Connect with us

GERAL

Granola salgada é opção saudável para o cardápio

Publicado

em

Muitas pessoas conhecem a versão doce da granola – composta, geralmente, por um mix de cereais, como flocos de aveia, de arroz, nozes, castanhas, mel e também frutas secas (como a uva passas). Mas também é possível preparar uma versão salgada, usando sementes e outros ingredientes. Uma opção saudável a mais para o cardápio.

Ela pode ser feita por meio da mistura de sementes – em especial, as de abóbora, girassol, linhaça, gergelim e chia, ricas em fibras e minerais importantes. Além disso, dá para usar as ervas preferidas, como salsinha, cebolinha, tomilho, coentro, alecrim e por aí vai.

Para temperar saladas
Para muitas pessoas, a salada é um prato muito leve, pouco nutritivo e que não sacia totalmente a fome. No entanto, esse pensamento é equivocado. Para isso, uma boa dica é justamente temperá-la com a granola salgada.

Comece cortando todos os vegetais que serão usados, como alface, rúcula, agrião, brócolis, tomate, cebola, palmito etc. Por fim, jogue a granola por cima com azeite ou limão.

O lado bom é que tanto a granola quanto os outros ingredientes da salada são fontes de fibras, que concedem uma maior sensação de saciedade e também contribuem para a digestão. Além disso, os vegetais verde-escuros, como brócolis, possuem também minerais importantes, como ferro e vitaminas fundamentais.

Publicidade

Lanche e café da manhã
A granola doce não é a única que se pode misturar com frutas e iogurtes. A salgada também fica ótima com esses ingredientes e acrescenta muito em termos nutricionais. Você pode colocar o mix de sementes por cima de um mamão ou banana amassada. Outra dica interessante é comer a granola pura na hora do lanche, como um tira-gosto.

Preparo de pães
Quem faz pães caseiros, também vai amar a granola salgada. Ela pode ser misturada à massa para fazer um alimento mais nutritivo ou ser jogada por cima da massa já assada. O ideal é a massa de pão integral (mais rica em fibras e nutrientes) e depois incrementar com granola.

Fonte: Estadão Conteúdo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS