Connect with us

DESTAQUES

Piauí recebe nota técnica do Ministério da Saúde para iniciar imunização contra a Covid em crianças de 5 a 11 anos

Publicado

em

A nota técnica enviada nesta quinta-feira (6) à Secretaria Estadual da Saúde do Piauí (Sesapi) recomenda a vacinação pelo imunizante Comirnaty, de forma não obrigatória, para esta faixa etária, àqueles que não possuam contraindicações.

A nota destaca que as secretarias devem seguir uma ordem de prioridade, a começar por crianças com deficiência permanente ou comorbidade, crianças indígenas e quilombolas ou crianças que vivam em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19.

Após essas prioridades, os gestores municipais de saúde devem seguir uma ordem de idade decrescente das crianças sem comorbidades:
– crianças entre 10 e 11anos;
– crianças entre 8 e 9 anos;
– crianças entre 6 e 7 anos;
– crianças com 5 anos.

A Sesapi não informou se já começou a organizar o processo de logística para distribuir o imunizante aos municípios, que ficam responsáveis pela aplicação no público. O Piauí já havia decidido que não iria exigir prescrição médica para a imunização.

No documento, o MS recomenda ainda que as vacinas para este público não seja realizada na modalidade drive thru e que as crianças sejam acolhidas e permaneçam no local em que a vacinação ocorrer por pelo menos 20 minutos após a aplicação, facilitando que sejam observadas durante esse breve período.

Publicidade

Também ressalta que a vacina contra a Covid-19 não seja administrada de forma concomitante a outras vacinas do calendário infantil, por precaução, sendo recomendado um intervalo de 15 dias.

Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) declarou que ainda não recebeu as orientações do Ministério Saúde para iniciar o planejamento da logística de vacinação. Além de ter locais vacinação específicos para as crianças, a capital não vai exigir prescrição médica para imunizar este público.

Fonte: G1 PI

Facebook

MAIS ACESSADAS