Connect with us

DESTAQUES

Câmara de Patos realiza sessão de abertura dos trabalhos legislativos; dois projetos são aprovados

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou na tarde desta terça-feira, 20,  a sessão de abertura do ano legislativo 2017. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Adalberto Lopes (PP), que inicia sua terceira gestão à frente do Legislativo Municipal.

Na primeira sessão do ano, o plenário aprovou dois projetos e apresentou outro.  Foi aprovado o PL nº 01\2017 de autoria do Poder Executivo, que instituiu como feriado o dia 20 de janeiro, data em que se  comemora as festividades do padroeiro da cidade, São Sebastião.

O segundo projeto provado é PR nº 02/2017, de autoria da mesa diretora da Câmara, que  define as composições das Comissões permanentes. De acordo com o texto aprovado, a Comissão de Justiça e Redação Final será composta pelos vereadores Antônio Rufino de Sousa Neto (presidente), José Wilson Vieira da Silva (secretário) e Zuleide Valdete da Costa (relatora); a Comissão de Finanças e Orçamento Público será presidida pelo vereador Marlon Costa Oliveira, terá como secretário o vereador José Hélio dos Santos, o relator o vereadora Maria Luzitânia Dias dos Reis.

Foi apresentado ainda o PL nº 01\2017 de autoria do Poder Executivo, que reajusta o piso salarial  dos professores em 7,64%. O projeto foi encaminhado para as Comissões.

No segundo expediente, os vereadores ocuparam a tribuna. A primeira a se pronunciar foi vereadora  Maria Luzitânia Dias dos Reis(SD), que inicia seu 1º mandato legislativo. ‘Taninha’ como é popularmente conhecida, cumprimentou a todos  e agradeceu a Deus por estar ocupando um cargo no legislativo. A parlamentar ainda manifestou o desejo de que a Casa permaneça em harmonia.   “ Gostaria de pedir a todos que nunca tenhamos discussões   quando formos  resolver os problemas do município, porque podemos fazê-lo em  com harmonia, sem problemas”, disse.

Publicidade

Em outro momento a vereadora pediu que o Poder Executivo tenha humildade com relação  a lotação  dos professores. “Gostaria de fazer um pedido ao Executivo,  assim como fiz na posse, que tenha  humildade, e neste momento que tenha humildade em relação a lotação dos professores.  Teve professores que não foram vistos com bons olhos, como é o caso da professora Simone que foi lotada em uma localidade de difícil acesso, realmente o concurso dela é para a zona rural, só que ela tem direitos, pois está grávida e é uma gravidez de risco, então  gostaria que o poder Executivo e a secretaria de Educação olhasse com bons olhos para que se resolva essa situação sem que  ela precisa ir para a justiça”, disse.

O vereador Wilson Vieira (PTB), iniciou o pronunciamento agradecendo a Deus  pelo retorno aos trabalhos legislativos e dando as boas-vindas aos novos colegas de bancada. O parlamentar afirmou estar disposto a ser favorável a todos os projetos que tramitem na Casa que sejam para o bem do município. “Assim como também vamos fazer as cobranças, trazer a esta Casa as reivindicações da população, trazer os problemas do município e aqui buscar o entendimento para resolução deles. Como vereador, vou trabalhar e contribuir para o desenvolvimento de Patos”, disse.

O vereador Marlon Costa Oliveira(PRTB) que retorna como parlamentar da Casa, agora na oposição,  agradeceu a Deus o a Deus pela oportunidade, e  disse que vai legislar com transparência e que espera que exista harmonia entre as bancadas. “Sempre que tivermos discussões nessa Casa que seja com bom senso, estamos aqui é para debater e aprovar os projetos de melhorias para o município”, disse. O mesmo ainda  agradeceu os votos recebidos e disse que está muito feliz   pois conseguiu  uma obra ainda quando suplente de vereador,   para o povoado Cajueiro, através do deputado federal Fernanda Monteiro e essa obra agora  teve início.

O parlamentar encerrou cobrando do poder executivo o conserto de um poço na localidade Chapada que  está quebrado, segundo ele  consertaram  mais quebrou novamente,   disse ainda que o localidade é  distante e que os moradores  está tendo dificuldade com relação à água, por isso pediu que fosse resolvido em breve.

Luiz Evaristo, do SD, iniciou parabenizando os novos colegas eleitos e  agradecendo a Deus pelo início de uma nova legislação onde ele traz a vitória de ser o vereador mais bem votado da história de Patos. “Estamos iniciando uma nova legislação e quero  parabenizar os colegas  eleitos espero que tenhamos todos um bom entendimento,  nas eleições de outubro tive 531 e vou defender não somente estes, mais todos  os eleitores patoenses. Enfrentei muitas batalhas mas é enfrentando os desafios que a gente chega lá.  Eu estou pronto para votar a favor dos projetos que forem a favor do município e também fiscalizar o que for necessário”, disse o vereador que conclui indicado  o nome do vereador José Wilson como líder da oposição.

Publicidade

Vereador José Hélio (PDT), líder do prefeito na Câmara, também agradeceu a Deus por estar de volta à Casa iniciando seu terceiro mandato de vereador  e também  pelos 303 votos,  ressaltando que legislará para todos do município. Ele ainda deu as boas-vidas  aos novo colegas de parlamento. Em seu pronunciamento, desejou que todos tenham êxito nos trabalhos da Casa e conclamou que os projetos enviados à Câmara sejam analisados com bom senso e responsabilidade, levando sempre em consideração os interesses do município, disse

Em outro momento Helinho disse  que não tem conhecimento do problema, e levará  a reivindicação do vereador Marlon ao  Poder Executivo para que tomem as providências necessárias. O mesmo  agradeceu a Deus pelas chuvas e também  rebateu uma crítica feita pelo vereador Luizinho na última sessão de 2016. “Eu só queria  recordar a última sessão do ano passado, quando o vereador falou que a última reforma que teve nessa Casa foi na gestão dele,  a última reforma  feita nesta Casa foi quando fui presidente, quando fiz a reforma e coloquei a  bancada”, afirmou.

O vereador Francisco Oséias (PSB), foi breve.  Após agradecer a Deus por estar de volta a Casa legislativa, disse estar muito feliz por ter sido eleito e assim poder juntos com demais colegas de bancada buscar melhorias para o município. O vereador também    deu as boas-vindas ao colegas de trabalho, enfatizando estar disposto ajudar que for possível. Chico Oséias encerrou destacando que acredita que esse ano será melhor, que coisas boas vão acontecer.

O vereador Antônio Rufino (PP) iniciou seu pronunciamento agradecendo a Deus por estar de volta aos trabalhos na Câmara e iniciando seu 7º  mandato, como também pelas chuvas registradas nos últimos dias em toda a região. Ele também parabenizou aos novos colegas de bancada e pediu que a Casa tenha  harmonia todos façam um bom trabalho. “Esperamos que 2017 seja um ano de muitas conquistas para Patos”, disse.

Zuleide Valdete da Costa(PSB),  que também assume seu primeiro mandato disse que está no legislativo para aprender com os que estão há mais tempo,  e juntos aos demais vai aprovar projetos que seja para beneficiar o povo de Patos. A parlamentar pediu harmonia entre as bancadas. “Se houver discussões que seja para beneficiar o nosso povo e não por picuinhas, vamos trabalhar em harmonia pensando sempre no bem-estar da nossa cidade e de nossa população”, disse a parlamentar que agradecer a Deus por ter ganhado a eleição e  agradeceu os  votos  recebidos, afirmando não será  vereadora apenas destes,  mas de todo o povo do  município.

Publicidade

O vereador Adalberto José Lopes (PP), presidente da mesa diretora da Casa, foi o último a se pronunciar. O parlamentar manifestou a satisfação em voltar à presidência da Câmara e falou sobre a sua nova gestão. “Irei trabalhar com transparência, e tratarei a oposição e situação com igualdade. Por isso, irei pregar a paz e a tranquilidade. Peço que  nos unamos para trabalhar e assim ajudar a desenvolver o no município e favorecer o nosso povo. Estou à disposição de qualquer um dos colegas, dentro das minhas possibilidades”, disse.

Adalberto convidou a população a participar mais das sessões e acompanhar de perto o trabalho dos vereadores, e parabenizou a Secretaria Municipal de Saúde pela mobilização feita na sede contra a dengue e desejando que o mesmo seja feito no povoado Cajueiro, por último convidou a todos para participar do encontro dos blocos na barragem Poço de Marruá.

Veja fotos:

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS