Connect with us

DESTAQUES

Água chega aos lares de 15 famílias e transforma vidas no interior de Massapê do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura de Massapê do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Obras, concluiu mais uma etapa de um grandioso projeto, que visa levar água e mais qualidade de vida para a população da cidade e do interior.

Desta vez, a comunidade beneficiada foi Poço Redondo, situada na zona rural do município, distante cerca de 18 km da sede. Lá, o Governo Municipal perfurou e equipou um poço tubular, instalou reservatório elevado e implantou uma rede de distribuição, que levou água para as residências de 15 famílias, como também, para a Unidade Básica de Saúde que está sendo construída.

A conclusão da obra representa uma transformação na vida das pessoas que residem na comunidade, e que agora, com água na frente de casa, passam a ter uma vida mais confortável e tranquila.

Os moradores relatam que ao longo dos anos, a forma de obtenção da água para o consumo humano foi melhorando. Antes, a água era captada em cacimbas escavadas na beira do Rio Boa Vista, que passa pela comunidade. Posteriormente, vieram as cisternas, que são abastecidas pelas águas das chuvas e pelos carros pipas.

“A gente carregava era no jumento, numas ancas. Pegava lá nas cacimbas que a gente cavava. A água era pouquinha. Era um sofrimento. Agora a água tá aqui na porta de casa. Só falta eu ligar pra dentro de casa”, comemorou a aposentada Domingas Ana da Silva, de 75 anos, que sempre residiu na comunidade, vivenciou tempos de dificuldade, e agora, vai viver, também, tempos de maior tranquilidade. “Ainda bem que chegou aqui, porque eu já tô velha, não aguentava mais ir lá no rio”, completou.

Publicidade

Ana Domingas de Sousa também lembra o sofrimento para buscar água no rio. “A gente carregava de animal, mas aí os bichos enfraqueceram e a gente teve que trazer na cabeça. Eram ruim subir essa ladeira com uma lata d’água na cabeça.  Depois chegou essa cisterna e melhorou, mas mesmo assim é caro a carrada d’água. Já comprei muitas vezes de cem reais. De agora pra frente nós vamos ver a coisa melhorar. Torneirinha com água na frente de casa. Pra quê melhor?. A gente que mora no interior precisa demais de água”, disse.

Essa é a mesma alegria de Francisco Luís de Sousa, que reside com a esposa e dois filhos, e que também já sofreu com as dificuldades de acesso à água. “Antes era lá do rio. Agora a água tá assim, na porta de casa. É bom demais. É só pegar o balde e carregar pra dentro. E é boa, bem limpinha. […] Sem energia dá pra passar, mas sem água, não. Água é vida, né? A gente sem água não é ninguém”, disse. Além da tranquilidade, a chegada da água vai gerar economia para a família, que já teve que comprar água para beber. “Pra viver aqui, no verão, a gente teve que fazer sacrifício pra comprar água e botar na cisterna. Tinha vez que acabava e a gente pegava aqui na cisterna do vizinho até chegar outra pipa”, disse.

O prefeito de Massapê, Francisco Epifânio Carvalho Reis, o Chico Carvalho, como é conhecido, comemorou a conclusão de mais uma etapa do projeto de abastecimento de água. No último sábado (6), o gestor visitou a comunidade acompanhado da vice-prefeita Luíza Cecília, alguns vereadores e secretários municipais.

“Viemos aqui vistoriar e entregar definitivamente mais uma importante obra da nossa gestão, desta vez, na comunidade Poço Redondo, e com alegria, pude ver que a água chegou nos lares das 15 famílias que aqui residem. Hoje estamos realizando um grande sonho, o nosso sonho como gestor, que trazer o desenvolvimento a mais essa comunidade rural, e o sonho dessas famílias, que tanto sofreram com a falta d’água, e hoje estão satisfeitas, felizes por estar recebendo água na porta de casa. A importância dessa obra a gente até estima, mas só os moradores que viviam aqui com essa dificuldade é que sabem o real valor, o quanto isso vai transformar essas vidas”, disse o gestor.

Chico Carvalho explicou que a perfuração do poço foi uma parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra à Seca (DNOCS), e a equipagem foi realizada com recursos próprios do município. Além de Poço Redondo, outras comunidades rurais também estão sendo beneficiadas com projetos semelhantes. “São várias comunidades por todo o município. Aqui nessa região podemos citar também as comunidades de Passagem, Deserto, Abóbora e Boa Vista.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS