Connect with us

DESTAQUES

CMEIE prevê emissão 39 mil carteiras estudantis em 2022; veja como solicitar

Publicado

em

A CMEIE (Comissão Municipal Expedidora de Identidade Estudantil) prevê a emissão de 39 mil carteiras de estudantes durante o ano de 2022. O estudante poderá fazer a solicitação da identidade estudantil de três maneiras: através do site da CMEIE, por meio da instituição de ensino a qual estiver matriculado ou na sede da Comissão Expedidora de Identidade Estudantil. 

De acordo com o presidente da CMEIE, Ranilson Gonçalves, os formulários serão distribuídos já a partir de segunda (17/01) e a expectativa é que as novas carteiras já tenham validade de imediato e não a partir de abril como é previsto. 

“Isso porque há uma estimativa que aponta que 95% dos estudantes não fizeram a emissão da carteira em 2021. Diversos foram os fatores: pandemia de Covid, aulas on-line e a crise no sistema de transporte público. No entanto, as aulas devem retomar presencialmente agora e esses estudantes precisam ter a identidade para usufruírem da meia passagem”, explicou Ranilson Gonçalves. 

Por conta disso, a CMEIE e a Strans (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) estão em conversação para antecipar essa validação. Visto que as carteiras estudantis de 2021 são válidas até março de 2022. 

Passo a passo para emissão da carteira 

Publicidade

Site 

O estudante que quiser solicitar sua carteira através do site deverá acessar o sítio eletrônico da CMEIE, preencher um formulário e enviar para a Comissão Expedidora de Identidade Estudantil. Sua carteira de estudante será entregue em sua instituição de ensino na hora ou em até 72h.

Escola

Durante as próximas semanas, equipes da CMEIE estarão se dirigindo até algumas unidades escolares para realizar o procedimento. Fica a cargo da instituição solicitar a visita da equipe e avisar aos estudantes que o procedimento poderá acontecer no local. 

Na unidade escolar, o aluno preencherá o formulário, pagará a taxa de emissão e aguardará a confecção de sua carteira estudantil. 

Publicidade

Sede da CMEIE

Outra forma de ter acesso a sua carteira estudantil é indo até a sede da CMEIE. Lá, o estudante preencherá o formulário, pagará a taxa e aguardará a emissão da identidade estudantil. 

Foto divulgação CMEIE

Carteira Convencional e Carteira Eletrônica

O estudante deverá optar, no ato da solicitação, qual identidade estudantil tem interesse: se a carteira convencional, aquela que tem apenas os dados do estudante; ou a carteira eletrônica, que é a fusão da carteira convencional e o passe estudantil. 

“A carteira convencional custa R$ 16 e a eletrônica R$ 27. Além disso, o estudante também terá a carteira de forma virtual, por meio de um aplicativo em seu smartphone”, completou o presidente da CMEIE.

Documentos necessários

Publicidade
  • Foto 3×4;
  • Documento de identificação, como: RG, CPF, CNH;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de matrícula;
  • Boleto com o comprovante de pagamento.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS