Connect with us

Alagoinha do Piauí

ALAGOINHA | Secretaria de Saúde confirma 1º caso positivo de coronavírus

Publicado

em

O município de Alagoinha do Piauí registrou o primeiro caso positivo para o novo coronavírus (COVID-19), neste sábado (23), após realização de teste na cidade de Picos.

Ao ter conhecimento do fato, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde que tem à frente a secretária Amélia Sá, se reuniu para discutir e debater a respeito dos procedimentos a serem adotados. Após reunião, os profissionais realizaram testes em todas as pessoas que tiveram contato com o paciente.

Em nota divulgada pela Secretaria de Saúde de Alagoinha do Piauí, destaca que o paciente é do sexo feminino e reside na zona urbana.

A nota de esclarecimento emitida pelo órgão ressalta que a paciente havia sido notificada para cumprir quarentena por 14 dias por ter tido contato com pessoas de área de risco no dia 9 de Maio do corrente ano.

Em nota, a paciente estava sendo monitorada pela vigilância e no dia que referiu sintomas foi orientada a procurar o serviço de saúde, sendo avaliada conforme protocolo do Ministério da Saúde – Protocolo de manejo Clínico do coronavírus na Atenção Primária à saúde.

Publicidade

De acordo com a nota de esclarecimento em conformidade com o protocolo, os testes rápidos no município devem ser realizados no oitavo dia após o início dos sintomas.

“A mesma não querendo esperar realizar o exame, foi a Picos e realizou o teste com método: imuno ensaio fluorescente”, diz a nota.

O teste teve o seguinte resultado:

IgM – Reagente (COI 1,3)

IgG – Não Reagente (COI 0,0)

Publicidade

Ainda de acordo com a nota, após o resultado positivo, a secretaria testou 09 contatos diretos da mesma e todos apresentaram resultado negativo, porém serão retestados após 07 dias.

“Estamos mapeando os contatos. Todos serão monitorados e avaliados conforme a necessidade. Pedimos calma e que redobrem os cuidados. Reforçamos que se as pessoas não cumprirem as orientações da Secretaria de Saúde e a quarentena, ficará impossível controlar o vírus”, orienta a secretária de Saúde, Amélia Sá.

Em contato com familiar da paciente, ela relatou que o estado é estável e apresentou sinais de melhoras.

“Nos primeiros dias apresentou dor de ouvido. Posteriormente, diarreia, dor de cabeça com estado febril normal em temperatura de 37,4º C graus. Por conta de outras pessoas apresentarem os mesmos sintomas e testarem positivo, procuramos fazer o exame”, relatou.


Clique e veja a nota


A Secretaria Municipal de Saúde de Alagoinha divulgou o boletim epidemiológico neste sábado (23), às 18hs, registrando: 69 casos notificados, 02 suspeitos, 66 descartados e 01 confirmado.

Publicidade

Ações de enfrentamento e combate à Covid-19 realizadas pela Prefeitura de Alagoinha

A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Comissão de Enfrentamento e Combate a Covid-19, realizou 48 testes de amostragem na última quarta-feira, 20 de maio, em diferentes públicos-alvo do município.

A testagem foi realizada em 48 profissionais de diferentes categorias escolhidos através de sorteio, e todos testaram NEGATIVO para Covid-19, sendo eles: profissionais da saúde, trabalhadores de serviços essenciais, policiais e agentes de segurança pública, funcionários de farmácias e supermercados, agentes das barreiras sanitárias e pessoas que apresentaram sintomas identificados pela Atenção Básica.

O responsável pela coleta e laudo dos testes foi o Laboratório Brito. Todos os pacientes foram informados e orientados quanto ao resultado e tiveram suas identidades mantidas em sigilo.


>> Matéria Relacionada: – Saúde de Alagoinha do Piauí realiza 48 testes de amostragem para Covid-19

Mais ações visando a preservação da saúde do povo alagoinhense foram desenvolvidas pela Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Jorismar Rocha, ao longo do período de pandemia que iniciou no mês de março.

Seguindo todas as normas e determinações recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (SESAPI), todas as ações são executadas através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento em conjunto com o Grupamento de Polícia Militar, Vigilância Sanitária.

Publicidade

Dentro das ações de combate ao novo coronavírus, foi criado o Comitê de Enfrentamento no Combate à Covid-19. Houve separação de área específica para atendimento exclusivo de sintomáticos respiratórios, instituição de escala de revezamento de profissionais 24 horas  para atender urgências e emergências, bem como distribuição de EPI’s para profissionais de saúde.

Através das redes sociais e sons automotivos houve divulgação sobre mudanças no serviço do município referente ao combate e prevenção da Covid-19, alertando a população para a necessidade do isolamento social.

Campanha de Vacinação Contra Influenza H1N1

A Secretaria Municipal de Saúde de Alagoinha do Piauí seguindo as orientações e o calendário do Ministério da Saúde, iniciou no dia 23 de março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1, no município imunizando profissionais da saúde. Organizadas as equipes compostas com técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e motoristas, estes foram distribuídos estrategicamente na sede do município para imunização do segundo público-alvo que são os idosos.

A vacina trivalente protege contra três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019, que são: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2), sendo aplicada na zona urbana e rural.

Publicidade

Nos demais grupos a campanha da vacina da Influenza está sendo realizada com controle e segurança para evitar aglomerações.

Distribuição de medicamentos de uso contínuo

Em mais uma ação durante a pandemia do coronavírus, a Secretaria de Saúde, distribuiu em domicílio, remédios de uso contínuo para pacientes hipertensos e diabéticos.

De acordo com a secretária Amélia Sá, a Amelinha, como é conhecida, essa ação evita a procura frequente dos pacientes diabéticos e também aqueles que fazem uso de remédios para controlar a hipertensão nas unidades de saúde durante a pandemia e beneficiou cerca de 400 pacientes.

Pulverização de combate à dengue

Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, juntamente com a Vigilância Sanitária realizou a pulverização em operação de combate e enfrentamento ao mosquito da dengue. A ação contemplou a sede do município e também o povoado Serra Velha, na zona rural.

O processo é feito com carro fumacê utilizando produto à base de alfacipermetrina que tem como objetivo combater o mosquito Aedes Agypti que é um agente transmissor da dengue, febre amarela, chikunguya e zika vírus.

Para auxiliar o trabalho resultando em maior cobertura e eficácia, um agente de higienização aplicou o produto utilizando bomba costal em pontos de difícil acesso do carro fumacê, em ruas estreitas, paredes e calçadas de residências, praças, terrenos baldios, entre outros.

Vigilância Sanitária e GPM

A Prefeitura de Alagoinha do Piauí através da Secretaria Municipal de Saúde, com base no Decreto n° 013/2020 que prorroga as medidas de isolamento social e suspensão de serviços não essenciais no município, decidiu instituir a Vigilância Sanitária 24 horas.

Publicidade

Vigilância Sanitária de Alagoinha do Piauí vai atuar 24 horas no combate ao coronavírus

As coordenações da Vigilância Sanitária e da Atenção Primária, representantes da Policia Militar e do Conselho Tutelar se reuniram para traçar novas medidas preventivas e de enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19).

Após reunião os membros disponibilizaram o número (89) 98128-7812 da enfermeira Alane Maria, para a população fazer denúncias de pessoas e/ou locais que estejam desrespeitando as medidas prevenção em meio a pandemia.

Semanalmente são realizadas reuniões com o comitê de enfrentamento ao COVID-19 para planejamento das ações a serem executadas.

Blitz Sanitária 

O trabalho conjunto entre Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Saúde resultou na intensificação das medidas de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19), no município de Alagoinha do Piauí.

Publicidade

Secretária de Saúde, Amélia Sá, repassa orientações sobre os cuidados contra a Covid-19

As equipes iniciaram a ação logo nas primeiras horas da manhã de domingo (10), com a Blitz Sanitária, que contou com apoio da Prefeitura, na administração do prefeito Jorismar Rocha, e atuou com objetivo de repassar orientações aos transeuntes que chegavam ao município sobre os cuidados para com a Covid-19. Foram distribuídas máscaras e orientado sobre obrigatoriedade do seu uso.

A blitz foi instalada às 06h e permaneceu durante todo dia até as 17h, onde registrou aproximadamente 400 notificações. Dividida em equipes, trabalhou na PI-455 que liga Alagoinha até a BR-316, na estrada vicinal que interliga aos municípios de São Julião, Pio IX, e comunidades da zona rural como Piranhas, Caiçarinhas, Vaquejador, Barra do Olho D’água, São João.

O outro acesso que a blitz sanitária atuou foi na estrada da que liga a BR-020, e localidades da zona rural como Morro da Acauã, Canindé dos Marinheiros, Amarelo Ferrado, Serra azul, Serra do Caldeirão entre outras.

Na segunda-feira (11), logo no início da manhã, a Secretaria de Saúde junto ao GPM e Vigilância Sanitária estiveram em nova blitz para intensificar o combate à Covid-19. Os profissionais utilizaram bomba costal para higienizar veículos que chegaram pelas estradas de acesso.

Publicidade

A blitz seguiu durante toda semana das 06h da manhã às 18h. No povoado Serra Velha foi instaurada barreira no decorrer da semana.

Com continuidade neste sábado (16), seguindo até o dia 31 de maio, as barreiras serão instaladas nos quatro acessos ao município de Alagoinha. O expediente inicia também as 06h da manhã e prossegue até as 18h.

O pontos de barreiras instalados são no povoado Serra Velha; na entrada da cidade; no acesso ao município de São Julião e acesso que liga Alagoinha à Pio IX.

Projeto Capoterapia em Casa

Uma reunião com equipe multidisciplinar na Secretaria de Saúde em Alagoinha do Piauí com a participação de nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, assistente social e o professor Denis Costa, discutiu a implantação do projeto Capoterapia em Casa que tem como propósito principal levar atividades pertinentes a capoterapia ao idoso e àqueles acometidos com doenças psicossociais como a depressão e que sejam praticadas em casa.

Publicidade

Desenvolvida através de plataforma digital, uma vez por semana, as atividades são voltadas para os idosos onde os profissionais irão gravar vídeos e disponibilizar o link para que os idosos e os familiares deles ajudem realizar as atividades para que não seja preciso sair de casa.

O Capoterapia em Casa é um projeto desenvolvido com a parceria da Prefeitura de Alagoinha, na administração do prefeito Jorismar Rocha, através da Secretaria Municipal de Saúde, na gestão da secretária Amélia Sá.

São 67 idosos do grupo Viver Bem que irão participar do Capoterapia em Casa.

Na última terça-feira, 12 de maio, a equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde, fez entrega de kits contendo 02 máscaras de tecido e 01 frasco de álcool em gel para os idosos acompanhados pelo projeto Viver Bem, que participarão do Capoterapia em Casa.

Além dos kits, os profissionais repassaram dicas de como cuidar da saúde nesse tempo de pandemia.

No combate ao novo coronavírus ocorre sempre a fiscalização para que haja cumprimento dos Decretos Estaduais e municipais vigentes, onde há também inspeção do funcionamento de estabelecimentos autorizados (essenciais).

Publicidade

Os decretos determinaram também suspensão de aulas, feira livre e e endurecimento de medidas


Acesse os links e veja os decretos: Feira Livre de Alagoinha do Piauí continua suspensa por prevenção ao COVID-19

Prefeitura de Alagoinha do Piauí emite novo decreto e suspende aulas até dia 30. Veja!

Em prevenção ao COVID – 19, prefeito de Alagoinha emite dois novos decretos e fortalece medidas

Por prevenção ao COVID-19, Prefeitura de Alagoinha do Piauí determina suspensão da feira livre

Publicidade

Por prevenção ao Coronavírus, Prefeitura de Alagoinha do Piauí suspende aulas até dia 31


Com intuito de evitar aglomerações são repassadas orientações sobre organização das filas em bancos e lotéricas.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde atua na investigação de casos suspeitos, onde estes são notificados e testados de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde (Protocolo de manejo clínico do coronavírus – COVID-19/ na atenção primária à saúde) Versão – 9.

Diariamente ao final da tarde e início da noite, a Secretaria Municipal de Saúde divulga os boletins epidemiológicos diários com dados oficiais sobre casos no município.

Entre as  ações desenvolvidas pela gestão “Compromisso com o povo” do prefeito Jorismar Rocha, pode-se destacar também ações das secretarias Municipal de Assistência Social e a Educação.

Publicidade

Assistência Social

A Secretaria de Assistência Social de Alagoinha do Piauí durante a pandemia do Coronavírus realiza atendimentos de caráter emergencial referentes à política de assistência social apenas por telefone. De acordo com a secretária, Maria de Lourdes, a Lourdinha, estão disponíveis os telefones do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Conselho Tutelar.

O CRAS dispõe o número (89) 9 8147 1658. Para atendimentos referentes ao SCFV os assistidos podem contatar através do telefone (89) 9 8148 5297. Os atendimentos do Conselho Tutelar podem ser feitos pelo contato telefônico (89) 9 8120-7435.

Em relação ao auxilio emergencial de R$ 600,00 a R$ 1.200,00 que foi anunciado pelo Governo Federal com forma de amparar pessoas por conta da crise econômica gerada pela pandemia do COVID-19, a secretária municipal de Assistência Social de Alagoinha do Piauí, Maria de Lourdes, fez alerta para que as pessoas tivessem cuidados com fraudes ao ver links em grupos de whatsapp, ou outros meios.

Educação

Publicidade

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer de Alagoinha do Piauí, por meio da Prefeitura Municipal, promoveu também a campanha “Fique em casa e leia!”

De acordo com a secretária de Educação, Anatália Rocha, a iniciativa teve como objetivo incentivar o bem-estar da população, de modo especial aos estudantes e instigar os mesmos a utilizar-se da leitura, enquanto permanece decretada a suspensão das aulas.

A campanha “Fique em casa e leia!” como forma de incentivar à leitura durante o período de distanciamento social adotou todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde – OMS, orientações do Ministério da Saúde em consonância com os Decretos municipais que visam o enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus.


Matérias Relacionadas: Saúde de Alagoinha do Piauí imuniza mais de 400 idosos contra Influenza H1N1 no 1º dia de campanha

Durante à pandemia do coronavírus, Saúde de Alagoinha entrega em domicílio remédios de uso contínuo

Publicidade

Em combate à dengue, Prefeitura de Alagoinha realiza pulverização na sede e no povoado

Vigilância Sanitária de Alagoinha do Piauí vai atuar 24 horas no combate ao coronavírus

Blitz Sanitária intensifica ações de combate ao coronavírus em Alagoinha do Piauí; fotos

Assistência Social de Alagoinha faz alerta sobre fraudes no auxílio emergencial

Secretaria de Educação de Alagoinha do Piauí lança campanha “Fique em casa e leia!”

Publicidade

ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS