Connect with us

Belém do Piauí

Vereadores reivindicam a limpeza da barragem do povoado Caboclo, em Belém do Piauí

Publicado

em

A Câmara Municipal de Belém do Piauí realizou, na última sexta-feira, 25, a 13ª sessão ordinária da atual legislatura. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Bernardino Geraldo de Carvalho (PMDB) e contou com as presenças de oito dos nove membros do Poder Legislativo Municipal. A sessão foi marcada pela aprovação de Indicações e Requerimentos solicitando melhorias para o município.

Em Requerimento conjunto, os nove vereadores do município reivindicaram do Governo do Estado do Piauí e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, o desassoreamento do açude público Riacho do Padre, localizado no povoado Caboclo, em Belém do Piauí.

Conforme o Requerimento, a represa foi construída no ano de 1982, pelo Exército Brasileiro, com o apoio da Sudene, através do Programa de Aproveitamento de Recursos Hídricos do Nordeste, com capacidade de armazenar 2,2 milhões de metros cúbicos de água. Desde a sua construção, o açude nunca passou por limpeza e está assoreado, perdendo grande parte da sua capacidade de acúmulo de água.

Passados 35 anos, diante dos consecutivos anos de seca e redução do volume de precipitação pluviométrica na região, o açude secou pela primeira vez, o que tem causado sofrimento para os moradores da região. A represa era responsável pelo abastecimento de água das cidades de Belém do Piauí e Padre Marcos, do povoado Riacho do Padre e outras comunidades. “Os moradores que eram abastecidos pela referida barragem vem sofrendo com a falta de água, estando impossibilitados de executarem atividades básicas em suas residências. Além disso, é importante destacar a necessidade de água para o consumo animal”, diz o Requerimento.

Açude Riacho do Padre seca após 35 anos

Os vereadores cobram uma ação rápida do poder público. O objetivo é desassorear a represa e devolver a capacidade de acumular água. “É dever do poder público garantir melhorias na qualidade de vida da população, e essa solicitação, sendo atendida, trará esperança de que teremos um período chuvoso regular e que assim o açude consiga armazenar muita água, acabando de vez com o sofrimento do povo da região”, pontua os vereadores autores.

Publicidade

O Requerimento foi assinado pelos vereadores Bernardino Geraldo de Carvalho – PMDB, Francisco Felipe de Souza Filho – PSDB, Luiz de Souza Carvalho – PSB, Antônio Marcelino da Silva Neto – PMDB, Francisco Zacarias Ribeiro – PT, Ildmar Honorato Granja – PMDB, Raimundo Antônio de Souza – PSD, Rosiane de Souza Ribeiro – PSDB, E Moisés Ângelo Ribeiro – PMDB.

Na mesma sessão, o plenário aprovou duas proposições do vereador Ildmar Honorato Granja, ambas direcionadas ao Governo Municipal, em que indica a implantação de um sistema de abastecimento de água no povoado Carquejo; e a pavimentação das ruas da mesma comunidade. “Esta solicitação é justa, mediante o crescimento do povoado e a insatisfação dos moradores, que sofrem com a falta de calçamento nessas ruas. […] Tal empreendimento implicará em uma melhoria de qualidade de vida e de saúde dos habitantes do nosso povoado uma vez que hoje as famílias residentes na área carecem desse tipo de infraestrutura. O meu pedido é um pedido de toda a população”, diz o autor, na Indicação.

O vereador Raimundo Antônio de Souza também apresentou duas Indicações, em que solicita que seja colocado em funcionamento o poço tubular da localidade Tabuleiro do Meio. O parlamentar justifica que os moradores dessa localidade e adjacências vem sofrendo com a falta de água e cobra uma ação rápida do poder público.

Em outra Indicação, o vereador Raimundinho, como é conhecido, solicitou a pavimentação de 5 mil metros quadrados em paralelepípedo na Rua Francisca Josefa de Macedo, na sede do município, por meio da Coordenadoria do Programa de Modernização e Qualificação de Empreendimentos Públicos, do Governo do Estado. Segundo ele, o pedido surgiu dos moradores e a obra trará significativas melhorias na qualidade de vida da população residente na referida rua, como também, dos que trafegam pela mesma.

O vereador apresentou, ainda, um Requerimento solicitando a perfuração de quatro poços tubulares na zona rural do município de Belém do Piauí, em localidades estratégicas, por meio da por meio da Coordenadoria do Programa de Modernização e Qualificação de Empreendimentos Públicos. “Essa solicitação se faz necessária em virtude do grande problema que vivem os moradores da zona rural do nosso município, devido a escassez de água e seca que se arrasta através dos anos”, diz o Requerimento.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS