Connect with us

GERAL

Conheça a importância das normas de biossegurança para a proteção da sua saúde

Publicado

em

Nesse tempo de pandemia os cuidados para manter a segurança dos pacientes em clínicas, consultórios e hospitais, se tornou de extrema importância. Com isso vem a necessidade de seguir com rigor os protocolos previstos pela Biossegurança dentro desses campos de atuação.

A biossegurança busca trazer um conjunto de ações voltadas para a prevenção e proteção do trabalhador e do paciente, diminuindo assim, os riscos de exposição a possíveis doenças.

O Cirurgião-dentista Dr. André Dantas, ressalta a importância de seguir essas medidas de segurança. “Quando se trabalha diretamente com a saúde, em contato com fluidos corporais das pessoas e executando procedimentos invasivos, como é o caso dos dentistas, seguir as normas de biossegurança estabelecidas por órgãos reguladores é extremamente relevante para prevenir a transmissão de doenças infectocontagiosas de uma paciente para outra e entre paciente e profissional”.

De acordo com o Dr. André, em seu consultório odontológico sempre foi rotina a proteção do paciente e profissional contra diversas doenças. Entretanto, atualmente com o surgimento do covid-19, doença viral de fácil disseminação, tais protocolos tornaram-se muito mais rigorosos.

“Com isso foram feitas várias novas medidas, dentre elas destacam-se: agendamento da consulta com espaço maior de tempo entre um paciente e outro para evitar aglomerações na recepção, uma triagem prévia do paciente sobre presença de possíveis sintomas da covid-19, aferição de temperatura ao chegar ao consultório, uso obrigatório de máscara para pacientes e acompanhantes, orientar higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool 70%, fazer bochecho com peróxido de hidrogênio a 1%, uso de aventais descartáveis para pacientes e profissionais, dentistas e auxiliares devem utilizar óculos de proteção além de máscara PFF2/n95 e face shield, e deve-se desinfetar grande parte das superfícies do consultório entre consultas” diz o dentista.

Publicidade

Veja alguns cuidados ao chegar em casa após uma consulta odontológica:

1 Deixe bolsa, carteira, chaves e outros objetos pessoais em uma caixa na entrada da sua casa.

2 Higienize seu aparelho celular e os óculos com álcool 70%.

3 Ao voltar para casa, não toque em nada sem antes se higienizar.

4 Tire sua roupa e coloque-a em uma sacola dentro do cesto de roupas sujas. Lave com alvejante acima de 60°.

Publicidade

5 Retire os sapatos.

6 Tome banho e higienize bem as áreas mais expostas como mãos, punhos, pescoço e rosto.

Com isso o Dr. André fala da importância da procura por ambientes que tenha essa precaução em adotar as normas de Biossegurança.“Devido ao grande potencial de transmissão e do considerável percentual de letalidade do coronavírus, medidas de prevenção e proteção devem ser preocupação coletiva, tanto de profissionais da saúde como dos usuários do serviço. Todavia, cabe à nós profissionais da saúde a iniciativa de orientar aos usuários sobre a relevância de implementar esses cuidados no nosso ambiente de trabalho e evidenciar que seguir as normas de biossegurança torna o atendimento odontológico mais seguro para todos.”

 

Por: Gustavo Dantas | Assessoria-Padre Marcos-PI

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS