DESTAQUES

‘Aliviados’, diz família de piauiense resgatado após desparecer em helicóptero na Amazônia

Publicado

em

A família do piauiense José Francisco Vieira, engenheiro civil Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), comemorou receber o vídeo dos tripulantes do helicóptero que desapareceu na Amazônia após o resgate. Eles chegaram por volta das 16h deste sábado (19) no aeroporto em Macapá, Amapá.

O vídeo gravado pela Funai mostra a emoção da equipe de resgate ao chegar com os sobreviventes. O piauiense era um dos tripulantes da aeronave que desapareceu na quarta-feira (16) e foi encontrado com vida na manhã deste sábado.

“Aliviados e extremamente felizes. Finalmente vamos dormir em paz. Nossa fé e esperança foram recompensadas. Agora tudo o que a gente quer é falar diretamente com ele e ouvir os detalhes, dessa que será mais uma das grandes histórias que ele vai adorar contar e recontar como sempre foi um grande contador de histórias, como é conhecido na família”, declarou Paola Vieira, sobrinha do engenheiro da Funai.

Ao g1, a família contou que os tripulantes estão no leito e passando por avaliação médica. Equipes da Funai e do Ministério da Saúde vão acompanhar os sobreviventes.

Piauiense é um dos ocupantes do helicóptero que desapareceu na Amazônia — Foto: Reprodução /Redes Sociais

José Francisco é natural do município de São Miguel do Tapuio, município a 221 km ao Sul de Teresina, mas reside em Manaus há mais de 30 anos. Antes de residir na região Norte, ele chegou a morar na capital do Piauí e em Recife (PE).

Publicidade

Desaparecimento

Helicóptero similar ao que sumiu na Amazônia — Foto: Marcos Vinicyus/Jetfotos

Na quarta-feira (16), a aeronave saiu do polo base Bona, na Aldeia Maritepu, localizada dentro do Parque Indígena Tumucumaque, na região do Pará, e não chegou em Macapá, seu destino final.

No helicóptero, havia três ocupantes: o piauiense José Francisco Vieira, o tenente-coronel Josilei Gonçalves de Freitas (piloto) e Gabriel (mecânico).

Segundo a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, a equipe fazia inspeção de pistas de pouso na terra indígena. As ações da missão incluíam vistorias, inspeções, levantamentos e elaboração de projetos de engenharia.

Os tripulantes foram encontrados com vida na manhã deste sábado (19). As informações foram confirmadas pelo comandante do Grupo Tático Aéreo (GTA), Pinon.

Fonte: G1 PI

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile