Connect with us

DESTAQUES

Clero da Diocese de Picos realiza Missão em comunidades de Pio IX, Monsenhor Hipólito e Francisco Santos

Publicado

em

Em consonância com a Exortação Apostólica do Papa Francisco “Alegria do Evangelho” que expressa o apelo do pontífice para que a Igreja seja uma “Igreja em Saída”, o Clero da Diocese de Picos acompanhado do seu pastor diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, realizou na última terça-feira, 17 de outubro, um dia de Missão nas comunidades da BR 020 que compreende as paróquias de Francisco Santos, Monsenhor Hipólito e Pio IX.

A missão já acontece há anos na Diocese e tem como objetivo buscar a reaproximação do Clero da diocese com essa porção do povo de Deus. Conforme o pároco da Paróquia do Imaculado Coração de Maria, Pe. Marcos Roberto Vieira, a escolha da BR 020 para a realização da missão neste ano se deu pelo fato de ser uma área de divisa do estado do Piauí com o Ceará e também pela distancia entre as comunidades desse setor e a sede da Diocese de Picos, o que leva as comunidades a ficarem um pouco dispersas.

A programação teve início às 08h na Igreja São Pedro no Km 45 com um momento de oração. Após a benção de envio, o bispo e os sacerdotes visitaram uma casa que está sendo construída pela própria comunidade. A construção faz parte do sonho da comunidade de se tornar Paróquia e contar com a presença de um sacerdote permanente.

Do local, os padres foram divididos dois a dois e continuaram o dia em visita as famílias. Ao todo, 13 comunidades receberam a presença dos sacerdotes que para a dona Francisca Costa de Carvalho, da comunidade Novo Horizonte – Pio IX, foi um presente de Deus “Acordamos com o coração cheio de alegria porque receber o bispo e os padres na nossa comunidade só podemos dizer que é um presente de Deus”.

Ao retorno das visitas, o clero se reuniu para um momento de avaliação das atividades realizadas. A Missão concluiu-se com a celebração da Eucaristia, às 16h, na Quadra Poliesportiva da Comunidade Caldeirão – Francisco Santos.

Publicidade

Acompanhar mais de perto as comunidades da BR 020 tem sido uma preocupação de Dom Plínio na sua missão de Pastor “Estamos aqui para sermos testemunhas de Jesus em primeiro lugar, mas testemunha da realidade do povo que se concentra nas margens da BR 020 que está a mais de 60 km aos nossos cuidados. Há mais de dois anos que tomei a iniciativa de falar da necessidade de voltarmos a nossa atenção para a BR 020 que cresce cada vez mais o numero de residências. É um sonho nosso de termos uma presença mais constante da Igreja colocando um padre morando aqui, quando for possível”, disse Dom Plínio.

DP 15

Fotos: reprodução

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS