Connect with us

Legislativo em Foco

VILA NOVA | Presidente apresenta projeto que denomina novo auditório da Câmara e vai homenagear o ex-vereador Chico Ana

Publicado

em

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova do Piauí, Roberto Carvalho Moura, apresentou na noite desta última quinta-feira (10), durante a 5ª Sessão Ordinária do 2º período da atual legislatura, um indicativo de Projeto de Lei, que dispõe sobre a denominação do novo auditório do Legislativo.

De acordo com o indicativo n° 0015/2022, o nome do auditório da Câmara Municipal, se aprovado for, será em homenagem ao ex-vereador Francisco Pedro da Silva, o Chico Ana (in memoriam).

“Seu Chico Ana foi um cidadão da nossa terra, um grande chefe de família. Ele sempre trabalhou na localidade Caninhas, pessoa de conduta ilibada, grande liderança política, vereador por dois mandatos (2001 a 2004 e 2005 a 2008), que sempre defendeu os interesses coletivos. Devendo portanto ter seu nome eternizado na história do município”, justificou o vereador Roberto Moura.

O projeto será posto em votação na próxima sessão, mas de antemão, o prefeito Edilson Brito, vice-prefeito Belim, vereadores e o público presente na sessão fizeram uso da palavra parabenizando Roberto Moura pela indicação.

Para o prefeito Edilson que foi vereador durante um mandato junto ao Chico Ana, o reconhecimento é mais que merecido. “Essa indicação é valiosa, pois o Chico Ana muito contribuiu com nosso o município”, disse.

O vice-prefeito Belim Leal, também solicitou o uso da palavra e destacou: “Fiquei feliz com a denominação do auditório da Câmara, porque Chico Ana foi meu grande amigo, as duas vezes que ele foi candidato a vereador eu votei nele e tinha uma grande aproximação. E quando a gente gosta de uma pessoa, a gente fica feliz quando essa pessoa é lembrada. Então, Roberto, parabéns pela a iniciativa de colocar o nome lá no auditório, uma coisa que ficará pra sempre”.

O novo auditório da Câmara que está em construção será localizado na Rua Anísia Laura de Sousa, no Bairro Ulisses Guimarães.

Publicidade

_Conheça a história de Seu Chico Ana

Fracisco Pedro da Silva, conhecido por todos como Chico Pedro Ana, nasceu no dia ´24 de Fevereiro de 1945 , filho de Pedro Honório da Silva e Otília Joana da Conceição e residia na localidade Caninhas, zona rural de Vila Nova do Piauí, às margens da BR 316.

Casou-se pela primeira vez aos 18 anos de idade com Raimunda que faleceu um ano após, deixando um filho que logo em seguida veio ao óbito.

Casou-se pela segunda vez  com a Srª. Francisca Genecina da Silva com a qual teve 8 filhos, sendo eles: Maria Lucinete da Silva, José Gregório da Silva (In memoriam), Jenecina Francisca da Silva, José Edivan da Silva, José Valmir da Silva, Marinete Francisca da Silva, Antônia Francisca da Silva e Otília Francisca da Silva. Chico Pedro Ana deixa 16 netos e 8 bisnetos.

Foi vereador por dois mandatos, sendo o primeiro de 2001 a 2004 e o segundo de 2005 a 2008. O mesmo sempre gostou de ajudar as pessoas e fazer amizades por onde passava, de forma acolhedora sempre ajudava a quem lhe procurava. Trabalhou na roça desde os 07 anos de idade auxiliando o pai na lavoura. Era criador agricultor e pecuarista e tinha uma vida social muito ativa. Uma de suas conquistas como vereador foi a construção de um poço chafariz em Caninhas.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS