Connect with us

DESTAQUES

Animais de rua são vítimas de envenenamento em Francisco Santos

Publicado

em

Ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, agredir, e condições insalubres são considerados crimes ambientais de acordo com a Lei de Crimes Ambientais.

Além de todas essas infrações citadas a morte por envenenamento é um ato que está se tornando “comum” em cidades da região de Picos.

No município de Francisco Santos, localizado a 370 quilômetros de Teresina, nos últimos dias pelo menos quatro cães e um gato foram mortos por envenenamento.

De acordo com Aline Batista que é defensora da causa animal, ela relatou a incidência de casos na cidade. Os atos veem sendo praticados desde o ano passado.

Ela que alimenta animais de rua, cuida e também quando possível resgata, lamentou as ações que vitimaram cães e gatos. “Ontem [quinta-feira] infelizmente um cachorro que eu alimentava e era praticamente meu veio a falecer por envenenamento, além de um gato”, relatou.

Publicidade

Na semana passada outros animais foram mortos com sinais de intoxicação por veneno. “Na semana passada teve caso de um gato envenenado e três cães. Tá uma coisa muito triste em nossa cidade. É muito triste. É revoltante!”, lamentou chamando atenção da população para que dê importância para cuidados com os animais.

“Infelizmente em cidade pequena é um assunto que as pessoas ainda não dão importância. Eu apoio a causa animal, gosto, faço o que posso pelos animais”, frisou.

As principais vítimas de envenenamento são cães e gatos. De acordo com Aline Batista, a mesma tentou impedir a morte de um gato com medicamentos entre outros procedimentos, mas o animal veio a óbito.

“É muito triste. É uma coisa que precisa ser abordada e as pessoas ficarem atentas. É preciso respeitar os animais porque isso é uma vida. Abraço essa causa e quero que isso mude muito mesmo”, apela

Aline ressaltou que a Prefeitura de Francisco Santos ainda não tomou nenhum posicionamento quanto à questão. “Pegar os animais e sacrificar não pode. É crime você pegar um animal saudável e sacrificar”, ressaltou.

Publicidade

A defensora da causa animal em Francisco Santos, relatou que na semana passada em apenas uma rua, três cachorros morreram vítimas de envenenamento.

“Muitos que não gostam de animais ficam incomodados com a situação, em ver a gente cuidando, alimentando, e assim os animais se aglomeram, às vezes ficam latindo. As pessoas acham que a solução é envenenar. Aqui, em cidade pequena, as pessoas são muito ignorantes nessa questão de crime contra os animais. Acham que não é nada. Acham que um animal de rua porque eles não têm vez e nem voz, não merecem estar vivos”, protestou Aline Batista enfatizando também que em Francisco Santos têm mais protetores de animais.

Outro lado

A redação tentou contato com o prefeito de Francisco Santos mas até o fechamento dessa matéria não obteve êxito.

Mais animais envenenados

Publicidade

Recentemente, na cidade de Fronteiras, animais de rua, bem como domésticos foram vítimas de envenenamento, após comerem pedaços de mortadela pela rua. Vários animais de estimação foram levados à morte de forma dolorosa e agonizante.

Tanto pela rua como ao redor de lixeiros públicos, foram encontrados e coletados pedaços de mortadela cortados em cubos, envenenados, local que geralmente animais de rua buscam alimento. Aproximadamente cinco cães e três gatos foram mortos por envenenamento em Fronteiras.

Lei de Crimes Ambientais

Mau-tratar animais é crime e está previsto em Lei Federal. Tanto as pessoas físicas quanto pessoas jurídicas que adotam essas práticas criminosas elas devem sofrer sanções penais e administrativas, além de reparar os danos causados. A lei de maus-tratos define da seguinte forma: praticar atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, ou exóticos a pena é de prisão de três meses a um ano, além da multa.

O responsável por esse ato pode ser enquadrado no crime de Crueldade contra Animais, que encontra respaldo legal na Lei de Contravenções Penais, Lei de Crimes Ambientais. No caso da venda do chumbinho, o crime é Contra a Saúde Pública (art. 273, parágrafo 1º-B, inciso I e IV do Código Penal).

Publicidade

Os sintomas do envenenamento por chumbinho podem ser tremores em alguns músculos, diminuição dos batimentos cardíacos, salivação excessiva, dificuldades para respirar, diarreia, vômitos, tosse, secreções nasais, edema pulmonar, o animal urina constantemente, perda da coordenação motora, etc.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS