Connect with us

DESTAQUES

Aniversário de fundação de Marcolândia e entrega de títulos de cidadania abrem programação da I MandioFest; fotos

Publicado

em

O município de Marcolândia celebra entre os dias 17 e 19 de agosto a I MandioFest. O evento é realizado pela gestão “Amor e respeito pelo povo” que tem à frente o prefeito Dr. Corinto Matos e tem como objetivo destacar e valorizar a mandiocultura, principal fonte de renda da cidade.

A programação iniciou na noite desta quarta-feira (17), na Câmara de Vereadores, com solenidade celebrativa do aniversário de 66 anos de fundação de Marcolândia, entrega de Títulos de Cidadania e Honra ao Mérito.

O primeiro ato foi em alusão ao aniversário de fundação. Posteriormente foram entregues as honrarias de Título de Cidadão Marcolandense e de Honra, ocasião em que 14 personalidades foram agraciadas pelo Poder Legislativo. O ato reconhece as contribuições para o desenvolvimento da cidade pelos homenageados.

Durante a sessão, cada homenageado teve seu histórico de vida apresentado, momento em que receberam seus diplomas, e houve pronunciamento dos vereadores autores da indicações. A solenidade foi marcada pela exibição de acervo cultural de Marcolândia.

O prefeito, Dr. Corinto Matos, fez uso da palavra e enalteceu as comemorações. “O momento é de satisfação e emoção, de agradecer a Deus. A terceira festa da fundação do município de Marcolândia, data que meu avô Corinto Machado Matos chegou aqui com uma equipe que tanto batalhou o crescimento dessa cidade. Marcolândia é diferente por inúmeros fatores e cresce a cada dia”, frisou.

Enaltecendo a luta cotidiana dos marcolandenses, Corinto destacou. “Não tenho dúvida que a gente tem muito mais para crescer. São etapas, desafios e conquistas que virão […] vamos tentar aos poucos melhorar a qualidade de vida das pessoas que tanto fazem nossa cidade crescer”, disse.

Publicidade

Mencionado as honrarias, o prefeito Corinto destacou que todos são merecedores. “Cada um foi bem escolhido aqui pelos vereadores […] temos essa visão que o carro chefe, a força da nossa economia é a mandiocultura, é a força dos donos de casa de farinha, dos agricultores. Esse produto que sai tantos derivados e que leva Marcolândia a todos os lugares do Brasil tinhamos por obrigação fazermos essa festa. A data de 18 de agosto é relevante, é a data de fundação da cidade”, disse o prefeito convidando a população à prestigiar as festividades da I Mandiofest que acontece nesta quinta e sexta-feira.

Corinto concluiu falando sobre a abertura da agência do Bradesco. “Tenho certeza que o crescimento virá através dos donos de casa de farinha e das empresas fazendo que o dinheiro circule em Marcolândia para que esse desenvolvimento aconteça ainda mais rápido”, finalizou o prefeito de Marcolândia.

O vice-prefeito, Valmir de Juracy, fez uso da palavra saudando o público presente e destacou a época em que juntos com demais parlamentares solicitou a instituição da festa em homenagem aos produtores de mandioca.

“Marcolândia tem duas histórias para serem lembradas. Ela começou pelo posto fiscal”, disse citando nomes de pessoas que presenciaram o marco na época.

“Hoje a Marcolândia é conhecida como uma cidade da mandiocultura e estamos aqui na entrega de honras ao mérito. Em 2011, no dia 04 de fevereiro fui autor do requerimento para a festa da farinha. Existe este projeto de lei e não perdemos essa oportunidade de fazer essa festa. Os vereadores da época já tinham essa visão de que Marcolândia estava crescendo e seu potencial era a mandiocultura”, destacou Valmir que foi vereador no ano de 2011.  

O vereador, Chaguinha Ramos, presidente da Câmara agradeceu a presença de todos no uso breve da palavra.

Fundação de Marcolândia

As homenagens foram direcionadas às pessoas que contribuíram para a fundação de Marcolândia. O primeiro homenageado foi Corinto Machado de Matos Neto (prefeito) juntamente com sua tia Vanda Lima de Matos. Os dois representaram Corinto Machado de Matos, membro fundador.

Publicidade

O segundo homenageado foi Gilvaldo Rodrigues representando a família de Jeremias Isaque. Jeremias chefiou na época a Casa Grande na localidade Morada Nova, local onde iniciaram as cobranças de impostos.

Roberto e Ribinha receberam as honrarias representando a família Lima.

Francisca Efigênia recebeu a honraria em nome da família de João Roseno dos Santos. Dona Hercília representou a família do soldado Antônio.

As homenagens prosseguiram para João Carvalho de Andrade e Odolina Francelina de Carvalho, um dos primeiros moradores.

A oitava homenageada foi para Mariosa seguida de Miriam que representou a família de Seu Quinca Crente.

Paulo Pinheiro de Andrade homenageado durante solenidade representou Davi de Lima Andrade e sua mãe Telma de Rocélio.

Publicidade

O ramo de hotelaria foi reconhecido com Chagas Vitalino que recebeu a homenagem e foi o proprietário do clube Senadinho, primeiro clube de Marcolândia. Hoje o espaço é denominado Terraço.

Osvaldo Antônio da Costa foi um dos homenageados, funcionário público aposentado do Estado, e ex-vereador de Padre Marcos.

Joel e professor Airton Brito foram homenageados representando o saudoso Manoel Avelino de Brito. Manoel foi professor e dava aulas em paredes utilizando pedaços carvão.

Título de Cidadão

O momento de homenagens foi marcado pela entrega de títulos de cidadania e honra ao mérito.

Publicidade

O primeiro título de cidadão foi entregue à Ismael Rodrigues Soares, presidente do bairro Cohab. Em seguida João Paulo Ribeiro recebeu o título.

As demais honrarias foram entregues à Josean Santos Almeida, Francisco Pedro de Araújo, Andrelina Josefa da Conceição, Francisco Jonas dos Santos, José Valdemiro de Sousa, Ernani Alves da Silva Júnior, Ismaveth Coutinho, Joel Rodrigues Coutinho, Eribetânia Maria Carvalho Sousa, Gilmar de Carvalho Silva, Jocélia Maria da Conceição Carvalho, Maria Conceição de Andrade, Domitília de Sousa Alencar Damasceno e João Manoel Viana.

A solenidade foi prestigiada por representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, ex-prefeitos, ex-vereadores, secretários, professores, familiares de homenageados e contou com a participação do cantor Rômulo Júnior. Ao final da sessão foi ofertado jantar a todos os participantes.

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS