Connect with us

São Julião

NOVEMBRO AZUL | Saúde de São Julião realiza exames de PSA em prevenção a saúde do homem

Publicado

em

Em alusão ao “Novembro Azul: mês da conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata”, a Prefeitura de São Julião através da Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou nesta última terça-feira (30/11), a realização de exames de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico), para homens acima de 50 anos.

O exame de PSA serve para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite. A coleta aconteceu no Centro de Saúde.

A abertura ficou por conta da Ceicinha Araújo, que é Secretária Municipal de Saúde. Na ocasião falou sobre a importância da ação, fez a apresentação da equipe e acolhida dos participantes.

“Estamos aqui hoje na nossa manhã da saúde do homem. Uma campanha alusiva ao Novembro Azul, realizando a coleta de sangue para o exame de próstata, serão realizados 51 exames que foram previamente agendados pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).  Todos os homens que estão aqui presentes mostram que eles tem atitude, e que os homens de São Julião se cuida e está preocupado com a saúde”, disse.

O senhor Lucas João Rodrigues – o Lucas Fotógrafo, que realizou o exame falou da importância de cuidar da saúde e incentivou os homens a procurarem atendimento e participarem das campanhas da Saúde.

“Vim aqui a convite da minha agente de saúde, e encontrei essa turma. Muita gente está fazendo e essa ação é muito importante para nós. Espero que mais homens venham fazer. Sabemos também que nós não somos chegado a cuidar da saúde, mas é bom que a gente se conscientize e participe mais das campanhas. Essa doença mata muita gente e eu estou muito contente por ter sido convidado para vim fazer”, disse.

Veríssimo Carvalho, de 58 anos, que também participou da ação, destacou: “Hoje realizei o exame de próstata e tenho certeza da sua importância. Estou muito contente!”.

Além dos exames de PSA, a equipe ainda disponibilizou a realização de testes de glicemia e aferição de pressão. O público presente ainda foi agraciado com salada de fruta pós-coleta.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde ainda informa que os exames acontecem durante o ano inteiro, e os homens que tenham interesse devem se dirigir ao médico e posteriormente realizar a Central de Marcação de Exame, localizado no próprio Hospital. “Este momento foi realizado para chamar a atenção do nosso público-alvo, e conseguimos, pois após a ação muitos homens estão indo procurar os serviços”, destacou Ceicinha Araújo.

Participaram da ação, a secretária de Saúde, Ceicinha Araújo; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Thaise Moura Fontes; o coordenador da Atenção Básica, Sodson Rocha; a diretora do Hospital e enfermeira, Keylla Bezerra; os enfermeiros Paulo Henrique e Maycon; a técnica de enfermagem, Aldivania; e os Agentes de Saúde, Rosa, Graça, Ana, José Antônio e Socorrinha.

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS