Connect with us

Legislativo em Foco

VILA NOVA | Sessão é marcada por aprovação de projetos e conta com a presença do Executivo

Publicado

em

A Câmara de Vila Nova do Piauí realizou na noite desta quinta-feira (10), a 5ª Sessão Ordinária do 2º período da atual legislatura, com a presença do Poder Executivo Municipal .

A sessão presidida pelo vereador Roberto Carvalho Moura, presidente da Mesa Diretora, seguiu a ordem do dia com a apresentação votação da ata da Sessão ordinária anterior.

Em caráter de urgência, Roberto Moura requereu através do documento nº 052/2022, a votação da proposta de lei nº 018/2022 de iniciativa do Executivo, que abre o orçamento vigente Crédito Especial no valor de 267.394,00 R$ (duzentos e sessenta e sete mil, trezentos e noventa e quatro reais), para investimentos através de obras na Educação Municipal.

O prefeito Edilson Brito explicou sobre o uso do recurso. “Eu venho há cinco anos juntando esse recurso porque a cada mês entra uma quantidade chis de acordo com os resultados do FUNDEB. Então chegou o momento em que a gente precisa fazer alguma obra ou investimento dentro da educação, e aí consultando os diretores, professores, secretários, vi que o Sabino Gomes precisa de uma quadra, então para que aconteça a obra, precisa passar aqui pela Câmara e ser aprovado o uso desse recurso”, disse.

“A gente faria a quadra e ainda sobraria recursos para mais investimentos ano que vem, que pode ser uma reforma, fazer outra quadra. Porque só pode ser gasto com obras dentro da Educação”, finalizou.

A solicitação do gestor foi aprovada e considerada de suma importância pelos parlamentares, pois beneficiara com uma quadra os alunos da U. E. Sabino Gomes e demais escolas, professores e a população em geral.

Em continuidade, foi apresentado e posto em votação o Projeto de lei n° 0016/2022, que dispõe sobre a transferência de um terreno de propriedade da Prefeitura Municipal em favor da Associação Comunitária de Desenvolvimento de Vila Nova do Piauí – ACDVN, em especial na transmissão e atividade de rádio comunitária, com área de 99m, localizado na Avenida Joaquim Hipólito, Centro.

Publicidade

“Através da aprovação dessa Lei Municipal, que possa permitir o registro em cartório da escritura que já tem o terreno. Nós sabemos que Associação da Rádio, denominada ACDVN , que é a mantenedora da rádio Vila Nova FM. A associação existe, ela foi fundada em 11 de junho de 1997 e no ano de 2007 foi passada em cartório a escritura desse terreno, ou seja, a votação desta lei é para concluir a legalização, que significa registrar a escritura”, explicou Tontonho, representando a ACDVN/RadCom Vila Nova.

Sobre a ACDVN/RadCom Vila Nova – FM: Criada em 11 de julho de 1997, e atualmente composta por, Diretoria: Diretor-presidente: Paulo Roberto; Diretor-Administrativo: Fernando Gomes; Diretor de Operações: Jota Ferreira. Conselho Fiscal: Adelino Oliveira, Evaristo Silva e Zacarias Sousa; Conselho Comunitário: Sandra Leal e Joana Maria(STTR); Ir. Augusta e Ivanêde Borges (Igreja Católica); Pr. Gessé Nunes e Severino Leal(Assembleia de Deus); Jenecina Silva e Maria Cândida (SINSERVIN-PI); Antônio Manoel da Silva e Arlindo Urbano (Sócios beneméritos).

O projeto que trata sobre a transferência do terreno foi aprovado por unanimidade, considerando a grandiosa contribuição que oferecem ao município.

Em seguida, foram apresentados os Projetos de Leis, que dispõem sobre alterações do Plano Plurianual – PPA 2023; e a LOA que estima a receita e fixa a despesa do munícipio para o exercício financeiro de 2023.

Seguindo a reunião, houve a apresentação e apreciação do Indicativo de Projeto de Lei n° 0015/2022, de autoria do vereador Roberto Carvalho Moura, que dispõe sobre a denominação do auditório da Câmara Municipal de Vila Nova como Francisco Pedro da Silva, o Chico Ana (in memoriam).

O projeto será posto em votação na próxima sessão.

_Pronunciamentos

O vereador Deijano reafirmou o compromisso do legislativo em contribuir com o desenvolvimento do município e parabenizou o prefeito pela iniciativa em construir a quadra beneficiando os alunos e professores.

Publicidade

“Quero dizer que sempre estamos à disposição do município para contribuir. O Edilson manda uma lei dessas para Câmara porque tem a certeza que os vereadores são empenhados em crescer o município e arrumar obra. Com certeza o colégio tem uma quadra pra os nossos filhos participarem de aulas e de esportes, será muito bom. Minhas palavras são essas, de agradecimento e de gratidão a Deus por poder estar colaborando, tanto com a gestão, quanto com os colegas vereadores e a população”, disse.

O vereador Enéas Abreu aproveitou a oportunidade e destacou pontos importantes da sessão.

“Inicialmente, Seu Chico Ana, um grande criador da localidade Caninhas, representou muito bem o município naquela época é importante a homenagem. O projeto da quadra incentiva as crianças, adolescentes e jovens na área da educação, parabéns Edilson. Quero também agradecer os representantes da rádio que se fazem presentes e saibam que podem contar comigo com o projeto”, disse Enéas.

O parlamentar Flávio Sousa, parabenizou o vereador Roberto pela indicação do nome e por ter dado o pontapé inicial na construção da Câmara, bem como a gestão pelo trabalho que vem sendo realizado no município.

“A questão do projeto de lei que foi apresentado pelo vereador Roberto, que vai ser votado na próxima sessão, de antemão, parabenizar pela iniciativa. A gente sabe da história de seu Chico Ana, um cidadão direito e do bem que contribuiu também com o desenvolvimento do nosso município e que contribuiu com o crescimento da nossa querida Vila Nova. Parabenizar pelo esforço e iniciativa que está sendo feito ali no auditório da Câmara Municipal, é um sonho da gente e agora deu um pontapé inicial”, disse.

“Parabenizar também o Edilson pelo esforço e trabalho diante da gestão dele aqui no município. Mais de trinta mil metros de calçamento que foram feitos aqui em Vila Nova, isso mostra a dedicação, além das outras obras que vêm sendo feitas no nosso município”, concluiu Flávio.

 O vice-prefeito Belim, agradeceu aos vereadores pela colaboração na aprovação dos projetos em benefício da população e destacou: “Nós sempre tivemos um relacionamento muito bom, o Poder Executivo com o Poder Legislativo, eu espero que a gente continue assim, juntos e cuidando do nosso povo”.

O assessor de comunicação, Iago Sousa, a convite do prefeito Edilson participou da sessão para comentar sobre o Prêmio Band Cidades Excelentes do Piauí, onde Vila Nova do Piauí foi destaque em gestão pública e alcançou o segundo lugar na categoria Gestão Eficiente.

“A premiação aconteceu em Teresina, e o objetivo do Prêmio Band Cidades Excelentes é reconhecer iniciativas pioneiras de gestão pública municipal. Vila Nova ficou com o segundo lugar disputando com os municípios de Bom Jesus e Antônio Almeida. Bom Jesus foi o campeão da categoria. A eficiência fiscal, teto em dia e transparência nos gastos foram os principais quesitos para que recebêssemos o prêmio. Parabéns a todos. Vila Nova do Piauí tem sorte porque sempre teve bons gestores”, concluiu.

Obras de pavimentação pela Codevasf e aquisição de ambulância junto ao deputado Flávio Nogueira também foram anunciadas durante a sessão pelo prefeito Edilson Brito.

Publicidade

Ao final da sessão, os vereadores receberam um envelope com os documentos referente às contas de governo do ano de 2017, primeiro ano de gestão do prefeito Edilson, onde os mesmos terão o prazo de 15 dias para analisar os papéis, que serão postos em votação na próxima sessão.

_Presenças

Além dos vereadores Roberto Carvalho Moura, Flávio Adão de Sousa, Deijano Lima, Enéas Abreu, Crégio França, Irmã Eliésia e colaboradores da Casa Legislativa, prestigiaram a sessão o prefeito Edilson acompanhado da primeira-dama Ana Carolina e sua filha Maria Carolina; o vice-prefeito Belim e membros da ACDVN/RadCom Vila Nova FM.

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS