Connect with us

DESTAQUES

Com 95 voluntários, Impacto Sertão Livre semeia amor ao próximo em Geminiano

Publicado

em

Mais um município do Piauí tem sido impactado com a realização do projeto social e humanitário Impacto Sertão Livre, uma iniciativa do Instituto Livres que acontece a cada seis meses em municípios do sertão nordestino.

Este ano, a 18ª edição acontece em Geminiano, situado na região de Picos. No último domingo, 15, a cidade recebeu aproximadamente 100 voluntários de cerca de dez estados brasileiros.

Desde então, os amarelinhos, como são conhecidos os voluntários, visitam as famílias e constroem um relacionamento social saudável com aos moradores da cidade e comunidades rurais. A cada dia, dezenas de lares são visitados. Eles levam carinho, escuta e, por meio da palavra, semeiam o amor ao próximo.

Diariamente, a programação tem início pela manhã, na Escola Municipal Joaquim Antônio de Araújo, onde os voluntários estão hospedados. As atividades começam logo após o café da manhã, com o devocional, um momento voltado somente para o grupo, com pregação da palavra e testemunhos.

Depois, os amarelinhos se dividem em grupos e realizam atividades com a população. Uns desenvolvem atividades pedagógicas e recreativas com crianças e adolescentes na quadra poliesportiva.

Outros realizam visitas às famílias. Nesta quarta-feira, 18, as visitas foram realizadas no populoso povoado Muquém. Entusiasmado, o grupo chegou na comunidade por volta das 10h, levados em ônibus escolares disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação, e logo iniciou a visita às famílias.  

Paralelamente, foram realizados atendimentos multidisciplinares de saúde. Hoje, os atendimentos foram realizados na Unidade Básica de Saúde do povoado Uberlândia. A equipe já percorreu, também, comunidades como Assentamento Barreiros e União, e ainda vão levar serviços de saúde às comunidades Muquém e Cacimbinha, além da sede.

Outro serviço oferecido no Centro Comercial e bastante procurado pela população são os atendimentos individualizados sobre direitos e benefícios sociais oferecidos pela Defensoria Pública da União, que é parceira do projeto.

Nesta quarta, no Auditório da Secretaria de Educação, também tiveram inícios os cursos profissionalizantes gratuitos em atendimento de loja, comércio e serviços, e de empreendedorismo e inovação.

Publicidade

A programação diária encerra à noite, com atividades na Avenida Brasil, com atividades culturais, teatro, shows musicais, atividades recreativas e de evangelização. Hoje, o participante convidado é o renomado pedagogo, músico e compositor piauiense, Isaque Folha.

A voluntária Daniela Pires, que é da equipe de organização do Impacto e coordenadora da equipe da Saúde, falou sobre a edição do Impacto em Geminiano. “Está sendo mais uma experiência muito bacana. Estamos no terceiro dia, mas a receptividade das pessoas tem sido muito boa. A Prefeitura Municipal nos acolheu muito bem e ofereceu toda uma estrutura. O prefeito Erculano os secretários prepararam tudo para que a gente pudesse fazer esse trabalho. Sem eles, a gente não conseguiria realizar o Impacto.”, disse.

Daniela destacou o apoio da Secretaria de Educação, que disponibilizou a escola para hospedagem dos voluntários, os ônibus escolas para o transporte dos mesmos e o auditório para os cursos profissionalizantes, e de Saúde, que disponibilizou toda a estrutura das Unidades Básicas de Saúde para que os atendimentos fossem realizados. “Também estamos utilizando o Centro Comercial para os atendimentos da Defensoria Pública e a quadra poliesportiva para que sejam realizadas as atividades com as crianças.”, acrescentou ela.  

Conforme a programação do Impacto Sertão Livre, na noite desta quinta-feira, 19, haverá show com a dupla Paulo Henrique e Arthur. E no dia 21, no encerramento, também na praça, terá show com outra dupla, Jonathan e Junior.  


19ª edição
O próximo município a receber o projeto Impacto Sertão Livre será Jaicós,  no período de 22 a 28 de janeiro. Veja:

Impacto Sertão Livre ofertará serviços de saúde gratuitos à população de Jaicós


FOTOS DO 3º DIA EM GEMINIANO

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS