Connect with us

DESTAQUES

Ações em prol da valorização da vida e combate ao suicídio marcam o Setembro Amarelo em Marcolândia

Publicado

em

Em Marcolândia, a gestão “Amor e respeito pelo povo” do prefeito Dr. Corinto Matos preparou uma rica programação de ações da campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. As atividades aconteceram entre os dias 17 e 30 de setembro.

O setembro amarelo é o mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que busca alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Estudiosos da Psiquiatria e Psicologia recomendam que a melhor forma de evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema. 

O Setembro Amarelo foi instituído no Brasil em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina.

Programação

Na primeira ação, no dia 17, aconteceu o Matriciamento com a equipe CAPS de Simões e um roda de conversa, na Câmara de Vereadores de Marcolândia.

Suely Carvalho é coordenadora do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Simões. Ela explica que Marcolândia é um dos municípios pactuado com Simões e que partindo desse pressuposto faz se necessário uma troca de informações entre as redes pactuadas.

Publicidade
Coordenadora do CAPS de Simões, Suely Carvalho / Fotos por Ascom

“Isso chamamos de matriciamento que pode ser definido como um modo de produzir saúde mental em que equipes complementam suas atividades, num processo de construção compartilhada, a fim de tratar das dificuldades dos usuários por meio de uma proposta de intervenção pedagógica e terapêutica conjunta”, esclareceu.

Além do matriciamento foi realizada uma Roda de Conversa tendo como foco o Setembro Amarelo onde abordou o tema “Marcolândia pela Vida” e contou com a participação de um médico da Estratégia da Saúde de Marcolândia.

A coordenadora e representante do Caps de Simões apresentou ao público presente o número de usuários ativos no caps, bem como o número de usuários com automutilação, ideação suicida e tentativas de suicídios.

Suely chama atenção e faz um alerta esclarecendo que o ato do suicídio é definitivo para a vida, ao contrário de fases ou situações que são temporárias e passageiras. 

“Teve também um momento de animação no sentido de passar para o público que é maravilhoso viver, ou seja, se tem vida tem jeito e pra todo problema tem solução. Até porque o suicídio é um ato definitivo para um problema temporário”, concluiu a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial.

Dando continuidade com as ações, no dia 20, foi realizada uma oficina com gestores e coordenadores pedagógicos, ministrada pela psicóloga Jéssica Ramos. O tema trabalhado na oficina foi “Setembro Amarelo – O papel da educação na prevenção ao suicídio”.

Publicidade

Psicóloga Educacional e psicoterapeuta de adolescentes e adultos, Jéssica Ramos, tratou sobre estatísticas no Brasil e no mundo, além de apresentar exemplos teóricos para embasamento. Na ocasião houve também participação dinâmica dos participantes durante a palestra.

“Trabalhamos principalmente a importância de como estes profissionais, educadores, devem fazer a conscientização desse tema no âmbito escolar para a prevenção”, destacou Jéssica.

Na sede do Nasf, na manhã do dia 22, aconteceu a ação de escuta clínica e aconselhamento, com a psicóloga clínica, Débora Modesto.

Ela explica que a finalidade do momento para escuta clínica foi de abrir um espaço de escuta às pessoas, acolher suas demandas (sofrimentos) e aconselha-las a buscar solucionar ou minimizar seus problemas.

No dia 23 de setembro, foi realizada uma oficina com profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social. O encontro foi ministrado pelas psicólogas Eribetânia Carvalho (psicoterapeuta e especialista clínica em Gestalt-terapia) juntamente com Amanada Brito que trabalha a terapia cognitivo-comportamental e terapia do esquema.

Eribetânia Carvalho e Amanda Brito ministram oficina com profissionais da Secretaria de Assistência Social 

Com o tema “Valorização da vida e o papel da assistência social” os profissionais do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, participaram do momento munido de informações falando sobre o suicídio e seus sinais e sintomas relacionados, e o fazer da assistência social para prevenir o suicídio e promover saúde e bem-estar do psicossocial.

Os participantes foram certificados com carga horária de 4h/a.

Publicidade

O encerramento da campanha Setembro Amarelo foi nesta quinta-feira, 30 de setembro, com uma oficina ministrada pela psicóloga, Amanda Brito, que reuniu o grupo de mulheres do Centro de Referência da Assistência Social (CREAS), a assistente social Lívia Pires, e a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Valéria Castro. 

No encontro foi apresentado a rede de ajuda para pessoas que estão com problemas de saúde mental. Os locais destacados são: família e amigos, escola, hospitais e clínicas médicas, Centro de Atenção Psicossocial, Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Centro de Valorização da Vida e demais instituições de apoio especializado, igreja com grupos de apoio e escuta, e profissionais especializados como psicólogos, psiquiatras entre outros.

O Setembro Amarelo em Marcolândia, além do público-alvo, reuniu secretários municipais, vereadores, assistentes sociais, profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social, agentes de segurança pública, e demais autoridades do município.

Veja mais fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS