Connect with us

DESTAQUES

Aprovados aguardam decisão sobre convocação de excedente do concurso da Polícia Militar do Piauí

Publicado

em

Um parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE) sobre a mudança no concurso público da Polícia Militar do Piauí está sendo aguardado, para que o governo piauiense convoque 565 candidatos classificados no certame. Eles são considerados excedentes, já que o edital foi para o preenchimento de somente 650 vagas.

O assunto foi discutido, esta semana, na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Assembleia Legislativa, numa audiência pública. O deputado coronel Carlos Augusto (MDB) informou que conversou com a governadora Regina Sousa (PT) sobre a convocação dos excedentes e informou que ela manifestou simpatia pela reivindicação.

“Ocorre que a governadora está aguardando um parecer da Procuradoria Geral para tomar uma decisão sobre o assunto”, declarou o deputado Carlos Augusto.

Caso a reivindicação seja aceita o número de vagas subirá para 1 mil.

A audiência pública foi requerida pelo progressista Mardem Menezes que defendeu o fim da cláusula de barreira, incluída no edital do concurso, que exclui os excedentes, defendeu a formação de um cadastro de reserva com os todos os classificados e disse que apresentou uma proposição na Assembleia Legislativa para evitar que ocorra limite de convocados nos próximos concursos.

Publicidade
Audiência pública na Alepi debateu a situação de classificados no concurso público da Polícia Militar do Piauí. — Foto: Ascom Alepi
Audiência pública na Alepi debateu a situação de classificados no concurso público da Polícia Militar do Piauí. — Foto: Ascom Alepi

O representante do Comando Geral da PM-PI, coronel José Soares de Alencar Filho, disse que o objetivo é a convocação do “máximo de candidatos classificados”, que acredita na possibilidade de ocorrer um incremento na chamada dos aprovados e que considera muito importante a pressão que está sendo feita neste sentido.

A audiência pública teve a participação de classificados no concurso, dentre eles, João Brito, que defendeu a convocação dos excedentes afirmando que existem 3.245 cargos vagos para soldado na PMPI. Respondendo a uma indagação sobre a convocação de todos os candidatos que foram empatados na classificação, o coronel José Soares disse que a PM-PI seguirá todos os critérios de desempate previstos no edital do concurso.

Ainda não há um prazo definido para que este parecer seja dado pela PGE, porém, os deputados solicitaram que os candidatos aguarem antes de judicializarem a questão.

Fonte: G1 Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS