Connect with us

DESTAQUES

Com mais de 90% de UTIs ocupadas, COE recomenda ao governador e Dr. Pessoa a limitar circulação de pessoas

Publicado

em

Com leitos de UTIs chegando ao esgotamento, os integrantes do COE (Comitê de Operações Emergenciais) de Teresina e do estado recomendaram ao prefeito Dr. Pessoa (MDB) e o governador Wellington Dias (PT) que adotem medidas urgentes para conter a circulação de pessoas em Teresina e regiões do estado.

A proposta é tentar frear a transmissão da Covid-19 e reduzir as internações que chegam ao limite. Uma das medidas apontadas é uma espécie de “toque de recolher”, como ocorre em outros estados, para evitar um colapso no sistema de saúde.

Com ocupação de leitos de UTIs acima de 90%, os integrantes do COE avaliaram a situação da pandemia como “crítica” e fizerem uma série de recomendações a Prefeitura de Teresina e ao governo do estado. Cerca de 27 itens foram analisados.

Hoje pela manhã, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, vai se reunir novamente com Dr. Pessoa para definir itens do decreto municipal que deverá ser anunciado ainda hoje. Às 11h30, estava prevista uma reunião entre Dr. Pessoa e Wellington Dias, no escritório do governador. No entanto, o prefeito suspendeu após ser informado que um parente contraiu Covid-19 e está vindo para Teresina em estado grave. O vice-prefeito Robert Rios irá representar o prefeito na reunião com o governador.

O médico Walfrido Salmito, que participou da reunião do COE, destacou a necessidade de ampliação de leitos de UTIs e adoção de medidas restritivas mais duras.

Publicidade

“É preciso reduzir o número de infectados para baixar o nível de internações. Tem que ser uma medida aliada a outra, aumentar o número de leitos e adotar medidas mais restritivas. Sabemos que é desagradável, mas a situação é crítica, é um remédio amargo, mas necessário neste momento”, disse o médico.

Uma das propostas recomendada pelo COE é limitar a circulação de pessoas por um período de 14 dias para reduzir as internações. Outro pedido é limitar também o funcionamento do comércio, bares e restaurantes, além de cuidados do retorno as aulas.

“Pedimos a população que contribua. Não aglomere, pois a rede hospitalar está caminhando para o colapso”, disse Walfrido Salmito.

Gilberto Albuquerque admitiu que a Fundação Municipal de Saúde enfrenta dificuldades para abrir novas vagas de leitos de UTIs e que a prefeitura estuda adotar medidas restritivas, que poderão ser anunciadas ainda hoje.

O presidente da Fundação disse que a situação é muito delicada e a ocupação hoje de UTI é de 92% em Teresina. Gilberto disse também que no momento não é possível ampliar os leitos, devido a falta de medicamentos necessários para esse setor.

Publicidade

As autoridades reforçam o pedido de respeito ao distanciamento social, ao uso de máscaras e medidas de higienes como lavar as mãos e uso de álcool em gel.

 

 

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS