Connect with us

Caridade do Piauí

Caravana Rosa mobiliza contra câncer de mama e leva atendimentos para o interior de Caridade; 120 mamografias já foram realizadas

Publicado

em

A  Prefeitura de Caridade do Piauí, através da  Secretaria Municipal de Saúde  está realizando a ‘Caravana Rosa’, uma campanha de mobilização contra o câncer de mama,  com a oferta de  diversos atendimentos  voltados à saúde da mulher.

A Caravana Rosa,  teve início nesta terça-feira, 22, com atendimentos na localidade  Baixio de São Francisco, distante  25 km da sede de Caridade do Piauí. A caravana  percorrerá mais duas comunidades da zona rural,  levando vários serviços de saúde  para as mulheres do município.

Vinte e cinco profissionais de saúde participam da ação, dentre,  médica,  enfermeiro,  nutricionista, dentista, assistente social, além de agentes de saúde, técnicos de enfermagem e outros profissionais da pasta.

Na localidade Baixio de São Francisco,  foi montada toda uma estrutura, onde em cada barraca era disponibilizado um tipo de serviço, além do apoio do ondo móvel, para os atendimentos de saúde bucal.

Foram  disponibilizados atendimentos como consultas médica, palestra educativa, aferição de pressão, glicemia capilar, testes rápidos, autoexame, avaliações de saúde bucal e nutricional.

Publicidade

Na  abertura,  a secretária de Saúde, Mércia  Juscielly, agradeceu aos profissionais de saúde pela participação na caravana e a população pela presença. Ela ainda frisou sobre a importância dos serviços ofertados, especialmente, na prevenção ao câncer de mama.

A coordenadora da pasta,  Tatiana Danuse, comentou sobre a ação e destacou que o  o objetivo é fortalecer a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, e  levar a saúde para perto da população.

“É com muita alegria que estamos promovendo a caravana rosa, onde a gestão decidiu trabalhar o outubro rosa de forma diferenciada, descentralizando os serviços de saúde, para estar  perto da comunidade, onde queremos cuidar da saúde da população na sua integralidade, por isso remanejamos uma equipe de multiprofissionais para que o nosso povo seja melhor atendido”, afirmou.

Tatiana ainda parabenizou o governo municipal pela iniciativa, que segundo ela,  mostra mais uma vez, o compromisso com a população em prol de uma saúde cada vez melhor.

Além da caravana, a saúde está realizando um mutirão, onde mais de 120 mamografias já foram realizadas.  Tatiana informou que ação teve início no mês de agosto e segue até novembro, onde o intuito é  que todas as mulheres do município,  dentro da  faixa etária façam o exame. “Estamos levando gratuitamente todas as mulheres  para a cidade de Picos para fazerem  a mamografia, quando queremos atingir todo o público alvo da campanha”, concluiu.

Em seguida,  uma palestra  foi ministrada pela Dr. Germana Leal, que chamou atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. “A melhor forma de prevenir o câncer de mama, é  ter uma vida saudável, não fumar, manter uma alimentação balanceada, evitar frituras, massas e consumir mais frutas e legumes, é importantíssimo fazer caminhada todos os dias”, disse ela que ainda abordou sobre os principais sintomas da doença e destacou que a  melhor forma de prevenção  é fazer a mamografia anualmente.

Publicidade

Durante a ação,  ainda foram sorteados brindes, entregues lembrancinhas e servido um lanche.

A aposentada, Francisca Nonata Ramos, de 73 anos,  que mora na comunidade Campestre, falou sobre os serviços ofertados. “Passei em todas as barracas de atendimento,  só não fui na dentista, porque eu uso chapa. Temos que aproveitar essa oportunidade, pois para ir até a Caridade é mais difícil. Muito boa essa ação da saúde de trazer tantos atendimentos pra cá”, comentou.

A dona de casa, Maria da Conceição Nascimento de 56, anos,  que reside na própria localidade, elogiou os atendimentos. “Maravilhoso, esses profissionais todos aqui, atendendo a gente na porta de casa, muito bom mesmo, facilita a vida da a gente  que mora no campo”, disse.

Ela elogiou, também, a gestão municipal. ” Aqui ta bom demais, o prefeito fez o calçamento, já está chegando na porta da minha casa.  O Toninho é o prefeito que mais fez  por nossa comunidade, tem saúde, educação, obras, ele vem cuidado bem  daqui,  os outros só prometiam e ele prometeu e vem cumprindo “, finalizou.

No dia 3o, de outubro, a partir das 8h,  a caravana rosa vai atender na localidade Jardineira II, e na quinta-feira, 31, no Assentamento Tabuleiro.

Publicidade

 

 

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS