Em alusão ao Dia da Mulher, Assistência Social de São Julião homenageia mulheres do grupo de capoterapia; veja fotos
Publicado por: Willians Sousa | Data: 25/03/21

Em alusão ao Dia da Mulher, Assistência Social de São Julião homenageia mulheres do grupo de capoterapia; veja fotos

A Secretaria Municipal de Assistência Social de São Julião promoveu durante toda esta quarta-feira, 24, uma homenagem às mulheres sãojuliãoenses do grupo de capoterapia pelo Dia Internacional da Mulher. Com apoio da Prefeitura Municipal na gestão “O povo é o poder” do prefeito Dr. Samuel Alencar, através do Centro de Referência da Assistência Social, foi realizada a primeira capoterapia itinerante deste ano.

As idosas do grupo, na maior parte do público, foram homenageadas com as visitas e entrega de lembrancinhas no povoado Mandacaru e na sede do município. O início dos trabalhos foi marcado por orações sagradas e o pedido da intercessão divina. Logo depois da concentração os profissionais se dirigiram até o povoado Mandacaru.

Para a secretária de Assistência Social de São Julião, a educadora física Thaíse Fontes, levar a capoterapia itinerante para as pessoas é muito satisfatório.

“Me sinto realizada porque sou profissional de Educação Física e estou levando além da saúde, a alegria em uma época tão difícil por conta do isolamento social. Trabalhar levando alegria e saúde para os idosos é um grande prazer. Estou muito feliz em estar aqui hoje e quero participar sempre”, declarou Thaíse.

A capoterapia em São Julião é praticada há oito anos, de acordo com o professor Denis Costa que desenvolve a atividade com a professora Jaine Meneses.

“É um trabalho bastante significativo dentro do município e agora na gestão do prefeito Dr. Samuel estamos trazendo ela [a capoterapia] de forma itinerante na porta da casa de cada idoso, seguindo as recomendações da OMS e levando com qualidade fazendo com que eles se movimentem sem precisar sair de casa e se sintam assistidos e representados. A ação é em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A mulher idosa tem que ser representada”, pontuou o professor de Capoterapia.

Francisca Antônia da Conceição tem 67 anos e pratica capoterapia há 5 anos. Ela conta alguns benefícios que a prática trouxe.

“Eu sou uma pessoa sozinha e tinha dificuldade de abraçar outras pessoas. Agora aprendi abraçar e amar todo mundo. Em relação a parte física me sinto mais leve e emagreci mais. Eu faço caminhada três vezes por semana”, relatou.

Sabina Ananias, 52 anos, fala também sobre o que de bom a capoterapia proporciona para ela.

“Me sinto muito bem. É uma física para o corpo da pessoa que quanto mais idade tiver precisa da capoterapia. Eu faço parte porque gosto mesmo. Muita gente necessita […] me sinto representada e valorizada”, declarou Sabina que é moradora do povoado Mandacaru.

Costureira, Maria Eulália, também falou sobre vários benefícios para a saúde que a capoterapia lhe proporciona. Antes de praticar, ela declarou que sofria com problemas como dores, sentia dormência nas mãos, entre outros.

“Antes de fazer capoterapia eu não conseguia ficar de cócoras e nem levantar os braços. Sentia dormência nas mãos e quando pegava a tesoura ela caia no chão e eu nem sentia. Depois que comecei a fazer a capoterapia melhorei demais desses problemas. Acabou a dormência das mãos”, declarou mostrando os exercícios que hoje consegue fazer depois que aderiu a prática da atividade. “É nota 10”, concluiu a costureira de São Julião residente no povoado Mandacaru.

Durante a tarde a equipe percorreu com a capoterapia itinerante pela sede do município passando por ruas, avenidas e bairros.

Os profissionais da Assistência Social que estiveram presentes na primeira capoterapia itinerante 2021 de São Julião são: Thaíse Fontes (Secretária de Ass. Social), Elayne Costa (Coordenadora do CRAS), Maria José (Orientadora Social do SCFV) e Clarisse Sousa (Coord. do SCFV).

Veja mais fotos do povoado Mandacaru e logo depois as fotos da capoterapia itinerante na zona urbana

VEAJ FOTOS DA CAPOTERAPIA NA SEDE DO MUNICÍPIO

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

MUNICÍPIOS

Equipe da Rede Record está no Piauí produzindo extensa matéria sobre o caso Emídio Reis

Uma equipe da Rede Record está no Piauí fazendo uma extensa matéria sobre a morte do ex-vereador de São Julião Emídio Reis, assassinado em 2013 a mando, segundo o Ministério

DESTAQUES 0 Comments

Levantamento do Dnocs mostra três açudes do Piauí em volume morto

Um levantamento do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) feito no final de agosto mostra que, dos 24 açudes monitorados pelo órgão no Piauí, 13 estão com capacidade

GERAL

Com rede hospitalar colapsada, 213 pacientes aguardam por leitos no Piauí

O superintendente de Alta e Média Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Alderico Tavares, fez mais um apelo para que a população fique em casa durante o recesso