Connect with us

Bocaina

Barragem de Bocaina registra maior nível dos últimos 08 anos; veja imagens aéreas

Publicado

em

Mais uma barragem está com nível de água elevado e perto de atingir sua capacidade máxima, devido ao volume de chuvas que tem caído em toda região Centro-Sul e Sudeste do Piauí.

O inverno em 2020 é por muitos estudiosos do clima e também agricultores, considerado como um dos melhores dos últimos oito anos.

Apesar de se aproximar do final do mês de abril, há ainda muitas expectativas para mais chuvas. Com isso, a caatinga que até o mês de dezembro estava desfolhada, agora ganha uma nova roupagem.

Entre tantos outros reservatórios, a barragem de Bocaina está cada vez mais próximo de atingir seu volume máximo de 106 milhões de metros cúbicos de água, registrando até agora 88% de sua capacidade, equivalente a 90.000.000,00 m³ (noventa milhões de metros cúbicos).

De acordo com o técnico do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Francisco Teixeira, o Nena, falta pouco mais de três metros para atingir a capacidade total e transbordar.

Publicidade

“Ainda faltam três metros e vinte centímetros para ela sangrar”, disse.

Em toda sua história, a barragem de Bocaina, transbordou “sangrou” três vezes, sendo que duas delas aconteceu antes da construção do sangradouro.

A primeira vez foi em 1985 de acordo José Araújo Macedo, conhecido como Cazuzinha, quando ainda não havia o canal do sangradouro e a água passou por cima da parede. A segunda ocasião, aconteceu já no final da década de 80, em 1989. O terceiro e último transbordo, já depois da conclusão do vertedouro com estrutura de concreto, ocorreu em 2009 atraindo dezenas de curiosos e banhistas.

A represa que há 11 anos não transborda é um dos principais pontos turísticos e de lazer que atrai visitantes da região e de outros estados, movimentando o comércio em restaurantes e a piscicultura como fontes de renda na região.

Outro fator que deu maior visão como ponto turístico além das cheias foi a realização do Carnaval da Barragem pela primeira vez em 2005. De lá para cá sempre ganhando forças impulsionando a economia local de bares e restaurantes.

Publicidade

Projeto de construção Barragem de Bocaina ou Barragem do Guaribas

De acordo com Antônio Francisco Vieira, conhecido como Antônio Corró, a barragem teve seu primeiro projeto de construção no ano de 1951 previsto para a localidade Barra do Guaribas, no rio Riachão onde há o encontro com o rio Guaribas, situada a 2,5 km, do ainda então povoado Bocaina, zona rural pertencente a Picos.

Anos mais tarde o projeto ganhou novos rumos e os engenheiros estudaram a possibilidade de fundação na localidade Cachoeiras do Besouro, situada a 1 da km. Por conta de cálculos técnicos concluiu-se que haveria inundações no povoado.

O terceiro e último projeto de engenharia decidiu que a construção seria no pequeno povoado Filisberto, localizado entre Curral Velho e Lagoa Grande, onde iniciou o processo de desmatamento. Nessa época, Bocaina já tinha sido emancipada politicamente.

A construção da barragem de acordo com Antônio Vieira que foi um dos pedreiros que trabalhou na obra, iniciou no dia 09 de julho de 1981 e quatro anos depois, no dia 22 de março de 1985 foi concluída pelo 3ºBEC (Batalhão de Engenharia de Construção).

Publicidade

“Quando concluímos total inauguramos ela fazendo um churrasco na vazante de Antônio Cândido”, destacou.

A largura da parede da barragem onde passa estrada e dá acesso à veículos é de 13 metros, com extensão (comprimento) de 355 metros. A altura total mede 58 metros. A saia de sustentação (base) tem extensão de 400 metros de largura.

A barragem tem extensão total de aproximadamente 22 quilômetros.

Afluentes da barragem

A barragem possui vários afluentes. O primeiro e principal, é o rio Guaribas que recebe águas do Corredor dos Campos e da região de Pio IX, além do rio da Bananeira, na localidade conhecida como Troncos e do rio Brejo de Canabrava, conhecido como Brejão.

Os riachos que desembocam no curso do Guaribas seguindo em direção ao reservatório são: riacho da Cajazeira e riacho do Cajueiro.

Publicidade

►► Veja abaixo mais imagens aéreas


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS