ele na sessão passada, e que foi atendido.

O parlamentar relatou um problema existente na quadra poliesportiva do povoado Cajueiro por conta da invasão de aves conhecidas por andorinhas. Segundo o vereador, que mora próximo a quadra, o local tá sujo e inutilizável. “Vamos caçar uma forma de resolver, dá uma solução para aquele problema da quadra. Nesse período não tem como entrar na quadra, com as andorinhas, uma sujeira, uma coisa absurda. Não é de hoje, mas nesse período realmente tem esse problema que é prejudicial a saúde”, disse.

Chico Oseias comentou que no início da gestão observou que foi realizada a limpeza de ruas da cidade de Patos. O parlamentar reivindicou que o serviço também fosse realizado no povoado Cajueiro. “Sei que ainda está no período chuvoso, mas que tivesse uma atenção em algumas ruas no Cajueiro, que precisa de uma limpada também”, pontuou.

O oposicionista também falou sobre a recuperação das estradas, solicitando reparos nos locais mais críticos. “Nesse tempo, infelizmente cria muita cratera nas estradas, mas tem aquelas que tem que dar mais uma prioridade, senão termina ficando intransitável”, argumentou.

Publicidade

Ainda em sua fala, o parlamentar solicitou a transmissão das sessões pela Câmara Municipal pelas redes sociais e, direcionando-se à Secretaria Municipal de Saúde, solicitou a realização de ações de combate à disseminação do coronavírus no povoado Cajueiro e comunidade Morro da Onça, onde foram registrados casos da Covid-19.

Na bancada de oposição, o vereador José Hélio foi o último a se pronunciar. O líder da bancada de oposição iniciou relatando que foi procurado por alguns professores para falar sobre o pagamento do salário do mês de dezembro de 2020.

Helim se esquivou de dizer que o prefeito não pagou por que não quis, mas afirmou que ficou recurso em conta. Segundo ele, o saldo deixado em conta pela gestão passada foi 63 mil reais no Fundeb. Ainda segundo o vereador, o município também recebeu uma parcela no valor de 116 mil reais referente a 2020, para ser pago em janeiro, totalizando em 180 mil reais. “Então, o prefeito complementando com mais 53 mil reais, ele pagaria essa folha dos professores”, disse.

Helinho disse que fez uma comparação dos meses de janeiro e fevereiro de 2020 e 2021, e constatou que os recursos recebidos pelo município esse ano foi maior que no ano passado, e destacou que em todas as contas ficou dinheiro.

Sem citar nome, o vereador Helim relatou que a gestão negou a ajuda de custo para um cidadão que precisava ir a Teresina acompanhando a esposa, que faz tratamento de câncer.  O vereador afirmou que a Secretaria de Assistência Social deve que custear o transporte e a hospedagem do paciente e do acompanhante, o que segundo ele, era feito na gestão passada.

Publicidade

O parlamentar ainda contestou o pronunciamento feito pelo prefeito Joaquim Neto na Câmara Municipal, durante a abertura do ano legislativo, quando o chefe do Executivo Municipal pregou uma gestão austera, com contenção de gastos.

A contradição, segundo o vereador, foi a decisão do prefeito de mudar o local de funcionamento da Secretaria de Educação. “Ele [prefeito Joaquim Neto] tirou a Secretaria de Educação de um prédio público, que não pagaria aluguel, e locou um prédio pagando aluguel. Seja quanto for, se está economizando para comprar uma caneta, não é pra fazer despesa”, disse. Além disso, segundo disse Helim, a Prefeitura ainda gastou com a reforma do prédio. “Então, acho assim, que não condiz com a realidade”, pontuou.

Helim finalizou reivindicando o roço das margens da rodovia que interliga a BR 407 ao povoado Cajueiro, pois segundo ele, a vegetação está invadindo a rodovia e oferecendo risco de acidente; reforçou a necessidade de fazer reparos emergenciais em alguns trechos das estradas vicinais. O vereador salientou que as máquinas do município realizaram serviços até o final da gestão passada, e contestou a informação de que o município estivesse inadimplente.

Presentes
Além desses, também estiveram presentes na sessão os vereadores da bancada da situação – Wilson Vieira, que é líder da oposição, Marlon Costa, Francisco Evaristo e Cornélio Edmundo. Esteve ausente apenas o vereador Antônio Rufino, o Tonhão.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS