Connect with us

Alegrete do Piauí

Alegrete registra mais de 100 pessoas recuperadas da Covid-19; veja ações de combate

Publicado

em

O município de Alegrete do Piauí apresenta índice positivo de recuperação dos pacientes que foram infectados pela Covid-19. Desde o surgimento da pandemia, o município registra, de acordo com o boletim, o total de 102 pessoas recuperadas.

O número de infectados registrado no boletim expedido pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta quinta-feira, 03 de setembro, às 17h, totaliza 119.

Ao longo de todo período, foram realizados 806 testes.

A secretária de Saúde, Anna Carla, enaltece o trabalho das equipes de saúde e vigilância em saúde.

“Quero agradecer a equipe da Atenção Básica em nome da coordenadora Janaina Alencar, e também dos profissionais de vigilância em saúde pelo mapeamento, notificação e rastreamento de pessoas, em nome da coordenadora Kélia Ramos”, agradeceu a secretária Anna Carla.

Publicidade

O prefeito Márcio Alencar, se mostrou satisfeito com o resultado do município, uma vez que o boletim registra mais de 100 pessoas recuperadas.

“Graças a Deus nosso município tem mais de 100 pessoas recuperadas. São 102 filhos de nossa terra que alcançaram a cura e logo logo com muita fé vamos chegar na margem de 100% de recuperação. Graças ao árduo trabalho das equipes de saúde e vigilância estamos sempre avançando e alcançando bons resultados”, comemorou Márcio Alencar.

Veja boletim

Ações de combate ao coronavírus

Diversas ações foram realizadas ao longo do período de pandemia visando coibir a disseminação da Covid-19 no município como higienização, suspensão de atividades – aulas, eventos, feiras -, abordagens, testagens, vacinação, elaboração de plano municipal de enfrentamento, rondas, barreiras sanitárias entre outras.

Publicidade

Dedetização e capina

A Prefeitura, através das Secretaria de Saúde, Obras e da Vigilância Sanitária, trabalhou na dedetização e higienização de ruas e locais públicos de acesso com aglomeração de pessoas. A iniciativa teve como objetivo minimizar os riscos de infecções do novo coronavírus e também proteger a população contra a transmissão da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana pelo mosquito Aedes Aegypti.

No tocante, um carro fumacê, na terça-feira, 31 de março, percorreu na higienização de pontos de aglomerações como medida de segurança para evitar a proliferação do coronavírus.

O serviço de capina de terrenos baldios e áreas que acumulam vegetação daninha, devido ao período de chuvas foi trabalhado no sentindo de evitar a proliferação. A ação utilizou um trator.

Outra etapa, a de higienização de locais públicas e acessos de pessoas em postos de gasolina, praças nas proximidades da igreja matriz, academias de saúde ao ar livre, imediações da prefeitura, correios, açougue municipal, quadras poliesportivas, áreas da Unidade Básica de Saúde Maria Francina de Alencar, paradas de ônibus, CEASA, entre outros pontos.

Publicidade

Barreira e monitoramento

Foram instaladas barreiras sanitárias nos acessos, e repassadas notificações, orientações sobre os riscos da COVID-19 aos comerciantes, donos de restaurantes, pousadas, postos de gasolina, casa lotérica e estabelecimentos públicos da cidade, bem como monitoramento em ação conjunta entre Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal dos veículos transportadores que abastecem comércios e também cidadãos que chegam ao município oriundos de outras regiões, além de conscientização para o uso de máscaras em locais públicos.

Testagem de profissionais da linha de frente

Dentre a ações, houve testagem de funcionários da Secretaria de Saúde – equipe de enfermagem, motoristas, vigilância sanitária, recepcionistas e agentes de endemia – que atuam na linha de frente, além de profissionais da Segurança Pública.

Divulgação de gráficos

Publicidade

A Secretaria de Saúde no uso da transparência fez levantamento ilustrado através de gráficos, com o detalhamento dos casos de Covid na cidade por sexo – homens e mulheres, faixa etária e zonas – urbana e rural.

Busca Ativa

Ações do programa ‘Busca Ativa’ foram executadas para proporcionar levantamento epidemiológico acerca da COVID-19 no município a fim de possibilitar identificação de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, bem como a realização do tratamento precoce dos pacientes para evitar propagação do vírus, ou seja, não esperar que os casos chegassem nas Unidades de Saúde, mas ir em busca deles, fazendo o rastreamento e monitorando de casos na cidade.

Campanha de vacinação

Nas ações, vale ressaltar intensificação da Campanha de Vacinação contra a Influenza H1N1 (Gripe), que atingiu mais de 90% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, imunizando o público-alvo como: idosos, profissionais da saúde, professores, doentes crônicos, profissionais de força de segurança e salvamento, crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, grávidas, puérperas até 45 dias pós-parto, população de 55 a 59 anos de idade (novidade este ano), entre outros.

Publicidade

Antecipação de feriados

A antecipação de feriados foi também uma das estratégias executadas pela Prefeitura de Alegrete visando conter a pandemia no município.

Ação conjunta de abordagem

Em trabalho conjunto, a Vigilância em Saúde de Alegrete do Piauí e o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 de Francisco Macedo, realizou abordagem a uma van com passageiros que vieram do Estado de Mato Grosso. Na ocasião as equipes fizeram acompanhamento e monitoramento do veículo fretado que vinham com destino a Alegrete, Francisco Macedo e Marcolândia.

A ação teve como objetivo evitar a proliferação do novo coronavírus nos municípios e contou com a participação dos policiais militares, cabo Gildemar, comandante do (GPM) Grupamento de Polícia Militar de Francisco Macedo e do cabo Osmaildo que é comandante do GPM de Alegrete.

Publicidade

Uso de máscaras

Em novo decreto, foi estabelecido o uso obrigatório de máscaras em todo o município, em razão da grave crise de saúde pública decorrente a pandemia do Covid-19, isolamento social e funcionamento comercial, como forma de enfrentamento ao avanço da pandemia do Covid-19, que se faz necessário ao sair de casa, deslocar-se por vias públicas ou permanecer em espaços onde circulem outras pessoas.

A medida ainda destacou a responsabilidade dos estabelecimentos bancários, comerciais, e demais prestadores de serviços liberados, o fornecimento obrigatório de máscaras e álcool 70% aos funcionários, bem como aos clientes, além do reforço na higienização dos ambientes comerciais, veículos e assessórios utilizados.

Suspensão de feira livre

Foi determinada a suspensão da feira livre seguindo as orientações como forma de prevenção à doença, suspensão das aulas da Rede Municipal de Ensino e demais atividades que sejam necessárias concentrações de público.

Publicidade

Rondas e monitoramento de ruas e estabelecimentos

Policias do Grupamento de Polícia Militar de Alegrete do Piauí juntamente com membros da Secretaria Municipal de Saúde, estiveram em diligências a serviço de prevenção ao COVID-19. As operações  obedeceram os decretos expedidos pelo governo do estado e governo municipal.

Na noite de domingo, 22 de março, as equipes estiveram em rondas pelas diversas ruas e avenidas do município.

Plano Municipal de Contingência para o Enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19)

A Prefeitura de Alegrete do Piauí através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Coordenação de Vigilância Epidemiológica do município, realizaram nos dias 19 e 20 de março, o ‘Plano Municipal de Contingência para o Enfrentamento da Infecção Humana pelo Coronavírus (COVID-19)’.

Publicidade

Na quinta-feira (19), foi realizado uma campanha de orientação e conscientização sobre os riscos do COVID-19 aos comerciantes, donos de restaurantes, pousadas, postos de gasolina, lotérica e demais estabelecimentos públicos do município.

Na ocasião, foram repassadas as orientações de como se proteger do vírus, bem como demonstração do uso adequado do álcool para a limpeza de acordo com a finalidade de cada estabelecimento, além da distribuição de panfletos educativos com informações a respeito do novo coronavírus para sanar dúvidas dos comerciantes visitados.

Na sexta-feira (20), no período da manhã foi realizada uma capacitação com todos os profissionais da Saúde, no Ponto de Cultura, que definiu as Medidas de Controle e Prevenção do Vírus (COVID-19).

Cancelamento do aniversário

O prefeito, Márcio Alencar, decidiu cancelar as festividades comemorativas ao aniversário de emancipação política, que aconteceria no final do mês de abril.

Publicidade

A decisão foi tomada considerando o avanço da pandemia do novo coronavírus por todo o Brasil e os graves riscos oferecidos à população, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde, Governo do Estado.

A medida se deu em cumprimento aos Decretos municipais, que estabeleceram uma série de medidas de prevenção e combate à disseminação do vírus, inclusive, a não realização de eventos de diversas naturezas que aglomerem grandes públicos, como acontece nas festas dos aniversários dos municípios.

Proibição de corte de energia por 60 dias

Em Sessão Extraordinária, que aconteceu na manhã de 21 de março de 2020, a Câmara de Vereadores do município de Alegrete do Piauí, aprovou por unanimidade o projeto de lei de nº 286, que proíbe o corte no fornecimento de energia elétrica, por 60 dias ou enquanto durar o estado de calamidade pública por conta do novo coronavírus (COVID -19).

A Sessão Extraordinária foi convocada pelo prefeito municipal, Márcio Willian Maia Alencar – o Marcinho (PT). De acordo com o documento enviado pelo prefeito à Câmara, a referida lei teve como objetivo evitar o corte dos serviços básicos em decorrência de atraso no pagamento das faturas de energia elétrica durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Governo Federal, Congresso Nacional, Governo Estadual e Municipal na pandemia do coronavírus.

Publicidade

Nota com recomendações

A Secretaria Municipal de Saúde de Alegrete do Piauí divulgou na tarde de quarta-feira, 18 de março, uma nota com novas recomendações a toda população alegretense, considerando os decretos do Governo do Estado e da Prefeitura de Alegrete, que adotam medidas de prevenção para evitar o contágio e propagação do novo coronavírus (COVID19).


Matérias Relacionadas: Vigilância em Saúde intensifica ações de combate ao coronavírus em Alegrete do Piauí

Saúde de Alegrete testa profissionais da linha de frente da Covid-19, divulga nota e novo boletim. Veja!

ALEGRETE | Saúde divulga gráficos com detalhamento de casos da Covid-19 no município. Confira!

Publicidade

Saúde de Alegrete do Piauí realiza Busca Ativa e intensifica rastreamento de casos da Covid-19. Veja boletim!

Saúde de Alegrete do Piauí atinge mais de 90% na cobertura vacinal contra gripe

Para conter pandemia, prefeito de Alegrete antecipa feriados para os fins de semana do mês de julho

Em ação conjunta, equipes de Alegrete e Francisco Macedo abordam van de Mato Grosso

Prefeitura de Alegrete faz limpeza de terrenos e higieniza pontos de aglomeração em combate ao Covid-19

Publicidade

ALEGRETE | Em novo decreto, prefeito determina o uso de máscaras, segue isolamento e suspensão de atividades

GPM e equipe de Saúde de Alegrete fazem rondas e monitoram ruas e estabelecimentos

ALEGRETE | Saúde realiza ‘Plano Municipal de Contingência em Prevenção ao Coronavírus’

Com municípios em emergência, prefeitos cancelam festas dos aniversários de Caldeirão, Alegrete e Marcolândia

COVID – 19 | Prefeito envia e Câmara aprova Lei que proíbe durante 60 dias corte de energia por falta de pagamento

Publicidade

Feira Livre de Alegrete do Piauí está suspensa por prevenção ao COVID-19

Saúde de Alegrete do Piauí divulga nota com recomendações e medidas de prevenção ao Coronavírus. Veja!

Prefeitura de Alegrete do Piauí suspende aulas e atividades com aglomeração de pessoas. Veja!

Saúde de Alegrete do Piauí divulga nota com recomendações e medidas de prevenção ao Coronavírus. Veja!

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS