Connect with us

DESTAQUES

29 casos: cresce o número de feminicídios no Piauí em 2019

Publicado

em

O número de feminicídios em 2019 já supera o número de casos registrados em 2018. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Piauí,  o número de casos de violência contra mulher no Piauí em 2018 foi de 56 crimes, sendo 27 feminicídios e em 2019 foram 49 crimes e 28 feminicídios. Os números mostram que a discussão sobre a pauta precisam ser ampliados.

Embora o número de notificações tenha crescido, o Piauí mostra vanguarda no aspecto de denúncia a apuração destes crimes. É o que explica a delegada Anamelka Cadena. “Temos tidos ótimos resultados com o Salve Maria, que funciona ininterruptamente, a qualquer hora do dia. O aplicativo aumentou o número de downloads e temos tido bons resultados quanto à apuração das denúncias pelo aplicativo. A celeridade também é um ponto importante, porque as delegacias recebem em tempo real”, avalia.

O Piauí também possui o Plantão de Gênero durante 24h por dia. “Precisamos enfrentar esta violência todos os dias. Precisamos criar um liame com a rede de enfrentamento, temos trabalhado para isso. O Piauí já ganhou um prêmio em 2017 por práticas inovadoras no enfrentamento à violência contra a mulher, pela criação do Núcleo Policial Investigativo de Feminicídio e do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Violência de Gênero, que são outros métodos que se utiliza para elaborar uma logística investigativa para feminicídio”, lembra Anamelka.

Crédito: Raíssa Morais.

Unindo estudo, tecnologia e treinamento das equipes policiais, o Piauí caminha contra a violência de gênero. “A partir disso e dos dados qualificados, precisamos criar mais políticas públicas e avançar cada vez mais em métodos e práticas. O Salve Maria surgiu disso. Queremos diminuir as taxas de feminicídio”, finaliza.

Fonte: Meio Norte

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS