DESTAQUES

Após regularização, mais de 7 mil títulos de eleitores são cancelados na região de Picos

Publicado

em

O prazo para regularização de pendências na Justiça Eleitoral foi encerrado no dia 09 de maio em todo o país e no cartório das zonas eleitorais de Picos resultou no cancelamento de 7.491 títulos de eleitores. Este número considerado elevado ainda pode ser maior mediante a computação final dos cadastros.

Para atender à demanda do público que necessitava regularizar o título de eleitor, no último dia do processo foi necessário estender o horário de atendimento até às 21 horas no Cartório Eleitoral de Picos. Eleitores de oito municípios da região – Paquetá do Piauí, Santa Cruz do Piauí, Wal Ferraz, Bocaina, São Luís do Piauí, São João de Canabrava, Monsenhor Hipólito e Santo Antônio de Lisboa – foram submetidos ao recadastramento biométrico.

O chefe de Cartório da 10ª zona eleitoral de Picos, Luís Borges, explicou que no período de regularização do título de eleitor a demanda de trabalho é intensificada nos últimos dias, pois as pessoas deixam para sanar as pendências na “última hora”.

“Como acontece todos os anos já estamos preparados. Foi uma demanda grande apesar de termos uma grande equipe, mesmo assim houve acúmulo de pessoas e extrapolamos o horário de atendimento. No dia seguinte ao encerramento das operações ainda apareceram pessoas para regularizar a situação, mas o prazo já havia sido concluído. Se a pendência for apenas multas, o eleitor ainda pode votar, em outras situações ocorre o cancelamento”, disse Luís Borges.

Sobre o número de cancelamento de títulos, Luís Borges frisou que este é elevado e que um novo prazo para regularizar as pendências, bem como para emissão e transferência de título será aberto em novembro. Ele acrescentou ainda que os trabalhos no Cartório Eleitoral se voltam agora para a visitação dos locais de votação e instalação de seções e seleção de mesários.

Publicidade

O Cartório Eleitoral de Picos responde por 15 municípios da macrorregião que integram as três zonas 10ª, 28ª e 62ª.

Título Digital

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou no final de 2017 o título eleitor digital “E- título”. O documento digital substitui o atual título de eleitor e pode ser baixado gratuitamente por smartphone ou tablet por meio da App Store (sistema IOS) e do Google Play (sistema Android).

“Nesta eleição você pode votar só com ele, não precisa mais levar identidade ou o título. Você baixa o aplicativo no celular, gratuito e para usar não precisa está conectado à internet. O título digital possui mais informações até mesmo que o próprio título convencional”, informou Luís Borges.

Fonte: Folha Atual

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile