Connect with us

DESTAQUES

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Picos são beneficiados com projeto de leitura

Publicado

em

“Mudar a vida das pessoas através da educação”, um sonho de uma estudante que está se concretizando através de um projeto de leitura que envolve pessoas que muitas vezes são esquecidas pela sociedade, pessoas que seguiram um caminho errado, mas que necessitam de olhares bondosos e atenciosos voltados para si. Os menores em conflito com a lei necessitam de ações educativas que possibilitem sua inclusão social, e é com essa visão que estudantes da Uespi de Picos tem se dedicado a levar a leitura para a realidade de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na cidade de Picos.

Com o propósito geral de contribuir com o processo educacional e social dos adolescentes que encontram-se cumprindo medidas socioeducativas no Complexo da Cidadania em Picos – Piauí, a acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Picos, Tamires Barros, sob coordenação do Prof. Dr. Napoleão Mendes, está desenvolvendo o projeto Biblioteca no Complexo da Cidadania: doe livros e liberte sonhos.

“Esse projeto foi idealizado por mim com apoio do meu orientador, o professor Dr. Napoleão Mendes e nasceu com meu trabalho de conclusão de curso que é na área da educação em espaços não escolares. Ele faz parte também do sonho que tenho de fazer a diferença na vida das pessoas através das educação” informou Tamires.

O projeto iniciou com uma campanha de arrecadação de livros, que continua sendo realizada, depois houve na UESPI o lançamento de um edital para seleção de colaboradores para a segunda fase do projeto. A partir desse edital foram selecionados 3 estudantes da UESPI para compor a equipe do projeto juntamente com a idealizadora do mesmo, participam hoje do projeto 5 voluntários.

O projeto está em sua segunda fase, que consiste no desenvolvimento de oficinas de leituras. Até o momento foram realizadas 5 oficinas, a 1º aconteceu com exibição e discussão do filme: “Escritores da Liberdade”, a 2º abordou a Literatura de Cordel e contou com a participação do poeta cordelista Samuel Nascimento que falou sobre o processo de construção do cordel, culminando na socialização de vários cordéis, o gênero textual História em Quadrinhos foi o tema da 3º oficina, abordando desde a origem desse tipo de escrita à produção de textos utilizando esse gênero, a 4ª oficina foi sobre poesia e a 5ª, que aconteceu nessa segunda-feira (18), apresentou a crônica aos adolescentes.

Publicidade

Segundo a idealizadora do projeto, estudante Tamires Barros, as oficinas tem sido recebidas com grande entusiasmo pelos adolescentes.

“Até o momento a participação tem sido grande e muito significativa, cada oficina está sendo recebida com entusiasmo e tentamos fazer de cada uma delas um diálogo construtivista, nada mecânico, são jovens dialogando com jovens, trocando experiências, construindo conhecimento. Na primeira oficina foram feitas muitas discussões importantes sobres os aspectos do filme, compartilhamento de histórias e desabafos entre os adolescentes, a equipe do projeto e socieducadores, uma troca importante de vivências significativas. Na segunda, um entusiasmo muito significativo dos adolescentes pela arte da poesia, o momento máximo foi sentir a poesia ganhando vida nas vozes de cada um daqueles adolescentes ao declamar alguns cordéis” disse a estudante.

Um dos objetivos do projeto é formar uma biblioteca no espaço, para isso, desde o início do projeto estão sendo arrecadados livros, a campanha continua e os interessados em fazer doações podem entregar os livros aos integrantes do projeto.

O projeto continuará com o desenvolvimento de oficinas até o final do ano e aguarda a doação de equipamentos para a montagem da biblioteca.

“As oficinas vão continuar sendo desenvolvidas até o final do ano, a Biblioteca ainda não foi inaugurada pois estamos aguardando as doações dos equipamentos para estruturar e comportar os livros doados, então esses são os passos a serem seguidos: o desenvolvimento de mais oficinas por enquanto em um espaço improvisado, e em breve se Deus quiser inaugurar o espaço definitivo da Biblioteca” finalizou a estudante.

Publicidade

Equipe do projeto, estudantes Tamires Barros, Wesley Jhon, Marcegiana Silva e Wislene Silva e o professor Dr. Napoleão Mendes

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS