Connect with us

DESTAQUES

Aeroporto de São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí, terá voos regulares a partir de 15 de dezembro

Publicado

em

A partir do dia 15 de dezembro, o aeroporto de São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí, terá voos regulares da Azul Linhas Aéreas. A região guarda o Parque Nacional Serra da Capivara, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, é considerado o berço da civilização sul-americana, por ter a maior e mais antiga concentração de sítios arqueológicos da América.

A rota terá dois voos semanais, às quintas e domingos, e vai conectar São Raimundo Nonato a Petrolina e Recife, no Pernambuco. A nova base será a terceira da companhia no estado do Piauí, que já conta com voos para Parnaíba e para a capital, Teresina.

Os trechos da Azul serão realizados por aeronaves ATR 600, com capacidade para transportar 70 passageiros. A venda das passagens iniciaram ainda em junho deste ano.

Aeroporto de São Raimundo Nonato — Foto: Reprodução/TV Clube

Aeroporto de São Raimundo Nonato — Foto: Reprodução/TV Clube

O secretário de Estado do Turismo, Marcelo Costa, comentou a articulação do Governo e da Prefeitura da cidade, visando o grande retorno para o desenvolvimento da economia local.

“Vamos encerrar esse ano de 2022 com esse presente para o setor do turismo. Temos uma grande potência e o mundo precisa conhecer mais as nossas riquezas. A possibilidade de voos regionais impacta diretamente no fortalecimento da economia como um todo e também do turismo, um dos grandes pilares do estado”, disse.https://26375b3186236658a061b3c7c629aaaa.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

Publicidade

Niède Guidon fala sobre seu legado e trabalhos na Serra da Capivara

“Fico muito feliz em poder estar vendo esse sonho se concretizando. Há anos a população de São Raimundo Nonato e região, em especial a Dra. Niède Guidon, tem esse desejo de desenvolver nosso território, o território da Serra da Capivara e são anos de luta. Ter essa parceria com a Azul é o início de uma nova história, é mais um passo para o avanço do turismo e estamos extremamente felizes em ver que o que sonhamos juntos está virando realidade”, disse a prefeita do município, Carmelita Castro.

Voo inaugural

O voo inaugural acontecerá no próximo sábado (10) e contará com as presenças de autoridades, influenciadores digitais, jornalistas, operadoras e agências de viagens e equipes da Azul Linhas Aéreas. O voo sairá de Recife às 12h45 com previsão de pouso em São Raimundo Nonato às 14h45.

A partir do mês de dezembro, o aeroporto de São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí, terá voos duas vezes por semana para os municípios de Petrolina e Recife.

Publicidade

Serra da Capivara

O Parque Nacional da Serra da Capivara é o maior parque de pinturas rupestres do mundo. Ele foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Considerado um dos cenários mais fascinantes, o Parque Nacional atrai visitantes de todo o Brasil e também do exterior pela sua formação: cânions gigantescos que chegam aos 200 metros de altura, além de belíssimos platôs.

Serra da Capivara — Foto: André Pessoa/Arquivo pessoal

Serra da Capivara — Foto: André Pessoa/Arquivo pessoal

Com 130 mil hectares e mais de 1.200 sítios com arte rupestre, pinturas que foram feitas em rochas e paredes de cavernas há milhares de anos, atrai cientistas e turistas de todo o mundo.

Os trabalhos realizados no parque pela equipe da arqueóloga Niède Guidon, presidente da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), foram fundamentais para comprovar que os primeiros homens a chegarem na América datam de cerca de 100 mil anos.

Vim te mostrar nas férias: conheça o Parque Nacional da Serra da Capivara e a gastronomia

https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.547.0_pt_br.html#goog_2124831299Reproduzir vídeoReproduzir–:–/–:–Silenciar somTela cheia

Vim te mostrar nas férias: conheça o Parque Nacional da Serra da Capivara e a gastronomia

Publicidade

No parque é possível encontrar registros rupestres pré-históricos, especialmente as pinturas gravadas nas rochas com cenas de caça, sexo, guerra e outros aspectos da vida cotidiana.

O local ainda tem cânions gigantescos que chegam aos 200 metros de altura, além de belíssimos platôs.

Os paredões são resultados da movimentação das placas tectônicas da Terra há cerca de 200 milhões de anos.

A Pedra Furada é um dos pontos mais emblemáticos da paisagem da Serra da Capivara — Foto: Celso Tavares/G1

A Pedra Furada é um dos pontos mais emblemáticos da paisagem da Serra da Capivara — Foto: Celso Tavares/G1

Pinturas Rupestres

Além dos museus, há ainda o tradicional passeio pelos paredões onde estão preservadas centenas de desenhos e pinturas feitas pelos povos pré-históricos.

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os vestígios se espalham de Norte à Sul do estado, cobrindo uma área de 70 cidades.

Publicidade

Rico em arte rupestre, o Piauí tem um dos mais importantes vestígios que ajudam a recontar a origem da humanidade a partir da pré-história.

Museu do Homem Americano

O Museu do Homem Americano foi criado para divulgar a importância do patrimônio cultural deixado pelos povos pré-históricos na região. A exposição mostra os resultados de mais de quatro décadas de pesquisas realizadas na região do Parque.

A exposição permanente apresenta as teorias de povoamento da América criadas a partir das descobertas feitas na região.

Museu do Homem Americano em São Raimundo Nonato, Sul do Piauí — Foto: Reprodução Site

Museu do Homem Americano em São Raimundo Nonato, Sul do Piauí — Foto: Reprodução Site

O visitante conhece ainda a história da escavação arqueológica do sítio do Boqueirão da Pedra Furada, que demonstrou a presença humana na região desde o período Pleistoceno.https://26375b3186236658a061b3c7c629aaaa.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

Também estão expostos instrumentos pré-históricos, esqueletos e urnas funerárias usadas pelos primeiros humanos a povoarem a região, há mais de 11 mil anos.

Publicidade

Museu da Natureza

O Museu da Natureza conta a história da formação dos biomas, da fauna e da flora da região, por meio das mudanças climáticas, desde o surgimento do universo até o estágio atual.

Museu da Natureza em Cel José Dias, Sul do Piauí — Foto: Reprodução Site Fumdham

Museu da Natureza em Cel José Dias, Sul do Piauí — Foto: Reprodução Site Fumdham

Dentro do museu, há 12 salas dispostas em espiral onde o visitante poderá conhecer todo o processo histórico da natureza da região, do surgimento do universo, passando pela era do gelo, conhecer os fósseis de animais gigantes e a vegetação local.

O Museu está localizado ao lado do Parque Nacional Serra da Capivara, mas fora da área de preservação, isso porque o Parque está dividido em quatro municípios piauienses: Brejo do Piauí, João Costa, São Raimundo Nonato e Coronel José Dias.

Fonte: g1 PI

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS