Belém do Piauí
Caminhada e mutirão de limpeza mobiliza contra o aedes aegypti em Belém do Piauí

Autoridades, profissionais da Saúde, Educação, Assistência Social e estudantes da rede municipal de ensino saíram às ruas da cidade de Belém do Piauí na manhã desta segunda-feira, 23, em uma grande mobilização de combate ao aedes aegypti.
A ação preventiva, reuniu um grande de número de pessoas e foi realizada pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretarias de Educação e Assistência Social, quando teve por objetivo, mobilizar a população a se unir ao poder público municipal no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus.
A caminhada de conscientização iniciou com uma concentração na Secretária Municipal de Saúde. De lá seguiu percorrendo ruas e avenidas da cidade, mobilizando e orientando a população a destruir criadouros, evitar acumulo de água limpa e outras condições propícias a criação do foco do mosquito. Encerrando a caminhada com uma concentração da Praça Canaã, onde foi servido, um café da manhã.
Em seguida, um mutirão de limpeza foi realizado. As equipes percorreram várias ruas, principalmente, terrenos baldios, recolhendo objetos que acumulam água e podem servir como habitat para a reprodução do mosquito.
Segundo o prefeito de Belém do Ademar Carvalho, a situação atual é positiva, mais é preciso reforçar as ações sempre, para que o município se mantenha livre das doenças que o mosquito transmite.
O Secretário de Saúde Juscenildo Boeiro, disse que ação tem foco preventivo e educativo. “Por mais um ano realizamos essa mobilização contra o mosquito, e devido ao trabalho que é desenvolvido no município, nos últimos anos Belém tem registro quase zero de doenças transmitidas pelo aedes, e estamos aqui mais uma vez nesse ato de prevenção e conscientização, porque o combate não depende exclusivamente da Secretaria de Saúde, nem administração no geral, mais de cada cidadão, que precisa tomar cuidados necessários em suas casas para que o mosquito não venha a nascer e se proliferar”, destacou.
Ainda segundo Nil, como é conhecido, a Secretaria de Saúde, por meio da equipe epidemiológica, realiza um trabalho de monitoramento e prevenção durante todo o ano, e nesse período, quando o clima é propício para a proliferação do mosquito, as ações são reforçadas.
Com mutirão de limpeza, um grande volume de lixo foi recolhido pelas equipes, onde logo em seguida foi coletado pelos profissionais responsáveis pela coleta de lixo na cidade.
Outras ações serão realizadas durante a semana no município para a prevenção e combate ao aedes aegypti, além da caminhada e do mutirão de limpeza, será feito a dedetização nas ruas casas de Belém.
Participaram do evento, o Prefeito Municipal, Ademar Aluísio de Carvalho, a primeira dama, Francisca Gomes, o Vice-prefeito, Francisco Reis de Carvalho Bento, o Tico, os secretários municipais de Saúde, Juscenildo Boeiro, de Educação, Claudeci Ribeiro, de Assistência Social, Anaías Coelho, coordenador das ações, Edson Ribeiro, os vereadores, Bernardino Carvalho, (presidente da Câmara), Francisco Zacarias, Luís de Sousa, Rosiane Ribeiro, Francisco Felipe e Antônio Marcelino além de todos os profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social, os professores e alunos das escolas do município.
Veja fotos das ações:
-
Jaicós2 dias atrás
Dicionário da língua de sinais de Várzea Queimada será lançado na terça (05) em Jaicós
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Cirurgião-dentista de Vila Nova morre aos 34 anos e causa grande comoção na região
-
Bocaina6 dias atrás
Adolescente da zona rural de Bocaina adapta bicicleta com motor e dois tipos de combustíveis
-
Monsenhor Hipólito2 semanas atrás
Jovem de Monsenhor Hipólito, aluno de Física no IFPI de Picos, tem artigo publicado na Educação Pública do Rio de Janeiro
-
DESTAQUES1 semana atrás
Natural de Santa Cruz do Piauí, Dr. Iváltero Batista é aprovado em concursos para Procurador Federal e Procurador da Fazenda Nacional
-
GERAL1 semana atrás
Tronco de 2 toneladas mais antigo que os dinossauros é encontrado no interior do Piauí: ‘280 milhões de anos’