Connect with us

DESTAQUES

Aniversário de Santo Antônio de Lisboa e Festa do Caju reúnem centenas de pessoas na missa e shows; Dr. Karlão entrega obra de praça e van

Publicado

em

O município de Santo Antônio de Lisboa encerrou, na noite deste sábado (09), a programação das festividades do aniversário de 58 anos de emancipação política da cidade, assim como da XVI (Décima sexta) Festa do Caju, evento tradicional do município.

A programação geral iniciou na quarta-feira (06) e se encerrou nesta sexta-feira (08).

Ontem (09), dia de encerramento das festividades, e data oficial de aniversário do município, a Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa organizou um ato cívico de hasteamento das bandeiras, em frente à sede administrativa, entrega de fardamento para os garis e de uma van para a Secretaria de Saúde, corte do bolo, entrega da reforma e modernização da praça José Anailson Rodrigues, premiação do campeonato de futsal feminino e masculino, onde a equipe Corujão e a Leão Estrela foram premiadas como campeã e vice, respectivamente. E já as equipes masculinas, o time da Juventus foi o campeão e o da Cohab ficou em segundo lugar, além da realização da missa e a tradicional festa musical.

A Secretaria Municipal de Saúde, Marciana Regina, foi quem recebeu as chaves da van enviada pelo Ministério da Saúde, através de emenda do Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira falou da conquista.

“Mais um importante benefício em favor da nossa população. Que agora passa a contar com um transporte mais adequado para a transferência para outros centros de saúde de Picos e Teresina”, disse agradecendo ao Ministro Ciro e ao Dr. Karlão.

O evento contou com a presença do deputado estadual Francisco Costa, dos vereadores, secretários, o ex-prefeito Wellington Carlos, e do prefeito de Sussuapara, Naerton Moura.

O prefeito Dr. Francisco Karlos Leal Gomes, o Dr. Karlão, declarou que tudo transcorreu em paz e conforme o programado pela equipe organizadora. Ainda frisou a economia gerada pelo caju no sustento de boa parte da população de Santo Antônio de Lisboa.

“O aniversário de Santo Antônio tem um significado muito especial para todos depois que o mundo foi assolado por essa calamidade que nos tirou o contato físico com muitas pessoas que amamos. Então esse é um motivo a mais para comemorar o aniversário de nossa cidade. Somos a cidade do Brasil com uma das maiores produções de caju e que traz o sustento de boa parte de nossa população. Isso é muito gratificante. Concluímos nossa festividade de aniversário da cidade e mais uma festa do caju. Tudo aconteceu em paz. Estivemos com boas atrações musicais e grande aceitação do público, conforme é possível ver com a quantidade de pessoas. A missão foi cumprida com excelência”, declarou.

O ex-prefeito de Santo Antônio de Lisboa, Wellington Carlos, parabenizou a gestão pela organização das festividades após dois anos sem eventos por conta da pandemia.

“Estamos comemorando 58 anos de nosso município e com a festa da cajucultura, que é um grandioso evento de nossa cidade. Tivemos um grande público, com pessoas da macrorregião, e é um prazer sermos receptivos. Tenho também que agradecer a nosso prefeito Dr. Karlão e à vice, Mircéia, e a todo o grupo político e organização do evento, que nos proporcionaram uma festa linda. A expectativa foi cumprida. Estávamos há dois anos sem fazer esse evento por conta da pandemia e hoje pudemos fazê-lo com mais de 90% da população piauiense vacinada”, falou emocionado.

O deputado estadual Francisco Costa também deixou sua mensagem aos lisboenses. Ele destacou o prazer em participar da festividade e elencou algumas de suas contribuições parlamentares para o município.

“É um prazer participar da comemoração dos 58 anos de emancipação política de Santo Antônio de Lisboa, ao lado do prefeito Karlão, da vice-prefeita Mircéia, e de todos os vereadores, assim como do ex-prefeito Welington. A gente vê o compromisso de querer cuidar da cidade. Eu, como deputado estadual, tenho buscado também dar a minha contribuição. Conseguimos ajudar com o custeio na área da saúde, que viabilizou reformas de unidades de saúde; viabilizamos dois microtratores que vão ajudar na cidade, que é a capital do caju, porque tem uma economia onde o destaque maior é a cultura do caju. Além de outros investimentos como construção de passagem molhada, que já está em processo de licitação; e mais recursos para este ano de 2022 para custeio de obras”, falou.

A vice-prefeita de Santo Antônio de Lisboa, Mircéia Carvalho, agradeceu a Deus pelo retorno das festividades após os dois anos de pandemia, e consequente geração de renda com o agronegócio.

“Gostaria de falar do meu contentamento, da minha gratidão a Deus por a gente estar vivendo esse momento hoje. Após dois anos de pandemia a gente retornou as atividades festivas no município e tentamos agregar a Festa do Caju ao aniversário de emancipação política do município num evento só, para que pudéssemos assim incentivar o agronegócio, as atividades econômicas ligadas ao caju, ao mesmo tempo que pudéssemos incentivar também as atividades culturais no município. Esses dois dias de festa foram bastante produtivos, teve muita participação da população e a gente segue trabalhando em prol de Santo Antônio de Lisboa e parabenizando nosso jovem município pelos seus 58 anos de emancipação política”, explanou ela.

_Pai do homenageado fala da reforma e modernização de Praça:

Publicidade

Dentro da programação deste sábado (09), Dr. Karlão fez a entrega da praça José Anailton Rodrigues, que passou por uma reforma de modernização e revitalização. O pai do homenageado, João Belarmino, de 84 anos, agradeceu a homenagem a seu filho.

“Estou muito feliz por ter sido convidado pelo prefeito para estar aqui na praça hoje, mas ao mesmo tempo triste, porque o meu filho está sendo homenageado, mas ele não está aqui para poder ver essa homenagem. Então, ao tempo que fico feliz, também fico triste por ter perdido meu filho e com a saudade. Meu filho era muito amado por mim e pelas pessoas”, afirmou.

_ Padre celebrante da missa em ação de graças avalia o ato religioso:

O Padre Francisco Régis de Moura, vigário responsável pela área pastoral de Santo Antônio de Lisboa, durante a missa frisou a fé do povo do município, que possui uma marca forte de devoção. Ele ainda parabenizou a população pelo aniversário de emancipação do município.

“Estou há três meses neste município e hoje tendo a alegria de celebrar, com os seus munícipes, os 58 anos de emancipação político-administrativa. Além de ser a terra do caju, é uma terra de grande expressão de fé e sem sombra de dúvidas, nós, enquanto Igreja Católica, continuamos este trabalho tendo em vista que a igreja está aqui já há mais de oitenta anos. Então aproveitamos o ensejo para parabenizar a todos aqueles que fazem este município e aqueles que amam Santo Antônio de Lisboa e a você que acompanha o Cidades na Net, o meu afetuoso abraço”, declarou.

_Shows encerram programação:

Para encerrar o aniversário do município, a gestão ofereceu aos munícipes e turistas, uma noite de show com as bandas Malla 100 Alça, Gean Batidão, Forró Di Latada, Danilo Pisada e Mailson Show. Na noite anterior, a festa foi comandada por João da Pisada, Edu Safadão e Brasas do Forró.

Facebook

MAIS ACESSADAS