Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Encontro com pastorais e santa missa encerram 1ª Visita Pastoral Missionaria; veja fotos

Publicado

em

A 1ª Visita Pastoral Missionária que inciou a programação desde a última quinta-feira, dia 18 de julho, envolvendo comunidades dos municípios de Alegrete do Piauí e Francisco Macedo, encerrou na noite deste domingo (21) com a missa solene na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, em Alegrete, transmitida pela rádio Cultura FM de Picos. O ato sagrado foi presidido pelo bispo diocesano, Dom Plínio José da Silva juntamente com o padre e pároco local, Antônio Ismael de Holanda.

No último dia da missão seguindo a programação, houve oração da manhã, café comunitário, encontro com as pastorais, visitas às famílias e enfermos, encontro com crianças, jovens e casais, conselhos pastorais paroquiais e comunitários no Salão Paroquial de Alegrete.

Durante os quatro dias de missões nas comunidades de Alegrete do Piauí e Francisco Macedo, aproximadamente oitenta pessoas se doaram como missionários às missões de visitas e evangelização. Entre os missionários estava Adriano Marcilino de Carvalho do município de Simões, localizado há 64 km de Alegrete onde pôde compartilhar experiências, aprendizados e sentir de perto a realidade de muitas famílias.

“A partir do momento em que saí de casa e cheguei até as comunidades pude dividir muitos sentimentos com as famílias. Essa missão trouxe aprendizado e foi muito gratificante nas quatro comunidades em que fiquei. Foram diferentes realidades, mas em todas as comunidades percebi que há necessidades de falar sobre Cristo e o que ele pode proporcionar na vida de todos nós. É a primeira vez que venho à Paróquia e agradeço ao grupo de jovens de Francisco Macedo, o JCA, e toda a paróquia. A palavra que trago é gratidão por Deus ter me enviado até aqui. Rezei muito por esse momento. Essa missão foi maravilhosa. Deixamos muitos corações tocados onde ensinamos e aprendemos. Ser missionário é isso: levar ensinamentos e também aprender”, disse o missionário do município de Simões.

Da cidade de Francisco Macedo, o missionário Gleidson Henrique, participou desde o primeiro dia de missões.

“É um evento muito especial, pois acontece a cada cinco anos. Fomos muito bem recebidos durante os quatro dias”, frisou.

Publicidade

Padre Ismael Antônio de Holanda, pároco de Alegrete que participou ativamente dos quatro dias de missões fez seu relato e afirmou que os objetivos da missão foram alcançados.

“Constatamos que o objetivo da visita pastoral missionária foi alcançado. O bispo conheceu o seu povo das comunidades como também o estreitamento dos laços para com o povo que foi outro objetivo alcançado, assim aproximando o bispo das pessoas. O bispo é um pastor, sucessor dos apóstolos em nome de Cristo. Esperamos alcançar os frutos das suas palavras, palavras essas de fortalecimento para as comunidades” ressalta o padre.

Para o bispo Dom Plínio, a visita foi mais uma experiência adquirida e de grande importância por estar próximo ao povo e visitar comunidades que ainda não conhecia.

Bispo Dom Plínio elevando a hóstia sagrada.

“Pude conhecer aqui durante os quatro dias o trabalho do padre Ismael, assim como os leigos e todo povo, no qual sentimos o calor, a receptividade e hospitalidade de todos. Foi uma oportunidade de crescermos nessa proximidade do povo e também avaliar a caminhada da Paróquia Nossa Senhora de Fátima junto a Diocese de Picos”, destacou Dom Plínio.

A 1ª Visita Pastoral Missionária em Alegrete iniciou no dia 18 do corrente mês. A visita ocorre a cada cinco anos e foi a primeira vez que aconteceu após um ano e sete meses da Igreja Católica local tornar-se Paróquia.

Publicidade

Matérias Relacionadas:-1ª Visita Pastoral Missionária em Alegrete e Francisco Macedo terá início nesta quinta (18). Veja programação!

ALEGRETE│Missa acolhe missionários na Primeira Visita Pastoral ; veja fotos

-Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS