Connect with us

GERAL

Atenção aos sinais para o câncer de boca

Publicado

em

O problema é grave e exige atenção. Na região sudeste, por exemplo, a doença é considerada o quarto tipo de câncer mais frequente entre os homens e o décimo, em mulheres.

A língua é outro local comum para o aparecimento dos sintomas, principalmente nas bordas. Em casos avançados, podem surgir dificuldades para engolir, falar ou se alimentar. Aliás, o tratamento pode causar deformações e a necessidade de cirurgia.

Causas

Vale destacar que o câncer de pele não é hereditário. Entre os fatores de risco estão cigarro, ingestão de álcool e o sol. Dessa forma, usar protetor solar labial e manter hábitos saudáveis ajudam na prevenção.

Mas o autoexame é a principal arma. Diferentemente das aftas, estas manchas costumam ocorrer, inicialmente, sem dor e, por vezes, estão em áreas difíceis de enxergar.

Publicidade

Tratamento

Dependendo do estágio da doença, é feita a cirurgia, aliada a quimioterapia e radioterapia. Quem passa por estes processos requer cuidado odontológico redobrado. E há medicamentos que podem mudar o metabolismo do paciente.

A radioterapia, muitas vezes, provoca redução significativa no fluxo salivar – o que causa inflamações com mais facilidade, pois a saliva exerce um papel importante na proteção dos dentes e gengivas, além de hidratar a mucosa. Já quem usa prótese sofre ainda mais. Afinal a manutenção fica prejudicada.

Fonte: Estadão Conteúdo

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS