Connect with us

DESTAQUES

ALEGRETE | 10ª Semana Cultural da escola Antônia de Sousa Alencar encerra em grande estilo; veja fotos

Publicado

em

A X Semana Cultural da Unidade Escolar Antônia de Sousa Alencar, encerrou as atividades em grande estilo. O último dia da programação festiva e também do III Festival Estudantil de Identidade Cultural, reuniu um grande público no Centro Esportivo José Amirtes Sobrinho, na noite desta sexta-feira, 06. A noite de encerramento foi marcada por bastante glamour, charme, elegância e muita competitividade com a realização do concurso Garoto e Garota ASA 2018 e a X Gincasa, aos quais, foram os destaques da noite revelando bastante emoção por parte dos participantes e do grande público presente.

Terras de Piagoí e Rio dos Piaus foram as equipes que disputaram a Gincasa (Gincana da escola Antônia de Sousa Alencar). O corpo de jurados da Semana Cultural, foi formado por Jucileide Ramos, Francineuzo França, Joaquim Gonçalves Neto, Sara Maia e Roberto Leal decidiram que a equipe vencedora foi Terras de Piagoí.

No tocante ao desfile, o corpo de jurados avaliou e decidiu o vencedor do desfile Garoto e Garota 2018, composto por Isadora Siqueira, Antônia Maria, o garoto Mister Teen 2018 Richardson Ramos, Patricia e Iago e Felipe. Após o desfile, o júri julgou e decidiu que Hellen Sabrina, 15 anos, sagraria-se vencedora do  concurso Garota ASA 2018.

Em entrevista ao Cidadesnanet.com, a ganhadora do concurso e aluna do 2º ano, Hellen Sabrina, declarou que é uma sensação inexplicável, vencer um concurso que tem garotas de alto nível.

“Eu fiquei muito surpresa com a vitória. Eu coloquei meu nome em cima da hora pra concorrer. É uma sensação inexplicável. É uma honra ser a vencedora de um concurso de alto nível como este” declarou Sabrina.

Publicidade

Na ocasião, foi divulgado o vencedor do concurso Garoto ASA 2018. O estudante, Arton Rodrigues da Silva, 16 anos, foi o vencedor. Arton afirmou que foi uma conquista muito acirrada, pois tinha concorrentes fortes e com grandes possibilidades de conquista.

“É uma sensação maravilhosa ganhar esse desfile. Me sinto muito lisonjeado por essa conquista. Muitos candidatos de alto nível participaram comigo, e, eu estou honrado em ser o vencedor” concluiu Arton Rodrigues.

A diretora da escola, Maria do Socorro Coelho, afirmou que a realização da X Semana Cultural com gincanas prova que o ensino na cidade de Alegrete é merecedor da conquista da nota de avaliação no IDEB, tendo obtido nota de 5,3.

“A Semana Cultural é um tradição que desenvolve o conhecimento dos alunos. Nesse ano escolhemos falar sobre o Piauí. Nossos alunos estudaram e pesquisaram bastante. A expectativa é muito grande e glória a Deus que eles sempre nos surpreendem. Eles se dedicam, eles se doam. Vimos que através da gincanas que teve perguntas e respostas onde houve cinco rodadas, e, apenas uma questão eles erraram. Isso é ponto positivo pra gente e para o nossos alunos” destacou

De acordo com a coordenadora pedagógica, Alcenir Luz, a escolha dos nomes das equipes foi através da curiosidade de conhecimento e significado do nome Piauí. Alcenir Luz afirma que o nome Paigoí significa rio abundante que possui grande quantidade de peixes piaus, e que, na linguagem Tupi- Guarani o termo Piaui corresponde a peixe e a vogal “i” corresponde à palavra rio.

Publicidade

A programação da X Semana Cultural da Unidade Escolar Antônia de Sousa Alencar, teve início no dia 28 de setembro com caminhada realizada pelos estudantes e todo corpo docente da escola. Com o tema “Piauí e suas potencialidades: uma viagem histórica e cultural” cujo objetivo é despertar a atenção de toda a população alegretense para a valorização histórica, artística, literária e cultural do Piauí. A saída foi da sede da unidade de ensino e percorreu as principais ruas com destino a praça.

A realização da décima edição da Semana Cultural é graças ao apoio da administração do prefeito Márcio Alencar  juntamente com a Supervisora de Ensino Virgínia Célia, da Psicóloga do NASF, Rayane Coelho; da Secretaria de Cultura que tem a frente o secretário Iago Sousa; da Secretaria de Esportes; Secretaria de Saúde e do Grupamento da Polícia Militar-GPM,

Na segunda-feira, dia 1º de outubro, segundo dia das atividades, houve a organização dos estandes pelas equipes Terras de Paigoí e Rio dos Piaus, apresentações de abertura da Semana Cultural e exposição de estandes na Unidade Escolar Antônia de Sousa Alencar.

No terceiro dia da programação, portanto, na terça-feira, dia 02 de outubro, entre as 7h e 11h30m da manhã, houve exposição de estandes na escola ASA.

O decorrer da tarde foi marcado pelos jogos de Futsal Masculino, no Centro Esportivo José Amirtes Sobrinho.

Publicidade

Na quarta-feira, 03 de outubro, dando continuidade a programação, pela manhã, houve os jogos estudantis de Futsal Masculino e Handebol Feminino. A tarde ocorreu a disputa dos jogos. Disputando a fase final da competição, o time de Futsal Masculino China venceu o Liverpool e garantiu o título de campeão.

Na categoria Futsal Masculino Adulto, a equipe campeã foi a Terra de Paigoí. Na categoria Ex-Alunos, o time campeão foi o Rio dos Piaus. As equipes vencedoras da categoria Ex-Alunos e Futsal Adulto (time dos pais) pontuaram para as equipes que disputaram a Gincasa (Gincana da escola Antônia de Sousa Alencar). No entanto, de acordo com o regulamento das competições, as categorias Futsal Masculino e Handebol não somaram pontos para as equipes da Gincasa.

Na quinta-feira, 04 de outubro, penúltimo dia das atividades culturais, houve o Dia de Lazer para todos os alunos da escola juntamente com o corpo docente realizado na chácara de Chio Alberto.

A sexta-feira, 05 de outubro, foi o último dia da programação da X Semana Cultural da Asa e do III Festival Estudantil de Identidade Cultural, marcado pela final da Gincasa entre as equipes Terras de Piagoí e Rio dos Piaus. Após o término da gincana,  houve o desfile do Concurso Garoto e Garota ASA 2018. O resultado da pontuação da equipe campeã na disputa da Gincasa e a escolha do Garoto e Garota ASA 2018, antecedeu a festa de encerramento que ficou a cargo do DJ Utopia.

_Veja fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS