Connect with us

Santana do Piauí

Aos 92 anos, Maria Solidade é a primeira idosa vacinada contra a Covid-19 em Santana do Piauí

Publicado

em

Idosos da cidade de Santana do Piauí com idade de 90 anos ou mais começaram a ser vacinados nesta segunda-feira, 15 de fevereiro. A iniciativa da Prefeitura na gestão da prefeita Maria José, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue o Plano Nacional de Imunização.

A primeira idosa santanense imunizada contra a Covid-19 nesta segunda-feira, 15, foi a aposentada Maria Solidade de Moura, 92 anos. Ela é residente da comunidade de Queimada da Ema, na zona rural.

De acordo com o secretário de Saúde, Layrton Carvalho, a logística de vacinação foi por meio de agendamento para que o público-alvo [os idosos] fosse vacinado em domicilio e evitasse se deslocar de suas residências até os postos de vacinação.

“Montamos uma logística segura, respeitando a limitação dos idosos tendo em vista a faixa etária acima de 90 anos. Com isso, contamos com a parceria dos profissionais de Saúde envolvidos que realizaram agendamento e nesta segunda todas as doses foram aplicadas”, explicou o secretário de Saúde, Layrton Carvalho.

Secretário Layrton e prefeita Maria José durante recebimento de doses da vacina contra Covid-19

Layrton afirmou que a cobertura vacinal de 100% do público-alvo incluiu idosos residentes da zona rural e urbana. Nessa etapa foram destinadas 19 doses, sendo que 03 pessoas se recusaram a tomar a vacina.

Publicidade

Santana do Piauí recebeu 156 doses das vacinas AstraZeneca e Coronavac. 52 doses foram aplicadas em trabalhadores da saúde de acordo com o vacinômetro.

O secretário de saúde afirmou que “o município está organizando o banco de vacinas para começar a imunizar os idosos com menores faixas etárias, tendo em vista que existem doses disponíveis”.

“Com algumas doses disponíveis estamos organizando o banco de vacinas. A nossa expectativa é imunizar nos próximos dias idosos com faixas etárias abaixo de 90 anos. Estamos agindo de forma cautelosa e respeitando todos os protocolos de Saúde. Vale ressaltar que estamos constantemente informando a população sobre as atualizações da campanha”, pontuou Layrton.

O Plano de Imunização de Santana do Piauí segue as orientações oficiais do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí.

Com informações da Ascom

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS