Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Prefeitura inaugura sede própria do NASF e realiza Conferência Municipal de Saúde

Publicado

em

No município de Belém do Piauí, o mês de julho encerrou com avanços na área da saúde. Na manhã desta segunda-feira (31), o prefeito Ademar Carvalho e o secretário municipal de Saúde, Juscenildo Boeiro, entregaram à população a sede própria do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF.

A sede no NASF foi construída com recursos próprios, com o objetivo de ampliar os serviços oferecidos e melhorar ainda mais a qualidade no atendimento aos usuários. Amplo e moderno, o novo espaço de saúde conta Centro de Reabilitação, funcionando em duas salas de fisioterapia, além das salas de fonoaudiologia e pediatria.

Para o prefeito Ademar Carvalho, a sede própria do Núcleo é mais desafio enfrentado e conquistado, dentro do projeto de implementação dos serviços de saúde no município. O gestor enfatizou que intuito é proporcionar um serviço de saúde qualificado às famílias do município, e para isso, além de profissionais, é necessário, também, que o município disponha de uma estrutura adequada para acolhimento da equipe e dos pacientes.

O secretário de Saúde, Juscenildo Boeiro, informou que atualmente o NASF trabalha com três especialidades – pediatria, fonoaudiologia e a fisioterapia, e acrescentando que em breve será contratada mais uma fisioterapeuta para atender toda a demanda. “O NASF funcionará de segunda a sexta-feira”, disse.

O Centro de Reabilitação implantando dentro do NASF vai proporcionar uma maior cobertura para os usuários. Com as novas instalações e os novos equipamentos, 95% dos casos serão atendidos no município, sem que haja a necessidade de deslocamento dos pacientes para outros locais, exceto em casos de alta complexidade.

Publicidade

Na inauguração, a fisioterapeuta Ilana Almeida enfatizou o apoio do prefeito Ademar. “Nosso gestor é um homem de visão e que está sempre buscando melhorias para nossa população. Ele nos deu todo apoio necessário, se preocupou em comprar o que há de mais moderno em equipamentos para montar nosso centro de fisioterapia”, disse.

Na cerimônia de inauguração, o município realizou a entrega de duas cadeiras de rodas para dois pacientes portadores de necessidades especiais, Josenita e Eurípedes.

Após a inauguração, foi realizado outro momento importante, a Conferência Municipal de Saúde, que aconteceu no auditório da Escola Monte Sinai, com o tema “Saúde Pública de Qualidade: Atenção Básica ao alcance de todos”.

Realizada com a participação de representantes dos poderes públicos do município, profissionais e servidores da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde e a sociedade civil, a Conferência tem como finalidade avaliar o Plano Municipal de Saúde 2014/2017 e, a partir dos resultados, propor as diretrizes para a elaboração de um novo Plano para o período 2018/2021.

Na solenidade de abertura, o secretário de Juscenildo Boeiro classificou a Conferência  como um importante ato  democrático. “A Conferência é o momento que abre o debate mais amplo e dá a oportunidade para a população de se manifestar a respeito da política de saúde que está sendo implementada no município, avaliando o que sendo realizado e sugerir melhorias”, disse.

Publicidade

Na oportunidade, o prefeito de Belém do Piauí, Ademar Carvalho, assinou duas ordens serviço: a primeira, autorizando a reforma na Unidade Básica de Saúde Adão Batista de Oliveira, na sede do município; e a segunda, autorizando a construção de mais uma Unidade Básica de Saúde, também na sede do município.

Durante a Conferência, foi realizado um ciclo de palestras, onde foi apresentado e discutido os serviços de saúde oferecidos pelo município. A primeira palestra foi realizada pelo gestor municipal de Saúde, que apresentou o Plano Municipal de Saúde, explanando as ações realizadas pela pasta no município de 2014 a 2017.

A médica, Dra. Daniela Pires, ministrou a segunda palestra, abordando o tema “Hipocondria – uso racional de medicamentos”. A fisioterapeuta, Dra. Ilana Almeida, falou sobre os Parâmetros de atuação do NASF na Atenção Básica, quando apresentou o Núcleo como um todo e o trabalho desenvolvido no município, e também sobre o fisioterapia, quando orientou sobre formas corretas de posturas para  dia a dia, entre outras informações importantes.

As odontólogas, Dra. Karollyne Bezerra e Joyce Dantas, ministraram palestras sobre “Saúde bucal: Prevenção às neoplasias”. Karoline focou sobre câncer de boca e sua epidemiologia, como a doença se acomete, as formas de prevenção e os fatores de riscos. Joyce explanou sobre sinais e sintomas do câncer de boca, como também, sobre o auto exame, diagnóstico precoce e tratamento.

A última palestra foi feita pelos enfermeiros Kellyane Feitosa e Wolney Barros, abordando o tema “Prevenção de riscos e agravos à saúde na atenção básica”. Kellyane apresentou as campanhas eventuais realizadas pelo município, citando o combate à dengue, a Semana do Bebê e o Outubro Rosa. A Enfermeira ainda falou sobre os três tipos de câncer que mais acomete a população, destacando o  câncer de mama, câncer do colo do útero e o de pele. Wolney relatou sobre as ações de prevenção, citando as campanhas de vacinação e os testes rápidos de HI, Sífilis, hepatite B e C.

Após cada palestra foi aberto um espaço para debates. Ao término da Conferência, foram entregues os certificados aos participantes.

Estiveram presentes o prefeito Ademar Carvalho, vice-prefeito Francisco Reis (Tico), o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Francisco Dias, o presidente da Câmara, Bernardino  Carvalho, os vereadores Rosiane de Sousa, Antônio Marcelino, Luís de Sousa Carvalho, os secretários municipais, de Educação, Claudeci Ribeiro, de Assistência Social, Anaías Carvalho, de Administração, Sherlyn  Oliveira, de Finanças, Josefa Silva, de Obras, Ronie Vieira, de Meio Ambiente Josimar Dias, assessor jurídico, Dr. José Benedito Neto, e a ex-prefeita Débora Noronha.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS