Connect with us

DESTAQUES

Chuva com ventos fortes e granizo assusta motoristas na BR-316 próximo a Marcolândia; vídeos

Publicado

em

Uma chuva com ventos fortes e pedras de granizo, na tarde da última segunda-feira (07), por volta das 16h40min, deixou muitos motoristas em estado de alerta na BR-316, próximo ao município de Marcolândia, a 410 quilômetros de Teresina.

Fotos e vídeos foram registrados por Vanessa Silva que estava com sua irmã Vanderlúcia Oliveira, no veículo, no momento da chuva com pedras de granizo.

Ela conta que ficou em alerta ainda antes de chegar no município de Marcolândia quando avistou de longe uma grande nuvem.

“Estávamos chegando em Marcolândia eu e minha irmã e se deparamos com essa imagem. Logo chegamos e estava chovendo, mas era uma chuva normal. Saímos da cidade e a chuva não estava muito forte, mas começou a ventar muito e na pista começou a ficar bem cinzenta e as pedras começaram a cair bem forte. No primeiro momento ficamos com muito medo por fazer tanto tempo que tínhamos visto uma chuva assim. Foi assustador”, revelou Vanessa.

Vídeos

O formato da nuvem é identificada pela climatologia como nuvem cumulonimbus.

O climatologista Werton Costa, professor de Climatologia da Universidade Estadual do Piauí, explica que, geralmente essas nuvens descarregam chuvas localizadas com intensidade, descargas elétricas e rajadas de ventos, e ocasionalmente granizo.

Publicidade

Werton destaca tamb´´em que isso é resultado da passagem de um VCAN (Vórtices Ciclônicos em Altos Níveis) e só ele traz granizo para o Piauí.

“É um horário bem propício para atuação do Vcan. A gente tem um nuvem cumulonimbus – uma nuvem isolada – que teve um crescimento rápido por causa da interferência do Vcan, e daí a chuva de granizo, porque sendo uma nuvem que cresce rapidamente ela congela seu topo e esse congelamento do topo, faz com que a chuva seja de pedras de gelo”, esclarece o climatologista.

Facebook

MAIS ACESSADAS