APPM: prefeituras querem aumento de 4% no Fundeb para pagar piso de professores
Publicado por: Jaqueline Figueredo | Data: 26/01/20

APPM: prefeituras querem aumento de 4% no Fundeb para pagar piso de professores

Os prefeitos do Piauí querem que haja um aumento de cerca de 4% no repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O aumento equivaleria ao custo do reajuste no piso nacional dos professores, divulgado recentemente pelo Governo Federal.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura, afirmou que os municípios irão recorrer ao Ministério da Economia para uma contrapartida da União diante do reajuste de 12,84% no piso salarial dos profissionais da rede pública da educação básica. De acordo com o presidente, os prefeitos do Piauí receberam o reajuste com “surpresa” já que os reajustes dos anos anteriores variaram entre 5 e 6%.

“O Fundeb do jeito que está não é fonte suficiente para pagar esse aumento. Estamos com uma proposta junto ao Ministério da Economia que é quem dá o aval nesses casos. O governo deu cerca de 9.8% de reajuste no fundo o que ficaria quase 4% de diferença para as prefeituras. A gente espera que o governo dê essa contrapartida, se não teremos que buscar dentro da própria receita do município”, afirmou Jonas Moura.

O piso salarial dos profissionais da rede pública da educação básica em início de carreira passou de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,24 em 2020.

“Os professores merecem, a gente defende esse aumento”, afirmou o prefeito. Segundo ele, são condizentes os dados relacionados ao valor por aluno dos anos anteriores e ao crescimento do PIB, usados como referência para o reajuste dado pela União. “Os números batem, mas caso esse aumento permaneça assim, vamos ter que alterar a lei, propondo que a União complemente o valor via aumento no Fundeb”, explicou o presidente da APPM.

Cidade Verde

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES

Criança de 7 anos atropelada ao atravessar pista morre no Piauí

A  criança de sete anos de idade, que sofreu um grave acidente automobilístico recentemente na zona rural de Esperantina, não resistiu aos ferimentos e acabou vindo a óbito na terça-feira (13). Maria Eduarda, que sofreu

DESTAQUES

Mais de 35 crianças sofrem intoxicação após tomar remédio no interior do Piauí

Mais de 35 estudantes da Escola Municipal Justina Freitas de Souza sofreram reação alérgica após o consumo de Albendazol, remédio recebido pelas crianças durante a campanha nacional de combate ao

DESTAQUES 0 Comments

PATOS | Dois caminhões colidem na BR 407 e motorista fica preso às ferragens; veja fotos

Dois caminhões modelo Mercedes-Benz 710 se colidiram na noite deste domingo (9), por volta das 22h, na BR 407, próximo ao povoado Maria Preta, no perímetro do município de Patos