DESTAQUES

Adolescentes caem de moto ao fugirem da Guarda Municipal durante live em Teresina; um está com protocolo de morte encefálica

Publicado

em

Um adolescente, de 15 anos, identificado apenas como David sofreu um grave acidente de trânsito no bairro Mafrense, na zona Norte de Teresina. David estava na garupa de uma moto, que era conduzida por outro adolescente, quando foram seguidos por uma viatura da Guarda Municipal de Teresina (GCM).

O fato ocorreu na última quarta-feira (24), por volta das 21h.

O jovem sofreu politraumatismo e foi socorrido pelo Serviço Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O hospital abriu protocolo de morte encefálica. 

A fuga foi transmitida por ele em live na sua rede social. Durante a fuga o condutor perdeu o controle do veículo e ambos caíram. David ficou gravemente ferido. O condutor da motocicleta não se feriu no acidente.

Segundo o comandante da GCM, Walternir Santos, a viatura que perseguiu os dois adolescentes estava realizando rondas preventivas na região da Praça do Poti Velho, quando avistou os dois adolescentes em uma motocicleta sem capacete.

Publicidade

“Ao avistar a viatura eles empreenderam fuga. A viatura realizou o acompanhamento tático, mas logo em seguida ele acabaram perdendo o controle do veículo e sofreram um acidente”, disse.

Na live é possível ver o momento da queda e quando um dos agentes da GCM se aproxima dos adolescentes já caídos. Ele pergunta se os jovens estão armados e o condutor da motocicleta afirma que não tem arma.

“Esse aqui já era. E por que tu fugiu [palavrão]? Eita! [palavrão] tu matou teu colega. Ali já era”, diz um dos agentes.

Ao ser questionado sobre o motivo da fuga, o adolescente que conduzia o veículo diz que não possui habilitação.

No vídeo é possível ouvir os agentes pedindo ajuda via rádio, informando sobre o acidente e sobre a gravidade dos ferimentos de David.

Publicidade

O condutor da motocicleta pergunta aos agentes se seu colega morreu. Ao que o agente afirma “é muito difícil ele escapar. Ele está apagado ali”.

O condutor disse que David estava no “toque”, uma gíria utilizada para explicar quem estava dando o ritmo da fuga.

Enquanto a fuga acontecia, seguidores do adolescente comentavam a fuga na rede social. 

A motocicleta estava com a documentação regular e foi retirada do local do acidente por um condutor habilitado. 

Nota à imprensa

Publicidade

“A Guarda Civil Municipal de Teresina esclarece que realizava patrulhamento preventivo próximo à praça do bairro Poti Velho, na zona Norte de Teresina, quando dois homens sem capacete empreenderam fuga ao avistar a viatura da GCM.

Durante o acompanhamento tático, os dois perderam o controle da motocicleta. O piloto da moto não teve ferimentos. Já o garupa saiu gravemente lesionado. De imediato, a Guarda Civil Municipal acionou o Samu para prestar os primeiros socorros e posteriormente o Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran).

Os dois são menores de idade, estavam sem capacete e não possuíam habilitação. Não há informações se já tinham passagens pela polícia.

O procedimento foi realizado pelo Bptran. Eles foram autuados por infração de trânsito e a moto foi recolhida por uma pessoa com Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”.

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile