Connect with us

DESTAQUES

Centenas de pessoas prestigiam cerimônia de ordenação sacerdotal de Allef Antônio em Marcolândia

Publicado

em

Centenas de pessoas participaram na noite de quarta-feira (22), em Marcolândia, da Ordenação Sacerdotal do padre Allef Antônio Carvalho Araújo.

A Santa Missa foi presidida pelo bispo Dom Plínio José, e concelebrada pelo padre Edivaldo Santos, juntamente com vários padres da Diocese de Picos, da Arquidiocese de Teresina, e demais cidades do Piauí e Ceará. O ritual seguiu de acordo com o Canon 1053 do Código de Direito Canônico em vigor.

Bispo Dom Plínio José
Padre Edivaldo Santos

No ritual o bispo deu ao ordenado a missão na qual deverás cumprir a função de ensinar, motivado pelo carisma missionário que transmita a todos a palavra de Deus.

O bispo Dom Plínio no chamado dos propósitos do eleito indagou-o sobre a missão de aceitar o encargo. Após todas as respostas positivas, que afirmaram o sim da missão dita por Allef Antônio, o rito seguiu os protocolos. Deitado, Allef mostrou-se disposto a servir a comunidade e seguir obediência aos superiores.

Em seguida, o eleito padre Allef, se pôs de joelhos para o bispo por suas mãos sobre a cabeça. Da mesma forma todos os padres presentes na cerimônia repetiram o ato – com as mãos sobre a cabeça do ordenando.

O novo sacerdote foi revestido dos paramentos sacerdotais pelos padres Edivaldo e ´Pio Feitosa. Os paramentos simbolizam a bondade do Senhor e a caridade que deve possuir em relação a Deus e as almas.

Padre Allef Antônio recebeu do bispo a unção em suas mãos com o Óleo do Crisma, atualizando assim, a unção que Cristo recebeu de Deus com o Espírito Santo.

O ordenado recebeu a oferenda do povo para a oferta à Deus e ergueu em direção ao público que o assistia no ato.

Com abraços e felicitações, todos os padres acolheram o neo-sacerdote. No altar, no santo sacrifício, Allef foi ofertado com o pão e o vinho por seus padrinhos de batismo e de crisma à vida e vocação.

No decorrer do ritual, o padre Wagner Francisco foi convocado a dirigir palavras de acolhimento e presentear o novo sacerdote.

Durante a cerimônia os padres do grupo Amigos do Seminário foram acolhidos e apresentaram uma faixa com frases de agradecimentos e apresentação do novo presbítero.

Publicidade
Padre Allef com a faixa de acolhida

Em entrevista ao Cidades na Net, o padre Allef declarou que o momento é de alegria visto ao longo período de formação, ocasião em que deixou também a mensagem de fé ao seu povo.

“A gente conclui esse processo inicial para a vida presbiteral. De hoje em diante me ofereço no altar do Senhor por todo o povo de Deus. Peço orações de cada um que me acompanha nas comunidades e também na nossa Diocese. Neste tempo de tanta desesperança que o senhor possa sempre encorajar e fazer com que cada um de nós possamos cada vez mais sermos perseverantes na vida de fé e de oração. Que o bom Deus possa agraciar, derramar graças e bênçãos sobre cada um de nós”, rogou.

Em seu discurso, o neo-sacerdote enfatizou que a missão de ser padre é inclinar-se aos que estão caídos, é derramar óleo nas feridas da humanidade, é ser Jesus para todos. “Com tantas limitações e pobreza, entrego-me nas mãos da esperança que não decepciona, inspirado nas palavras de São Paulo. Neste itinerário, muito tenho a agradecer. Na família ao meu amado pai em saudosa memória com sua caridade. À minha amada mãe de uma fé, bondade e força indescritíveis. Aos meu irmãos, ao meu avô Alexandre em saudosa memória, e a avó, que apesar de transparecer fragilidade possui uma inacreditável coragem”, destacou mencionando demais familiares, padres, professores, e todos que contribuíram ao longo do tempo em sua jornada missionária.

O padre Pio Feitosa, pároco da Paróquia São Cristóvão, templo de realização do ritual, parabenizou o padre Allef, agradeceu ao povo por tamanha e valiosa contribuição para com a realização da cerimônia.

“Nossa gratidão ao nosso bom Deus por tantas pessoas generosas em nossa região, em nossa cidade e em nossa paróquia. A nossa cidade formada por esses dois estados: Piauí e Pernambuco. Quantas pessoas que nesses dias se dedicaram para que essa festa acontecesse e se não fossem vocês nada disso teria acontecido”, disse padre Pio direcionando agradecimentos ao povo pela dedicação nos preparativos da celebração de ordenação.

Na cerimônia de Ordenação Sacerdotal estiveram presentes o prefeito de Marcolândia, Dr. Corinto Matos, acompanhado da primeira-dama, Auxília Matos; o prefeito de Simões, Zé Wlisses e a primeira-dama Isamária Dantas; o prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, Filipe Gonçalves, demais autoridades dos municípios citados e o povo em geral.

Apresentação dos padres

Na cerimônia de ordenação sacerdotal estiveram presentes as irmãs coordimarianas, padres da Arquidiocese de Teresina, além de municípios como Esperantina, Simplício Mendes, Pimenteiras, União e Juazeiro do Norte-CE, bem como os sacerdotes da Diocese de Picos pregadores nas cidades de Padre Marcos, Simões e Curral Novo, Pio IX, Bocaina e Sussuapara, Wall Ferraz, Ipiranga do Piauí, Patos do Piauí, Itainópolis e Vera Mendes, Fronteiras, Campo Grande do Piauí, Alagoinha do Piauí, Caridade do Piauí, Jaicós e Massapê do Piauí, Santa Cruz e Paquetá do Piauí, Paulistana, Oeiras, Monsenhor Hipólito, Parnaíba, Marcolândia, Picos, Esperantina, Francisco Santos e Santo Antônio de Lisboa, Betânia do Piauí, São Julião, Alegrete do Piauí e Francisco Macedo, São João da Canabrava e São Luís do Piauí, Acauã, Queimada Nova do Piauí, Santana e São José do Piauí, Dom Expedito Lopes, entre outras.

Biografia

Padre Allef Antônio Carvalho Araújo, nasceu no 19 de setembro de 1995, em Simões, Piauí. Filho de Maria Nílvia de Carvalho Lopes Araújo e José Airton de Araújo (in memoriam).

Em 2005 ingressou no grupo de coroinhas da igreja. No mesmo ano ingressou na Infância e Adolescência Missionária, na cidade de Simões.

Publicidade

Em 2007 inicia o discernimento com a presença das irmãs do coração eucarístico de Jesus. Em 2010 recebe o convite do padre Sérgio Leal para iniciar o acompanhamento vocacional. Em 2011, aos 15 anos, participa do Congresso Vocacional. Ainda em 2011, no final do ano, participou da Convivência Vocacional.

Padre Allef participou de encontros vocacionais até o ingresso no Seminário Propedêutico de São José em Picos, em fevereiro de 2013, sendo acolhido pelo primeiro formador: padre Flávio Santiago, junto à comunidade paroquial São Francisco de Assis, no bairro Junco, em Picos. No mesmo ano presta vestibular no curso de Licenciatura em Filosofia do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.

Em janeiro de 2014 ingressa no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, Casa de Filosofia Dom Edilberto, acolhido pelo reitor padre Jonilson Torres (in memoriam). Allef é graduado em Filosofia tendo concluído em 2016. Em 2017, foi acolhido pelo reitor padre Welliston Carvalho Vianna.

No ano de 2018 na solenidade do Sagrado Coração de Jesus é admitido entre os candidatos à Ordem Sagrada.

Em 09 de janeiro de 2019, na Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, foi instituído no ministério de leitor oficial da igreja. Em fevereiro de 2020, na Paróquia do Imaculado Coração de Maria, em Francisco Santos, foi instituído no Ministério Diacólito. Em dezembro de 2020 conclui a formação inicial para o ministério presbiteral, bacharelado em Teologia.

No ano passado, em janeiro, inicia o período pastoral na Paróquia Santa Ana em Monsenhor Hipólito, acolhido pelo padre Antônio Mendes e a comunidade paroquial. No dia 1º de agosto iniciou o estágio diaconal na Paróquia São Simão, Simões, compreendendo a Área Pastoral de São Francisco de Assis, em Curral Novo do Piauí.

Publicidade

Veja mais fotos da cerimônia de ordenação sacerdotal

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS