Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Prefeito Ademar inaugura praça, Secretaria de Saúde e entrega três carros novos no aniversário da cidade

Publicado

em

O dia em que Belém do Piauí completou 23 anos de emancipação política, a última sexta-feira, 14 de dezembro, foi marcado pela realização de diversas atividades para comemorar a mais importante data do calendário oficial do município. Inaugurações, entrega de veículos, corte do bolo, partida de futebol e festa movimentaram a cidade.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS!

A programação teve início às 6h, com a Alvorada Festiva, que anunciou a abertura da programação e convidou a população a participar das atividades. Depois, em frente à sede do Poder Executivo Municipal, foi realizada a cerimônia de hasteamento das bandeiras, feito pelo prefeito Ademar Carvalho, o vice-prefeito Francisco Reis (Tico) e o presidente da Câmara Municipal, vereador Bernardino Carvalho.

A programação seguiu com as inaugurações de importantes obras. A primeira delas foi a praça Evangelista Elóia Ribeiro, construída em uma área estratégica da cidade, na Avenida Deputado Júlio César, em frente a dois centros educacionais, a Creche Tia Joaninha e a Escola Estadual Sebastião de Sousa, ao lado do novo templo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, que também está sendo construído, e bem próximo ao Estádio Municipal Malhadão.

A construção e inauguração da praça um grande avanço no projeto de urbanização. Segundo o prefeito Ademar Carvalho, a obra é fruto de mais um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e o Ministério do Turismo, com recursos de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Marcelo Castro – MDB, de mais de R$ 240 mil.

Publicidade

Ao todo, a área construída é de 2,4 mil metros quadrados, com estrutura moderna e acolhedora, visando o bem-estar da população. Além das áreas de jardins, a praça dispõe de estacionamento, um parque infantil e de bancos, sendo propício para encontros comunitários, entretenimento e a realização de atividades esportivas, como caminhadas.

Depois, o prefeito Ademar reinaugurou a sede da Secretaria Municipal de Saúde, que foi amplamente reformada e recebeu novos equipamentos, com o objetivo de implementar os serviços prestados e melhor atender a população do município. A obra foi realizada com recursos próprios, tendo sido investidos mais de 190 mil reais. “É dinheiro de uma economia que a gente conseguiu fazer durante o ano.”, pontuou Ademar.

Em frente, o prefeito Ademar Carvalho, acompanhado da equipe de governo e vereadores, entregou ao secretário de Saúde, Juscenildo Boeiro, as chaves de três novos veículos destinados ao órgão municipal. São dois Fiat Moby, adquiridos com recursos próprios do município, e uma picape Fiat Strada, adaptada para ambulância, adquirida com recursos destinados pelo senador Ciro Nogueira.

Ainda pela manhã, foi realizado o corte do bolo comemorativo. O evento aconteceu na Quadra Poliesportiva, com grande participação da população, com quem foi partilhado suco e 23 metros de bolo.

A programação teve continuidade à tarde, com a final do Campeonato Belenense de Futebol Amador, realizada entre os times TDS, que venceu com o placar de 4 a 0 e sagrou-se campeão, o time do Carquejo, vice-campeão. O evento esportivo reuniu um grande número de torcedores no Estádio Municipal Malhadão. A cerimônia de premiação aconteceu após a partida, quando foram distribuídos troféus e medalhas definitivos, e uma premiação em dinheiro no valor de R$ 6.250, como forma de apoio e incentivo ao esporte amador.

Publicidade

As comemorações aos 23 anos de Belém do Piauí encerraram à noite, em praça pública, com a festa do aniversário de Belém do Piauí. Três atrações se apresentaram no palco cultural – Paulo Henrique, Cavaleiros do Forró e Cristiano Pipow. O evento atraiu grande público, entre pessoas do próprio município e visitantes, e só encerrou ao amanhecer do sábado, 15.

Promovida pela Prefeitura de Belém do Piauí, com o envolvimento das Secretarias Municipais, as comemorações aos 23 anos do município haviam iniciado no dia 09 de dezembro. Foram seis dias de atividades alusivas, envolvendo a população nos seus diversos segmentos.


NOTÍCIAS RELACIONADAS:
– Câmara abre as comemorações do aniversário de Belém com sessão de entrega de Títulos
– Assistência Social promove seminário com foco na preservação da família
– Eventos cultural e literário marcam o 3º dia de comemorações; veja fotos
– Missa celebra aniversário da cidade e Dia do Católico; Padre Wagner recebe Título
– Prefeitura promove Corrida de Prado de Cavalos no aniversário de Belém do Piauí
– Culto em Ação de Graças e Show com a banda Som & Louvor reúnem multidão em Belém do PI
– 
Fotos do hasteamento das bandeiras, inaugurações, entrega de veículos e corte do bolo
– TDS vence Campeonato Municipal de Futebol Amador de Belém do Piauí
– Fotos dos shows de Paulo Henrique, Cavaleiros e Cristiano no aniversário de Belém


O evento é uma tradição do município. Anualmente o Governo Municipal organiza a programação para comemorar com a população e visitantes o aniversário da cidade a mais importante data do município. “Realizamos vários eventos desde domingo (9), e hoje (14), estamos presenteando o município com a praça, dois carros e uma ambulância, e a nova Secretaria de Saúde, que toda reformada. Vai melhorar muito os serviços na Saúde, tanto o atendimento na Secretaria, como o transporte dos pacientes. A gente tem uns carros que já estão velhos e nós estamos renovando a frota, que vai trazer mais segurança e economia na manutenção.”, pontuou.

Sobre as obras, Ademar salientou que é um compromisso da sua gestão estar sempre entregando benefícios à população nas datas comemorativas, como as festas juninas e aniversário da cidade. “Tem festa, mas também tem obra, tem benefício pra população.”, disse.

Publicidade

Em entrevista, o gestor falou sobre outras conquistas do município ao longo de 2018, como o grande projeto de abastecimento de água, denominado de “Água na Torneira”, que beneficiou muitas comunidades. “Foram mais de 15 poços. A gente iniciou em 2017 e terminamos em 2018.”, disse. A obra foi executada com recursos de convênio com a Funasa e, também, recursos próprios do município.

Outras obras citadas foram a praça do povoado Vista Bela, feita com recursos próprios e inaugurada em outubro, nos festejos da comunidade, como também, as melhorias nas estradas vicinais. “Nós fizemos um investimento grande em estradas esse ano. Teve uma parte que foi licitada, com recursos de convênio, e outra parte com recursos e maquinário do município. Fizemos mais de 30 quilômetros de estrada piçarrada. E no ano que vem nós vamos continuar e fazer outros trechos que precisam de melhorias”, anunciou.

Ao finalizar, o prefeito Ademar afirmou que Belém tem muito o que comemorar. “Estou terminando o ano satisfeito. Apesar das dificuldades, estamos com todos os funcionários em dia, pagamos o 13º [salário], o pagamento do mês de dezembro ainda não foi, mas o dinheiro já tá garantido, tá na conta da Prefeitura, e no dia 20 a gente faz os pagamentos.”, disse. Embora tenha enfrentado desafios por conta da queda na receita dos municípios, o gestor afirmou que termina o ano de forma positiva. “A gente trabalhou, mas também se organizou e economizou pra isso.”, disse.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS