DESTAQUES

Ato cívico, desfile e apresentações marcam Dia da Independência do Brasil, em Francisco Santos; fotos

Publicado

em

Em alusão ao Dia da Independência do Brasil, comemorado em 07 de setembro no calendário anual, na manhã desta quinta-feira (07), o hasteamento das bandeiras, desfile cívico e apresentações por parte dos estudantes marcaram a data histórica do país no município de Francisco Santos.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Francisco Santos, que tem como chefe do executivo o prefeito Dr. Luís José, através da Secretaria de Educação, e abordou o tema “Sustentabilidade: Olhares que transformam”.

Evento

Iniciando a comemoração, em frente à Prefeitura Municipal, foram convidados alunos do município portando as bandeiras do Brasil, do Piauí e de Francisco Santos, bem como o casal rei e rainha, representando a educação municipal. Os grupos tomaram posição de destaque no início do evento.

Em seguida, o prefeito Dr. Luís, o presidente da Câmara Municipal, vereador Tiago Ramon, e o comandante do GPM do município, cabo Damião, hastearam as bandeiras ao som dos respectivos hinos. O ato simboliza um momento de patriotismo à nação.

Logo em seguida, os pelotões formados pelos alunos das unidades escolares seguiram em desfile cívico pela Avenida Chagas Rodrigues, ao som das fanfarras de música e ao tempo que eram prestigiados por diversas pessoas.

Apresentações

Depois do desfile, as apresentações se concentraram em frente ao Mercado Municipal, tendo início com a educação infantil do município, composta pelas escolas Creche Mãe Santa, Pré Escolar Dina Mariinha e Isac Pereira. Os alunos apresentaram o tema sustentabilidade, sobre questões sociais, econômicas e ambientais, trazendo a reflexão para um país mais sustentável.

Após, a escola Dona Santana apresentou o tema “Educação para a sustentabilidade: O poder de transformação”, destacando, principalmente o uso da reciclagem para um melhor aproveitamento de materiais. Também foram expostas maquetes sobre o que foi abordado pelos estudantes.

No momento, crianças representaram o prefeito e vice-prefeito, Dr. Luís José e Edson Carvalho, segurando o selo C do ICMS Ecológico, conquistado pelo município de Francisco Santos.

Na sequência, as escolas Isac Pereira, Pré Escolar e Dona Mariinha explanaram o tema “Sustentabilidade Social”. Os alunos representaram a base da sustentabilidade social, família e fé. Os cartazes trazidos pelos alunos apresentam algumas necessidades para que a sustentabilidade aconteça; mais educação, mais saúde e mais segurança.

Os estudantes destacaram, também, atitudes de empresas que podem e buscam e podem amenizar o impacto ambiental, como: adote um copo; redução do uso de sacolas plásticas; adesão por garrafas retornáveis. Eles também frisaram as fontes renováveis de energia com o tema “Uma nação que consegue controlar suas fontes de energia pode controlar seu futuro”.

A próxima apresentação falou sobre a conservação do solo, destacando os alimentos plantados e colhidos na terra, a qual deve ser preservada, bem como as formas para fazer uma boa preservação do solo.

Publicidade

Os estudantes trouxeram uma realidade nos dias atuais e alertaram sobre o consumismo exagerado de compras.

Fechando as apresentações, a escola José Ramos trouxe a temática “Sustentabilidade econômica e financeira, que pontuou questões importantes relacionada a natureza e ao dia a dia das pessoas, de forma que todos possam reconstruir um lugar para viver de maneira sustentável.

Falas

O prefeito Dr. Luís José, ressaltou que o desfile do Dia da Independência já se tornou tradição no município.

“O desfile do dia 07 de setembro é uma tradição no nosso município, estamos comemorando os 201 anos da nossa independência, bastante prestigiado pela população. Os alunos fizeram um desfile maravilhoso, destacando sobre a reciclagem, e o dia 07 de setembro sempre é comemorado com muito amor e com toda adesão da comunidade”, afirmou o prefeito.

A secretária de Educação, Tássia, abordou sobre o desfile e explicou acerca da sustentabilidade que vem sendo trabalhada no município.

“Hoje a gente realizou em mais um ano o desfile cívico do dia 07 de setembro, onde foi tratado sobre sustentabilidade de forma geral, tanto ambiental, como econômica, social, e é um assunto muito importante que a gente vem desenvolvendo no nosso município desde o ano passado, onde a gente conseguiu o selo do ICMS Ecológico. Hoje nós contamos com a presença dos alunos das sete escolas municipais, temos cerca de 1000 e 100 alunos, mas aqui estamos tendo 700 alunos participando, também contamos com a equipe gestora e todos os professores. Foi apresentado no desfile sobre a reciclagem, roupas que foram feitas pelos próprios professores, para tentar mostrar um pouco de tudo que vem sendo desenvolvido no município para preservar essa sustentabilidade”, finalizou a secretária.

Denise Costa é diretora da escola Santa Filomena. Ela afirma que avaliou o desfile de forma positiva.

“Eu estou realizada e extremamente satisfeita pelo resultado, porque a gente sabe que é um trabalho árduo de equipe, união, com todos os professores e servidores, contamos com o suporte da Secretaria de Educação e da Prefeitura. Então, quando a gente ver que deu certo, ficamos satisfeitos, porque é um trabalho em equipe. A Fanfarra é representada pela maioria dos alunos da escola Santa Filomena e isso é gratificante. Nós conseguimos repassar todas as nossas ideias e projetos em relação ao tema que recebemos, que foi sobre sustentabilidade”, concluiu a diretora.

Danielle estuda no 9 ano na escola Santa Filomena e é integrante da Fanfarra. Ela comenta o que achou do evento.

“Eu achei muito bom, muitas pessoas assistindo, e eu queria agradecer por ter chegado nessa Fanfarra. Estamos comemorando mais uma data da Independência do nosso país, que é uma data muito importante”, disse.

Além das parecenças citadas, secretários municipais, vereadores e a população prestigiaram o evento.

7 de Setembro

A independência do Brasil aconteceu em 7 de setembro de 1822, quando, supostamente, D. Pedro (futuro D. Pedro I) provlamou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo. Com isso, o Brasil rompeu sua ligação com Portugal e consolidou-se como nação independente.

Neste ano de 2023, o Brasil celebra os 201 anos de independência, sendo uma das datas mais importantes do calendário brasileiro.

Publicidade

Imagens;

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile