Connect with us

DESTAQUES

Aluna nota mil na redação do Enem que ficou meses sem celular é aprovada em medicina na UFPI

Publicado

em

A estudante Ana Carolina Angelim Damasceno, de 20 anos, que alcançou a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi aprovada em medicina na Universidade Federal do Piauí. Ela ficou na 2ª colocação do curso que foi selecionado como primeira opção por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Ana Carolina chegou a ficar cinco meses sem acesso a smartphones enquanto se preparava para o Enem 2022. Ela contouque, após o celular quebrar em meados de junho do ano passado, decidiu não mandá-lo para o conserto.

Ana Carolina Damasceno, que tirou nota mil na redação do Enem 2022, foi aprovada em medicina na UFPI — Foto: Arquivo Pessoal
Ana Carolina Damasceno, que tirou nota mil na redação do Enem 2022, foi aprovada em medicina na UFPI — Foto: Arquivo Pessoal

“Estou me sentindo, antes de tudo, muito feliz e aliviada. Foram anos de estudo pra realizar esse sonho. Me sinto extremamente grata a todos que me apoiaram durante esse tempo de esforço”, comentou.

A estudante relatou ainda que o maior desafio durante a preparação foi manter uma boa saúde mental, controlar o estresse e a ansiedade. Garantiu, entretanto, que toda a dedicação foi recompensada e está animada para viver seu sonho.

“Acho que manter a saúde mental diante da pressão foi um desafio pra mim e pra grande parte dos vestibulandos. Mas hoje eu olho e tenho vontade de dizer pra Carol do passado que vai passar e que todo o esforço valeu a pena”, concluiu.

Cinco meses sem celular

Jovem do Piauí nota 1000 na redação do Enem ficou cinco meses sem usar celular: 'ajudou a me concentrar melhor' — Foto: Andrê Nascimento/g1
Jovem do Piauí nota 1000 na redação do Enem ficou cinco meses sem usar celular: ‘ajudou a me concentrar melhor’ — Foto: Andrê Nascimento/g1

Enquanto se preparava para o Enem, Ana Carolina ficou cinco meses sem acesso a smartphones. Segundo ela, a medida evitou distrações.

“Eu imaginei que assim eu fosse me distrair menos. Então o que eu precisava, usava pelo computador. Sei que o celular muitas vezes ajuda a estudar, mas acho que ficar sem ele me ajudou a me concentrar melhor”, disse.

Publicidade

A estudante manteve uma rotina diária de 14 horas de estudos – 7h às 21h -, em média, na escola onde estudava. Aos finais de semana, tinha aulas das 7h às 18h. Ela estava no pré-vestibular e o Enem 2022 foi sua terceira tentativa de ser aprovada.

Para “fugir” um pouco da preparação intensa, costumava usar o tempo livre para sair para algum restaurante, em um jantar com os amigos e a família.

Nota mil na redação

Ana Carolina contou que, na redação, buscou utilizar o próprio repertório de referências e deu dicas para a produção textual.

“Eu sempre busco pelo menos três repertórios. Comecei, por exemplo, com um poema de Oswald de Andrade sobre os índios, e coloquei referências ao longo do texto, como essa de literatura e uma de história”, relatou.

Publicidade

Fonte: G1 Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS