Connect with us

Bocaina

Câmara de Vereadores discute e vota projeto de tombamento da Igreja Matriz de Bocaina. Veja como foi!

Publicado

em

A Câmara de Vereadores de Bocaina deu prosseguimento a um dos assuntos mais polêmicos do município nos últimos meses: o tombamento arquitetônico da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, pelo Patrimônio Histórico Cultural Étnico e Religioso.

A sessão ordinária deste sábado, 08 de outubro, foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Zé Filho (Progressistas), e contou com a presença de 8 dos nove parlamentares.

Presidente da Câmara de Bocaina, vereador Zé Filho

A ausência do vereador Tunico foi justificada em razão do óbito de seu pai.

Projeto

O tombamento arquitetônico da Igreja foi proposto por Zé Filho através do Projeto de Lei nº 15/2022.

A discussão sobre o tombamento prossegue paralelo a necessidade de reforma do templo devido às condições da estrutura física que está comprometida com diversas rachaduras e podem ser vistas de vários ângulos internos e externos, o que põe em risco a segurança da população.

Publicidade

Os parlamentares fizeram uso da tribuna e destacaram a importância da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, sede da paróquia de mesmo nome, e da complexidade que traz o assunto.

Várias são as discussões a favor da reforma conservando o máximo possível de sua originalidade, como também inúmeras opiniões contrárias que pedem um trabalho mais incisivo com base nos riscos iminentes devido as enormes rachaduras pelas paredes e ainda necessidade de melhorias no teto.

No último dia 23 de setembro, uma Audiência Pública foi realizada com o objetivo de debater sobre as obras de reforma na estrutura predial da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. 


CONTEÚDO RELACIONADO

Audiência Pública discute reforma e preservação da Igreja de Bocaina como patrimônio e foca em segurança. Entenda!


Rachaduras comprometem estrutura da Igreja de Bocaina; templo passará por reforma

Audiência pública em Bocaina vai discutir reforma da Igreja Nossa Senhora da Conceição na sexta (23)

Publicidade

O projeto de lei teve sete votos contrários e apenas o parecer a favor do autor e presidente da casa.

Outra pauta da sessão em destaque foi quando o jovem Luís Henrique de Sousa, discente do curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), apresentou ao presidente Zé Filho o Ofício nº 01/2022 solicitando auxílio da Casa Legislativa para apresentação de trabalho científico no Historical Materialism, organizado pela Faculdade de Direito e Ciências Sociais da Universidade de Londres, na Inglaterra, que será realizado entre os dias 10 e 13 e novembro.

Discente de Direito da Uespi, Luís Henrique

O trabalho intitulado The violent capital accumulation by dispossession in the Brazilian Amazon, elaborado por Luís Henrique e Mychelly Rayanny de Sousa Rocha, é resultado de estudos e pesquisas na disciplina de Economia Política, ministrada pela professora Amélia Maciel, co-autora do mesmo.

Conforme destacou o presidente Zé Filho, o ofício passará pela análise legislativa e jurídica da Casa.

À parte a Câmara, Zé Filho, de forma particular declarou prestar auxílio ao pedido de Luís Henrique, assim como também outros parlamentares se mostraram a favor.

Além do presidente da Câmara, estiveram presentes os vereadores: Domingos, Cleudo, Beto, Zé Airton, Bá, Gorete e Anderson.

Publicidade

Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS