DESTAQUES

Vacinação contra Covid-19 avança e imuniza mais de 100 idosos em Marcolândia; fotos

Publicado

em

A Campanha de Vacinação contra Covid-19 em Marcolândia imunizou nesta quarta-feira, 24 de março, 110 idosos. A vacinação aconteceu em dois pontos estratégicos: na Unidade Escolar Novo Milênio e na Unidade Escolar Valdir Tintiliano da Silva.

Nessa etapa de vacinação foram imunizados com a vacina Coronavac do Instituto Butantan 73 idosos com idades entre 70 e 74 anos; 26 pessoas com idades entre 75 e 79 anos e 10 idosos com idade acima dos 80 anos. Um idoso portador de necessidades especiais com idade superior a 60 anos foi imunizado.

Aos 75 anos, Francisco das Chagas, esteve presente para tomar a vacina contra a Covid. Ele declarou que estava muito feliz porque foi seu presente de aniversário e o melhor presente que ele poderia receber.

“Estava ansioso para tomar a vacina. É muito importante. Estava com muita vontade de tomar a vacina e tenho fé que a gente vai se prevenir”, declarou.

A enfermeira, Natália, que estava  na Unidade Escolar Novo Milênio destaca a importância da vacinação.

“É muito importante para evitar a disseminação do vírus, principalmente nas pessoas idosas que precisam ser imunizadas porque há estudos que comprovam que o vírus em idosos é maios letal”, disse.

Publicidade

Natália faz recomendação voltada para o jovens “Os jovens que saem muito não estão conscientes e não acreditam no vírus. Eles circulam e podem levar para dentro de casa”, alerta a enfermeira.

A enfermeira, Mônica Tavares, que é coordenadora de imunização enfatizou que qualquer idoso que esteja acamado, impossibilitado ou com dificuldade de locomoção há uma equipe volante para a imunização a domicílio.

“Desde janeiro quando começou a vacinação fizemos no público-alvo que são idosos e acamados acima dos 90 anos. Saindo dessa faixa etária recebemos vacinas para aplicar em idosos entre 85 e 89 anos. Esse público estamos terminando porque recebemos a vacina através de cotas e essas remessas são fracionadas […] A medida que são liberadas as cotas a gente vai fazendo a cobertura. Hoje – quarta-feira – começamos em Marcolândia com o público-alvo de 70 a 75 anos e pela primeira vez recebemos um cota maior que foi o percentual de 78%”, destaca.

“Independente da idade sendo acima de 60 anos, seja ele acamado ou domiciliado temos a equipe volante para vacinar a domicílio, visto que o idoso seja impossibilitado ou tenha dificuldade de chegar até o ponto estratégico. Então o município dispõe de equipes volantes e são os agentes comunitários de saúde que fazem esse contato informando às equipes de estratégia de saúde. A gente tem esse cuidado e dependemos do agendamento e marcação do agente de saúde, assim com a lista e o nome dos idosos, a equipe volante vai passando nos domicílios”, esclarece.

“Começamos vacinando na escola Valdir Tintiliano para contemplarmos o público assistido pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família 3 e 4, e, na escola Novo Milênio fizemos com a população da equipe 1. […] Começamos montar a estratégia para a zona rural”, completou anunciando a vacinação para a zona rural.

Publicidade

Mônica alerta para os cuidados que devem ser tomados mesmo a pessoa sendo vacinada com as duas doses. “Mesmo tomando as duas doses da vacina é preciso manter o uso contínuo de máscaras, lavagem das mãos, distanciamento social e evitar aglomeração. Essas orientações são mantidas mesmo que tomem as duas doses […] Eles precisam fazer a parte deles”, completou.

O prefeito Dr. Corinto Matos disse que mesmo com tantas dificuldades por conta da pandemia, ao ver os idosos sendo vacinados sente muita alegria.

“Em meio a tantas dificuldades, esse é um momento muito motivador em presenciarmos essa vacinação e saber que estamos trabalhando dentro da legalidade para deixar nossos idosos mais protegidos contra esse mau tão traiçoeiro. Nossa vacinação segue o Plano Nacional de Imunização”, pontuou o prefeito de Marcolândia.

A secretária de Saúde do município, Domitília Alencar, também comemora o momento de vacinação.

“Estamos lutando dia e noite para proteger nosso povo contra essa mau. Agora graças a Deus mais uma etapa de vacinação contemplando nossos idosos. Graças a Deus, que em meio a tantas turbulências, estamos fazendo com que nossos idosos fiquem mais protegidos, mas mesmo assim os cuidados devem continuar porque a pandemia não acabou e vivemos o período muito delicado na saúde do Brasil”, frisou Domitília Alencar.

Publicidade

Durante o período de vacinação nesta quarta, além dos profissionais de saúde, estiveram presentes: o vice-prefeito Valmir de Juracy e a secretária de Educação e primeira-dama, Auxília Matos.

Veja fotos da vacinação na U. E. Valdir Tintiliano e logo depois na U. E. Novo Milênio

VEJA ABAIXO AS FOTOS DA VACINAÇÃO NA U. E. NOVO MILÊNIO

Veja mais fotos abaixo por HR Fotografias

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile