Connect with us

DESTAQUES

Bandidos furtam hóstias e incendeiam igreja no Sul do Piauí; bispo repudia “ato profano”

Publicado

em

A Igreja de São Sebastião, localizada em Floriano, distante 244 quilômetros ao Sul de Teresina, foi furtada e incendiada por bandidos durante o Carnaval.  Os assaltantes entraram no templo religioso através do telhado e furtaram o sacrário, onde estavam as hóstias consagradas da Eucaristia da paróquia.

O comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, coronel Rubens Lopes, informou ao Cidadeverde.com que os bandidos fizeram “um limpa” na igreja. O assaltantes também levaram caixas de som, microfone, mesa de som, dentre outros equipamentos eletrônicos do templo. Na saída, os criminosos ainda incendiaram o salão paroquial. O fogo danificou parte das paredes e do teto da igreja, além de destruir vestes litúrgicas e documentos da paróquia.

“A igreja São Sebastião fica localizada em uma região distante do Centro, próximo a um matagal. Os bandidos aproveitaram esses período do carnaval. Na fuga eles ainda enterram uns objetos na região do matagal. Alguns objetos já foram recuperados. Ainda não temos informações sobre a autoria do crime”, disse o comandante.

Ainda de acordo com o comandante, a comunidade está revoltada com a ação dos criminosos. O caso foi registrado na Polícia Civil de Floriano. O Cidadeverde.com tentou falar com a delegada que investiga o caso, mas as ligações não foram atendidas.

Ainda na região Sul do Estado, outro templo religioso foi alvo da ação de criminosos neste Carnaval. O santuário João Paulo II, situado na cidade de Landri Sales, teve uma imagem de Jesus Cristo crucificado depredada.

Publicidade

O delegado da Polícia Civil de Guadalupe, Thiago Sales, disse que soube do caso informalmente e que até a manhã desta quarta-feira (14) não havia sido registrado nenhum Boletim de Ocorrência sobre ação.

O delegado afirma que não considera o ataque ao santuário como intolerância religiosa e, sim, como vandalismo.

“Essa questão do santuário é recorrente e a causa é vandalismo porque na região tem muitos usuários de droga”, disse o delegado Thiago.

Bispo repudia ataques e critica ato “profano”.

O bispo da Diocese de Floriano, Dom Edivalter Andrade, divulgou uma nota repudiando os ataques criminosos contra o santuário da cidade de Landri Sales e o incêndio do salão paroquial da Igreja de São Sebastião, em Floriano. O representante da igreja católica considera o furto do sacrário como um “ato de profanação”.

Publicidade

“Pode ser que quem furtou nem saiba o que siginifica a eucarista, mas foi um ato de profanação, que nos agride. O sacrário foi encontrado no matagal, mas não pode mais ser utilizado”, declarou o bispo.

O religioso defende que os ataques marcam a “degradação moral que marca a história recente do nosso país” e pede a superação da violência. Ao Cidadeverde.com, Dom Edilvater declarou que também não considera os casos como intolerância religiosa.

“Eu vejo mais como uma face da violência. Pessoas que usam drogas e procuram coisas de valor que possa vender. É gente que não tem amor pela vida e respeito às pessoas e aos símbolos religiosos”, ressaltou o bispo.

Após a restauração da igreja de São Sebastião e do sacrário, o bispo realizará uma missa de desgravo em decorrência  do ato de profanação da eucaristia.

Veja nota na íntegra:

Publicidade

Nos últimos dias do feriado prolongado de carnaval, nós católicos da cidade de Floriano-PI, Landri Sales-PI, e de toda a Diocese de Floriano, fomos surpreendidos com os ataques criminosos ao templo da Comunidade São Sebastião, no Conjunto Pedro Simplício, a profanação da Eucaristia nesta mesma igreja e a destruição da imagem do Cristo Crucificado do Santuário localizado no centro da cidade de Landri Sales.

Estes fatos nos fizeram recordar recentes acontecimentos de repercussão nacional que revelaram a degradação moral que marca a história recente do nosso país com suas conseqüências na política, na economia e na religião. 

Mais uma vez temos que manifestar nossa tristeza, indignação e nosso repúdio diante da total falta de respeito aos símbolos sagrados da nossa fé e constatar que a violência está fora do controle das autoridades. 

Os ataques sofridos pelos católicos da Diocese de Floriano no tratamento desrespeitoso de seus objetos sagrados revelam mais uma triste face da violência que é ainda mais grave e preocupante quando atinge o ser humano que é a imagem e semelhança de Deus (cf. Gn 1,27), templo de Deus e morada do Espírito Santo (cf. 1 Cor 3,16). 

O templo e a Eucaristia foram profanados e isto nos entristece como nos entristece também perceber o crescimento da violência praticada em todos os níveis da sociedade e reforçada por um sistema político e econômico injusto que vigora em nosso país, tornando ainda mais distante o dia da paz. 

Publicidade

Contudo, não perdemos a esperança. Continuaremos no caminho do seguimento de Jesus, Príncipe da Paz, que nos recomenda como remédio para combater o mal, o amor que Ele tem por todos nós e que manifestou até mesmo aos seus algozes. O Cristo desrespeitado e agredido na Eucaristia e no Crucifixo destruído, está sendo também desrespeitado e agredido nas pessoas e, mais ainda nos pobres e excluídos com seus direitos negados e sua dignidade humana violada. 

Como seguidores de Jesus, não nos cabe erguer a bandeira do ódio. Cabe a nós o amor incondicional que não é fácil, mas é possível praticar. 

Por isso, assumiremos com muito empenho a Campanha da Fraternidade 2018 com o tema “Fraternidade e Superação da Violência” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). Assim esperamos, com toda a Igreja, “construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência” (Texto Base CF/2018).

Aos párocos Pe. Nylfrânyo, Pe. Ivam e ao Povo de Deus das Comunidades São Sebastião e Santa Cruz nossa solidariedade e, pelos malfeitores, a nossa prece suplicante para que a Misericórdia de Deus os alcance. Rezemos também para que nós mesmos, cristãos e cidadãos brasileiros, saibamos dar nossa corajosa contribuição na construção de uma sociedade com menos exclusão, mais acolhimento e oportunidades de crescimento para todos, a fim de que a violência e todo mal sejam cortados pela raiz. 

Ao término da restauração do templo, do sacrário e do crucifixo – o que deverá acontecer também com a nossa ajuda – celebraremos uma missa de desagravo e reinstalaremos a Capela do Santíssimo com a devida reposição dos demais símbolos religiosos.

Publicidade

Com a ternura de Cristo, o meu abraço a todos e todas!

Dom Edivalter Andrade, Bispo Diocesano.

igreja_(1).jpgDivulgação e portal Cidade Luz

igreja_(6).jpgDivulgação e portal Cidade Luz

  • igreja_(5).jpgDivulgação e portal Cidade Luzigreja_(4).jpgDivulgação e portal Cidade Luz
  • igreja_(3).jpgDivulgação e portal Cidade Luz
  • igreja_(2).jpgDivulgação e portal Cidade Luzigreja_(6).jpgDivulgação e portal Cidade Luz

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS