Connect with us

Marcolândia

MARCOLÂNDIA | Secretaria celebra Dia Mundial da Saúde Bucal e distribui kits de higiene para gestantes

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Marcolândia comemora neste sábado, 20 de março, o Dia Mundial da Saúde Bucal. Alusivo à data, a gestão do prefeito Dr. Corinto Matos, por meio da Secretaria de Saúde do município fez a distribuição de kits de saúde bucal para as mulheres gestantes.

Sobre a data e ação alusiva, o prefeito Dr. Corinto Matos, destaca que é um dia muito importante para ser lembrado e enfatiza a necessidade de cuidados com a estrutura dentária e a boca em geral.

“Dia 20 de março é celebrado o Dia da Saúde Bucal. Então nossa gestão fez um ato simbólico com a distribuição dos kits de higiene bucal para as gestantes. É importante ressaltar que a saúde bucal deve ter sempre atenção para os cuidados, pois esses vão preservar e melhorar as condições de mastigação dos alimentos o que facilitar o processo do aparelho digestivo, e de forma geral evitar desconforto nos dentes. A dentição bem cuidada proporciona bem-estar, autoestima e acima de tudo uma boa saúde”, destacou o prefeito de Marcolândia, o cirurgião dentista, Dr. Corinto Matos.

“Parabéns a todos os profissionais da Saúde Bucal. Parabenizo todos os profissionais que trabalham em Marcolândia e cuidam da saúde bucal de nosso povo. São pessoas que se dedicam a cuidar e atender da melhor forma para que a satisfação de nossa população seja sempre boa, a melhor possível unida”, concluiu o prefeito de Marcolândia Dr. Corinto Matos.

O município de Marcolândia conta com seis dentistas atendendo no serviço público de saúde.

Publicidade

Leontina Alencar é cirurgiã dentista e chama atenção para a importância do Dia Mundial da Saúde Bucal.

“No Dia Mundial da Saúde Bucal venho registrar a importância desse serviço público como também a assistência prestada ao povo marcolandense. Nossa equipe é composta por seis cirurgiões dentistas atendendo diariamente 12 pacientes por dia. Realizamos tratamentos preventivos e restauradores sendo dispensado ao grupo das gestantes uma atenção especial. Por conta da pandemia reduzimos o número de atendimento com a fim de seguir os protocolos de segurança. Nossos consultório dispõe de estrutura adequada ao nosso trabalho. Contamos com apoio assíduo da coordenadora de saúde bucal, a dentista Carol Castro. É fato que a Odontologia de Marcolândia está em boas mãos. O prefeito Dr. Corinto Matos além de ser um cirurgião dentista competente ele honra a classe em que pertence”, ressaltou a cirurgiã Leontina Alencar.

Com consultórios que dispõe de estrutura adequada a saúde bucal do município tem como coordenadora a dentista Carolina da Conceição Castro.

“Para mim é um prazer fazer parte da gestão e poder contribuir na coordenação de saúde bucal, juntamente com os profissionais, e em meio a essa pandemia, em meio a tanto caos, a gente vem tentando atender os nossos pacientes da melhor forma, totalmente equipados, de forma mais segura. Vamos a cada dia que passar tentar melhorar os nossos atendimentos. Temos seis dentistas no município com atendimento todos os dias e por conta dessa pandemia tivemos que diminuir a quantidade de atendimentos para não ter aglomeração, dando prioridade principalmente às gestantes. Para mim é uma honra fazer parte dessa equipe”, concluiu a coordenadora de saúde bucal de Marcolândia, a dentista Carol Castro.

A secretária de Saúde, Domitília Alencar, reforça a orientação de cuidados com a saúde bucal. A gestora da pasta relatou que ações diárias são indispensáveis.

Publicidade

“São hábitos essenciais para a boa saúde como escovar bem os dentes, de duas a três vezes ao dia e sempre após as refeições, utilizar fio dental diariamente, assim como usar produtos de higiene bucal inclusive creme dental que contenha flúor e ir regularmente ao dentista seguindo suas orientações. Tudo isso é essencial para manter a saúde bucal’, reforça a secretária de Saúde de Marcolândia, Domitília Alencar.

Dados da Federação Dentária Internacional (FDI), apontam que cerca de 90% da população mundial irá sofrer alguma forma de doença bucal em suas vidas. Os problemas mais comuns são cáries, doenças periodontais e na forma mais grave, câncer oral. Muitos desses problemas podem ser tratados ou prevenidos com uma rotina de cuidados bucais diários.

Dia Mundial da Saúde Bucal

No dia 20 de março é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal, instituído pela Federação Dentária Internacional (FDI). Em vários países são realizadas ações que pretendem diminuir os índices de cárie, doenças periodontais e perda dos dentes.

Publicidade

O Dia Mundial da Saúde Bucal foi lançado oficialmente em 2007 e foi originalmente comemorado no dia 12 de setembro – data de nascimento do fundador da entidade, Charles Godon. No entanto, a campanha não foi totalmente ativada, pois em setembro de 2012 após uma decisão da Assembleia Geral da FDI (órgão de governança), a data foi alterada para o dia 20 de março.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS