Connect with us

DESTAQUES

3º BEC realiza solenidade em alusão aos 62 anos de fundação em Picos

Publicado

em

O 3º Batalhão de Engenharia de Construção de Picos celebrou na noite desta sexta-feira (19), em sua sede própria, o 62º aniversário do “Terceirão”, como é mais conhecido. O evento realizou ainda a entrega de certificados de “Amigos do Batalhão”, a pessoas que realizam parceria com o Exército em Picos nas ações desenvolvidas pelo mesmo.

O Comandante do 3º BEC, Coronel  José Furtado Freire Júnior, declarou sua felicidade em estar comemorando o 62º aniversário da corporação que tanto tem feito por Picos, região e até mesmo pela nação brasileira, com suas obras fora dos muros picoenses.

Comandante Freire, 3º BEC de Picos

“Hoje nós estamos muito contentes pela criação do nosso Batalhão há 62 anos. É motivo de muita festa para todos nós, integrantes, que estamos sediados na guarnição de Picos. O escopo de atuação do 3º Batalhão, há de se ressaltar, que colabora com obras de grande infraestrutura no cenário regional e nacional. Então trabalhamos no projeto de integração no Rio São Francisco, na cidade de Floresta-PE, com duas grandes obras, que são uma barragem e asfaltamento. E temos algumas perspectivas de obras em outros estados, como no Maranhão. Aqui em Picos, nosso trabalho vem mais a ser apoio para as ações desenvolvidas pelos órgãos municipais”, relatou.

Representando o Governador do Piauí, Wellington Dias, esteve presente o Subcomandante Geral da PM do Estado, o coronel Sousa Filho. Para ele, a instituição militar veio para contribuir na formação moral dos jovens picoenses e da macrorregião.

Subcomandante Geral da PM, Coronel Sousa Filho

“Esse Batalhão de Engenharia de Construção representa uma luz para toda a nossa comunidade, principalmente para os jovens da macrorregião de Picos. Esse Batalhão serve como exemplo de educação, de moral e civismo para esses jovens, hoje, que, muitas vezes, têm caminhos que parecem ser mais fáceis na vida, mas que, no fim, não vão lhes trazer nada de proveito. E o 3º BEC veio para mudar essa realidade, auxiliando esses jovens a serem responsáveis consigo e com os outros”, disse ele.

Publicidade

O prefeito municipal de Picos, Padre Walmir Lima, esteve presente na solenidade. Ele foi um dos homenageados com o certificado de “Amigos do Batalhão”. Para ele, voltar ao 3º BEC é uma satisfação, pois aquele foi um dos locais que contribuíram para sua formação enquanto ser humano.

“Eu fico muito feliz, não pelo fato de estar prefeito, mas por ter passado por essa casa como ex-combatente. Costumo dizer que essa comunidade faz parte de minha história, pois servi aqui na década de 90. Ajudou na minha formação e devo muito. Eu, como prefeito, digo que o 3º Batalhão, para nós, é motivo de alegria, pois se mostra parceiro, amigo, ajudou e continua ajudando no desenvolvimento de Picos. Por isso, sempre que volto aqui, seja como prefeito ou ex-combatente, me traz uma enorme alegria. Hoje desfilei como ex-combatente, o que me emocionou muito mais. O certificado que recebi hoje só ratifica aquilo que sentimos um pelo outro e, ao mesmo tempo, nos compromete a sermos, cada vez mais amigos, nas dificuldades e no desenvolvimento de Picos”, disse ele.

Outra autoridade presente foi a prefeita de Santana do Piauí, Maria José. Ela ressalta a alegria em poder participar da homenagem para uma instituição que lhe é parceira. “É uma alegria poder estar participando de um momento como esse que celebra os 62 anos do 3º BEC na cidade de Picos, mas também na região, porque presta serviços em todos os nossos municípios, se colocando como um parceiro forte que os municípios têm. E recebemos com alegria esse convite para podermos estar fazendo parte dessa celebração. E a gente parabeniza ao, hoje, Comandante Freitas, que também é nosso conterrâneo piauiense. Santana do Piauí sempre está buscando parceria com o 3º BEC, então é uma honra, para nós, estarmos aqui”.

O secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Edilberto Cirillo, também foi homenageado durante a solenidade com o certificado de “Amigo do Batalhão”. Para ele, a honraria só aumenta o compromisso em manter seu serviço cada dia mais responsável.

“É uma honra muito grande estar recebendo esse certificado, mas, ao mesmo tempo, estamos cientes de que triplicou nossa obrigação em trabalhar mais, aumentou nossa responsabilidade. Isso mostra que estamos no caminho certo, mas temos que ampliar o nosso trabalho para corresponder essa honraria que estamos recebendo. Sempre tivemos um bom relacionamento com o 3º BEC e continuaremos nesse engajamento para o bom desenvolvimento de Picos”, afirmou.

Ex-integrantes da corporação militar estiveram presentes e desfilaram durante a cerimônia. Entre eles, estava Juliano Sá, ex-combatente. Segundo ele, é gratificante participar de um momento tão importante para aquela que foi sua segunda casa.

“Para mim é muito gratificante estar participando dessa solenidade. Quando tinha 18 anos, passei pelo Serviço Militar obrigatório. Quando a gente entra, chegamos com uma mentalidade. E independente do tempo que passemos aqui, saímos com outra. E deixamos aqui com saudosismo, como se estivéssemos saindo de nossa segunda casa. Vemos com maior respeito, porque aprendemos sobre hierarquia e educação. Então tenho enorme  prazer em participar, sendo este meu segundo ano, e se tiver nos próximos, estarei também”, concluiu.

Vários empresários e parceiros do 3º Batalhão de Engenharia de Construção prestigiaram a solenidade.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS