Connect with us

DESTAQUES

Apenas Picos e outras 14 Prefeituras do Piauí aderem ao Consórcio de Vacinas

Publicado

em

Quinze prefeituras piauienses já estão cadastradas no Consórcio Público para aquisição de vacinas contra a Covid-19.

Além de Teresina, os municípios de Picos, Batalha, Bom Jesus, Água Branca, São Pedro do Piauí, Pimenteiras, Avelino Lopes, Beneditinos, Sigefredo Pacheco, São João do Arraial, Angical, São José do Divino, Piripiri e Sebastião Leal aparecem na lista atualizada pela Frete Nacional de Prefeitos (FNP) que organiza o grupo. Em todo o país, até às 17 horas desta quinta,4, 1292 cidades já preencheram o cadastro e estão habilitadas para participar da compra conjunta de imunizantes. Esses municípios compreendem 89 milhões de pessoas. Hoje,5, é o último dia para aderir à à iniciativa, sem custo nenhum, até o dia 5 de março (sexta-feira) em formulário específico, disponível no site da FNP.

O consórcio será oficialmente instalado até o dia 22 e dará suporte aos municípios caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), do governo federal, não consiga suprir a demanda nacional. Existem três alternativas para os recursos que irão viabilizar, além de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos  : por meio dos municípios consorciados, de aporte de recursos federais e de eventuais doações nacionais e internacionais.

“O consórcio não é para comprar imediatamente, mas para termos segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Nesse caso, os prefeitos já teriam alternativa para isso”, informa presidente da FNP, Jonas Donizette. A primeira tentativa será para que os municípios não precisem desembolsar nada para aquisição das vacinas. Caso isso ocorra, a ideia é reembolsá-los. Não seria adequado os municípios terem esse gasto diante do PNI, pois já estão afogados em dívidas por conta do momento”, disse o presidente da entidade”, garante.

 

Publicidade

Fonte: Meio Norte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS