Connect with us

DESTAQUES

Chapada do Araripe pode ser reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco

Publicado

em

A Chapada do Araripe localizada entre os Estados do Pernambuco, Piauí e Ceará pode virar Patrimônio Mundial e terá candidatura junto à Unesco em 2023. Um grupo de gestores e lideranças dessas unidades da federal com o apoio da Universidade regional do Cariri estão se articulando para reunir condições de mapeamento das regiões na Chapada do Araripe que serão indicadas para receber esse reconhecimento.

Na manhã de quarta-feira,  07 de abril, houve o primeiro encontro de Gestores Públicos Municipais de Cultura e Meio Ambiente para discutir as potencialidades da região, bem como, as diversidades naturais e riquezas culturais encontradas na Chapada do Araripe.

A iniciativa conta com o apoio de Agentes Públicos em diversas cidades que fazem parte diretamente da área geográfica da chapada, assim como, outros agregantes ao projeto.

A proposta original foi encabeçada pelo Governo do Estado do Ceará e foi bem aceita pela comunidade que pode ter esse reconhecimento, caso os grupos de trabalho consigam montar um acervo com os documentos que comprovem a importância da Chapada do Araripe para o mundo. Os administradores públicos municipais que aderirem ao apoio da iniciativa terão 2 anos para implementar ações com o objetivo de reunir material para produção de um dossiê que será entregue a UNESCO.

Na região do Araripe Pernambucano, a cidade de Bodocó é uma das participantes. O prefeito Doutor Otávio Pedrosa (PSB), participou da primeira reunião com 100 gestores promovido por iniciativa do Grupo de Trabalho do Ceará, juntamente com a participação de dois secretários de sua gestão e dará apoio ao projeto para tornar nossa Chapada do Araripe um Patrimônio da Humanidade.

Publicidade

 

Fonte:  Araripina em Foco / Imagem: Reprodução

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS